Artigos em periódicos e obras seriadas |
Brasil |
Batista, C. M. S. (2015)BATISTA, C. M. S. Estilos de liderança escolar no Brasil e na Espanha segundo a Pesquisa Talis (OCDE). Revista Urutágua, Maringá, n. 31, p. 115–133, nov. 2014/abr. 2015.
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Zucchetti e Barrio (2007)ZUCCHETTI, D. T.; BARRIO, B. P. Discutindo práticas de educação não escolar a partir de políticas de atenção à juventude. Reflexão e Ação , v. 15, n. 1, p. 142–157, 2007. doi: https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.228. https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.228...
Hortale e Mora (2005)HORTALE, V. A.; MORA, J.-G. As experiências da Espanha e Brasil na implementação de sistemas de avaliação de qualidade da educação superior. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 10, n. 3, p. 9–25, 2005.
Meneghel, Robl e Silva (2006)MENEGHEL, S. M.; ROBL, F.; SILVA, T. T. F.A relação entre avaliação e regulação na educação superior: elementos para o debate. Educar em Revista, n. 28, p. 89–106, dez. 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602006000200007. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602006...
Miranda, Dall’Acqua e Heredero (2013)MIRANDA, M. J. C.; DALL’ACQUA, M. J. C.; HEREDERO, E. S.Análise e reflexão sobre a educação especial inclusiva em Maringá/BR e em Guadalajara/ES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 1, p. 45–57, 2013.
Prada (2001)PRADA, L. E. A. Formação continuada de professores: experiências em alguns países. ETD: Educação Temática Digital, v. 2, n. 3, p. 97–116, 2001. doi: https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.584. https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.584...
Ruiz (2014)RUIZ, A. I. Política e gestão da educação básica: uma análise comparativa Brasil-Espanha. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 14, p. 39–51, 2014.
Santos et al. (2012)SANTOS, J. N. et al. Estudo comparativo sobre a formação em Psicopedagogia em três países: Argentina, Brasil e Espanha. Revista Psicopedagogia, v. 29, n. 90, p. 313–319, 2012.
Trojan e Landini (2013)TROJAN, R. M.; LANDINI, S. R. Condições de trabalho docente no Brasil e na Espanha: considerações a partir da pesquisa TALIS (OECD-2009). Série-Estudos , n. 36, p. 143–160, 2013.
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Exterior |
Hidalgo (2013)HIDALGO, A. M. As influências da Unesco sobre a educação rural no Brasil e na Espanha. Madrid: Instituto de Estudios Latinoamericanos, 2013. (Documentos de Trabajo IELAT, 50).
Llorent e Santos (2012)LLORENT, V. J.; SANTOS, M. P. Legislação educacional e inclusão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) e na Universidade de Córdoba (Espanha). Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 20, n. 1, p. 7–23, 2012.
Morais (2011)MORAIS, E. M. B. Estrutura do ensino, perfil e formação dos professores de geografia na educação básica em Goiânia/Goiás e em Madri. Didácticas Específicas , n. 5, p. 30–55, 2011. doi: http://dx.doi.org/10.15366/didacticas2011.5. http://dx.doi.org/10.15366/didacticas201...
Valente (2009)VALENTE, W. R. Pensamento pedagógico e aritmética escolar para o curso primário no Brasil e na Espanha: templos de ensino intuitivo. Aula: Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca, n. 15, p. 229–240, 2009.
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Teses de Doutorado |
Brasil |
Costa (2011)COSTA, J. C. O. O currículo de matemática no ensino médio do Brasil e a diversidade de percursos formativos. 2011. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. doi: https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-06122011-162114. https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-0...
Fernandes (1995)FERNANDES, A. V. M. Cidadania e educação: analise comparativa dos processos redemocratizantes da Espanha e do Brasil ressaltando suas leis de diretrizes e bases. 1995. 337 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
Lopes (2007)LOPES, F. F. D. A cidade e a reprodução de conhecimentos histórico-educacionais: aproximações entre a Campinas moderna de Jose de Castro Mendes e a Barcelona “modelo”. 2007. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Machado (2014)MACHADO, É. R. O desenvolvimento da pedagogia social sob perspectiva comparada: o estágio atual no Brasil e Espanha. 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi: 10.11606/T.48.2014.tde-10112014-142130. https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-1...
Miranda (2011)MIRANDA, M. J. C. Aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiências, na educação infantil, em Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha. 2011. 478 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2011.
Sene (2008)SENE, J. E. As reformas educacionais após a abertura política no Brasil e na Espanha: uma análise crítica do ensino médio e da geografia. 2008. 352 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. doi: https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-10032010-111707. https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-10...
Urban (2009)URBAN, A. C. Didática da história: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha. Curitiba, 2009, 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2009.
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Exterior |
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Trabalhos em Anais de eventos científicos |
Brasil |
Catani e Silva (2014)CATANI, D. B.; SILVA, K. N. A produção histórico-educacional – elementos de comparação (1970-2008): Brasil, França, Portugal e Espanha. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO COMPARADA, 6., 2014, Bento Gonçalves. Anais... Porto Alegre: SBEC, 2014, p. 1–14.
Mate (2006)MATE, C. H. Elementos para um estudo comparativo entre governos autoritários de Espanha e Brasil (1937-1945) e seus efeitos nos livros didáticos. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2006, p. 6484–6494.
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Exterior |
Martins et al. (2009)MARTINS, M. M. M. et al. Comparação das grades curriculares do curso de graduação em psicopedagogia: Argentina, Brasil e Espanha. CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN Y PRÁCTICA PROFESIONAL EN PSICOLOGÍA, 1.; JORNADAS DE INVESTIGACIÓN, 14.; ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN PSICOLOGÍA DEL MERCOSUR, 5., 2009, Buenos Aires, Anais... Buenos Aires: UBA, p. 331–333.
Trojan (2010)TROJAN, R. M. Políticas de formação de professores na Espanha e no Brasil: estudo comparado sobre tendências internacionais. CONGRESO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ESTUDIOS COMPRADOS EN EDUCACIÓN, 4., 2010, Buenos Aires, Anais... Buenos Aires: SAECE, 2010, p. 1–21.
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Livros |
Brasil |
Miranda (2014)MIRANDA, M. J. C. Educação infantil inclusiva no Brasil e na Espanha: uma análise comparada de percepções de diretores(as) e de suas equipes. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.
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Dissertações de Mestrado |
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