A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior público

The Open University of Brazil and the democratization of public higher education

La Universidad Abierta de Brasil y la democratización de la educación superior pública

Paulo Romualdo Hernandes Sobre o autor

Resumo

Analisam-se, neste estudo, Decretos-leis e documentos oficiais que regulamentam a educação a distância no Brasil, bem como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública de expansão, democratização e interiorização do Ensino Superior público em tempos de educação on-line. Estuda-se, ainda, em documentos da Capes/UAB e também do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FNDE), o papel do novo ator social que surge no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores a distância: o tutor. Constatou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avanços para a educação a distância quando comparada com a educação a distância tradicional, que empregava como linguagem de comunicação suportes estáticos, como televisão, rádio, livros, sobretudo nas possibilidades de relações intersubjetivas; contudo, eles também apresentam algumas limitações.

Universidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-line

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