Accessibility / Report Error

A Garantia de Aprendizagem está indo como deveria? Uma revisão de literatura baseada em mineração de texto

Andrés Chiappe Alejandro Emilio Wills Rolando Andrés Roncancio Rachid Sobre os autores

Resumo

Garantir a qualidade do Ensino Superior no contexto, globalizado e incerto de hoje, gera tensão nas universidades de todo o mundo. Garantia de Aprendizagem (AoL) e Alinhamento Curricular (CA) são alguns dos conceitos-chave intimamente relacionados e incorporados nessa situação. Apesar de ser onipresente no complexo ecossistema de ensino superior de hoje, a AoL não é entendida da mesma maneira em todos os lugares. Para explorar seus significados relacionados, uma análise da literatura acadêmica foi realizada usando técnicas de mineração de texto computacional em 576.180 termos de 167 artigos revisados por pares. Os resultados revelam que a pesquisa da AoL/CA está focada, principalmente, na operacionalização da avaliação orientada para a acreditação, em vez de sincronizar, sinérgicamente, os Resultados de Aprendizagem Esperados (RPA) com o ensino e a avaliação, como deveria ser. As evidências mostram que as diretrizes de acreditação da AACSB têm o maior impacto na pesquisa da AoL/CA, o que implica que um único ponto de vista está impulsionando globalmente o que deveria ser um diálogo em um ecossistema acadêmico internacional diversificado.

Garantia de Aprendizagem; Alinhamento Curricular; Análise de Mineração de Texto; Qualidade do Ensino Superior; AACSB

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br