Acessibilidade / Reportar erro

A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC

Brazilian research in Education on the use of technologies in High School in the beginning of the 21st century and its distancing from BNCC construction

La investigación brasileña en educación sobre el uso de tecnologías en la escuela secundaria a princípios del siglo XXI y su distanciamiento de la construcción de BNCC

Resumo

Esse estudo tem por objetivo “analisar de que maneira os conhecimentos produzidos pelas pesquisas nacionais fundamentam os argumentos para o uso de tecnologias digitais no Ensino Médio nas concepções teóricas da Base Nacional Comum Curricular”. A fundamentação teórica alicerça-se nos marcos legais que embasam a BNCC e os conceitos de pensamento computacional, de cultura digital e de mundo digital, estabelecendo as conexões entre esses temas. Foi realizado um estudo qualitativo em 295 teses e dissertações do século XXI e aplicadas as metodologias “Estado da Arte” como técnica para coleta de dados, e “Análise de Conteúdos” para a análise dos dados. Baseado no estudo, concluiu-se que, embora a Base deposite muitas expectativas com relação ao uso de tecnologias no Ensino Médio, ela não consegue transmitir isso explicitamente quando discorre sobre o assunto e, embora os jovens demandem uma escola mais moderna, não sabem reagir a atividades que demandem deles autonomia.

Currículo; Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Ensino Médio; Tecnologias na Educação

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br