O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?

What has changed in the educational performance of Federal Institutes of Brazil?

¿Qué cambió en el desempeño educativo de los Institutos Federales de Brasil?

Rogério Severiano Dutra Giselle Bezerra Mesquita Dutra Paulo Henrique Nobre Parente Edilson Paulo Sobre os autores

Resumo

A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região.

Teoria da função de produção; Desempenho educacional; Políticas públicas educacionais; ENEM

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