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Educação Comparada Brasil–Espanha: Estado da Arte 1990–2014 1 1 Este estudo consiste em um dos produtos preliminares relativos à realização de Estágio Pós-doutoral dos seus autores na Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada (UGR) , Espanha, vinculadamente ao Grupo de Investigación Políticas y Reformas Educativas , no âmbito do Departamento de Pedagogía , ao longo do ano de 2017 e início de 2018. Veja-se Batista, N. C. (2015) e Souza (2015), este último com Bolsa de Estágio Sênior no Exterior concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (Capes/MEC).

Comparative Education Brazil–Spain: State of the Art 1990–2014

Educación Comparada Brasil–España: Estado del Arte 1990–2014

Resumo

Em que pesem as múltiplas definições sobre o que é um Estado da Arte, é possível considerá-lo como um estudo de caráter bibliográfico, voltado para uma espécie de avaliação quantitativa e qualitativa sobre o conhecimento produzido em certo campo do conhecimento científico e acadêmico. Assim, o presente artigo visa à elaboração de um estudo do gênero sobre Educação Comparada Brasil–Espanha, cobrindo o período 1990–2014. Em termos metodológicos, examina as referências selecionadas a partir de cinco unidades de análise de comparações, a saber, entre: Políticas de Educação, Modos de Aprender, Tempos, Currículos e entre Organizações Educativas. Postula que os estudos enfocados exemplificam a multiplicidade de temáticas e enfoques teóricos e metodológicos que marcam o campo da Educação Comparada, não havendo consensos em relação aos movimentos de aproximação ou distanciamento entre as realidades e questões educacionais tomadas por alvo de estudo.

Educação comparada; Estado da arte; Métodos comparativos; Brasil-Espanha

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