A autoridade docente e a sociedade da informação: o papel das tecnologias informacionais na docência

The teaching authority and the information society: the role of information technology in teaching

La autoridad docente y la sociedad de la información: el papel de las tecnologías de información en la docencia

Leonardo Humberto Soares Carlos Ângelo de Meneses Sousa Ricardo Spindola Mariz Jaci Maria Ferraz de Menezes Sobre os autores

Resumo

Objetivou-se identificar de que maneira as tecnologias e a prática docente, frente à “Sociedade da Informação”, reforçam, ou põem em xeque, a percepção do professor sobre a sua autoridade. A reflexão sobre o conceito de autoridade de Hannah Arendt direcionou o pilar teórico e conceitual do estudo. Como resultado, identificou-se que o aluno possui facilidade em interagir com a tecnologia, mas essa facilidade não ultrapassa o seu uso no contexto comunicacional e de lazer; que o acesso dos alunos às novas bases informacionais pode gerar um sentimento de perda da autoridade por parte do professor despreparado; e que não é o domínio da tecnologia pelo professor que estabelece a sua autoridade, mas sim, a constituição de significado que é construído durante a relação educativa.

Autoridade docente; Crise; Tecnologia; Informação; Incerteza

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