Open-access Orientações governamentais para a prática da avaliação de aprendizagem no cenário pandêmico de Covid-19 no estado do Paraná

Government guidelines for the practice of learning assessment in the Covid-19 pandemic scenario in the state of Paraná

Directrices gubernamentales para la práctica de la evaluación del aprendizaje en el escenario de pandemia Covid-19 en el estado de Paraná

Resumo

O artigo resulta de pesquisa realizada com o objetivo de examinar as concepções que orientam o processo de avaliação da aprendizagem durante o cenário pandêmico da Covid-19 e suas implicações para a prática pedagógica dos professores. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e os dados do estudo são os documentos oficiais − Deliberações do Conselho Estadual de Educação−, destinados às escolas de Educação Básica do estado do Paraná. As análises destacam que os documentos focalizam o controle do desenvolvimento de aulas remotas; orientam pouco a direção da realização da avaliação e da promoção dos estudantes. Estão centrados no desempenho e resultados obtidos e no cuidado com a produção de relatórios sobre as aulas ofertadas, de maneira que priorizam o registro das atividades sobre a efetividade da promoção da aprendizagem dos estudantes.

Avaliação da Aprendizagem; Pandemia da Covid-19; Prática Pedagógica

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