Open-access Avaliação da autopoiese e do pensamento complexo

Resumo

As práticas e políticas avaliativas na América Latina refletem o paradigma racionalista moderno a partir das lógicas instituídas dos atuais sistemas de mercado, entrando em tensão com a perspectiva da complexidade na avaliação para a aprendizagem. O objetivo é desenvolver, a partir da complexidade, outras formas de avaliação no Ensino Superior a partir da autopoiese, que possibilitem discursos e práticas avaliativas em direção à bioaprendizagem. Utilizando o método qualitativo entrelaçado com a trajetória hologramática, são utilizadas entrevistas em profundidade com professores e alunos de Educação universitária na Colômbia e na Nicarágua e grupos de conversação na comunidade de bioaprendizagem. A pesquisa nos permite visualizar elementos da avaliação: controle e poder do professor, propósitos de gestão memorística e conceitual, alinhamento com o resultado, paradigma avaliativo vertical no design e na aplicação. Isso foi contrastado com a bioaprendizagem e o pensamento complexo e as estratégias avaliativas são apresentadas a partir da autopoiese para dinamizar a avaliação para a aprendizagem.

Avaliação; Bio)aprendizagem; Método de Avaliação; Avaliação Alternativa; Ensino Superior; T; Eric

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