Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política

Teacher policies and educational quality: a review of literature and policy indications

Políticas para maestros y calidad de la educación: una revisión de literatura e indicaciones de política

Adriana Bauer Nathalia Cassettari Romualdo Portela de Oliveira Sobre os autores

Resumo

O presente artigo discute os aportes do debate acadêmico sobre quatro dimensões relacionadas às políticas docentes no Brasil: atratividade, formação, retenção e avaliação. A partir de revisão de trabalhos que tratam dessas dimensões, muitas vezes isoladamente, objetiva-se destacar os principais problemas a serem equacionados pelas políticas públicas direcionadas aos professores visando à melhoria da qualidade da educação. Para isso, o trabalho divide-se em seis partes: uma introdução, na qual se apresenta a importância da questão docente e os desafios que ela impõe às políticas públicas, e quatro seções, nas quais são analisadas a atratividade, a formação, a retenção e a avaliação de docentes, respectivamente. Ao final sintetizam-se os principais desafios colocados à superação dos problemas destacados.

Atratividade docente; Formação docente; Retenção de professores; Avaliação docente

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