Hábitos de leitura
do professor |
42 a 47 |
Um dos objetivos do Programa
era propiciar que os professores lessem mais e se tornassem melhores
leitores. |
Tipos de materiais lidos pelos
professores: |
Q42 - Histórias
infantis |
Q43 - Outros
livros (literatura em geral) |
Q44 - Revistas
especializadas na sua área de atuação |
Q45 - Jornais
ou revistas de informação geral |
Q46 - Revistas
em quadrinhos |
Q47 - Outras
revistas |
Materiais
utilizados para o ensino de leitura |
73,74, 77, 78 |
O Programa objetiva prover
cada sala de aula de 1.ª e 2.ª Séries com diversos livros de
literatura infantil e outros materiais de leitura, visando à
aplicação, pelos professores, dos pressupostos de ensino de leitura
aprendidos no curso, como a utilização de diversos materiais
impressos, como jornais, rótulos, cartazes e peças publicitárias em
sua prática de ensino de leitura. |
Tipos de materiais usados pelos
professores para ensinar leitura: |
Q73 -
Gibis |
Q74 -
Jornais |
Q77 - Textos
publicitários (cartazes/placas) |
Q78 -
Rótulos |
Suporte à prática
pedagógica |
140, 141, 142, 145, 146, 147,
149, 150, 152 |
Importância dos professores
poderem contar com suporte às suas ações por parte da equipe gestora
e de seus pares. |
Tipos de suporte à prática fornecidos ao
professor nas escolas: |
Q140 - Auxílio na
utilização de recursos didáticos |
Q141 - Estímulo na
adoção de estratégias didáticas que enfatizem a interação com o
aluno na construção de sua aprendizagem |
Q142 - Orientações
para o planejamento da aula |
Q145 - Assessoria
na busca de novas maneiras de lidar com os alunos que têm
dificuldades de aprendizagem |
Q146 - Estímulo à
troca de experiências entre os professores do Ciclo I do
EF |
Q147 - Análise das
orientações apresentadas em atividades de capacitação para
selecionar aquelas que serão implementadas na sala de aula |
Q149 - Análise dos
índices de aproveitamento dos alunos, procurando, junto com os
professores e a coordenação pedagógica, estratégias para melhorar
esses índices |
Q150 - Valorização
do trabalho dos professores e do professor coordenador por meio da
divulgação de suas realizações |
Q152 - Orientações
da oficina pedagógica para a utilização de diferentes materiais no
seu trabalho em sala de aula |