Accessibility / Report Error

Programa Nacional de Alimentação Escolar: representações sociais de professores e coordenadores pedagógicos

Resumo

Objetivou-se identificar as representações sociais sobre alimentação escolar por professores e coordenadores pedagógicos de escolas em todo o país atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Pesquisa qualitativa, em que foram entrevistados 56 coordenadores pedagógicos e 57 professores, entre aqueles que executavam o programa de Educação alimentar e nutricional. As entrevistas foram analisadas pelo discurso do sujeito coletivo e interpretadas pelas representações sociais. Verificou-se que os discursos em todas as regiões do Brasil foram unânimes e os coordenadores apresentaram discursos semelhantes aos dos professores. Embora o Programa incorpore a perspectiva da alimentação escolar como instrumento pedagógico, os entrevistados reproduzem a ideia assistencialista da alimentação vinculada à carência financeira de alunos. Ressalta-se que eles não recebem treinamento e não há parceria com nutricionista para incluir o tema alimentação em sala de aula. Conclui-se que, há um desconhecimento de seus papeis como agentes do Programa de Alimentação Escolar.

Alimentação Escolar; Educação; Pesquisa Qualitativa

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br