Trajetórias de vida e formação de educadores sociais nos Centros Pop da Região Metropolitana de Vitória/ES

Training and life trajectories of social educators in the Centros Pop of the Metropolitan Area of Vitória/ES

Trajetorias de vida y formación de educadores sociales en los Centros Pop De La Región Metropolitana de Victoria/ES

Samuel Coelho da Silva Rosianny Campos Berto Liana Abrão Romera Sobre os autores

Resumo

Este artigo investiga trajetórias de vida e formação de educadores sociais que atuam no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) do Estado do Espírito Santo. Objetiva produzir reflexões sobre suas experiências formativas na relação com as proposições de Paulo Freire sobre a Educação Social e com as prescrições para sua formação no contexto atual. Analisa narrativas de trajetórias pessoais e formativas de seis educadores sociais que atuam em três unidades do Centro Pop situadas em diferentes municípios da Região Metropolitana de Vitória/ES. Considera que a atuação dos educadores sociais se baseia mais nas experiências de vida e de formação restrita do que na relação com uma preparação específica, politicamente engajada, que subsidie um trabalho qualitativo com pessoas em situação de rua atendidas nas unidades do Centro Pop.

Educador Social; Centro Pop; Trajetória de Formação

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br