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Iniciação Científica Júnior: desafios à materialização de um círculo virtuoso

Junior Scientific Initiation: challenges to the materialization of a virtuous circle

Iniciación Científica Júnior: retos a la materialización de un círculo virtuoso

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a trajetória da institucionalização da Iniciação Científica e da Iniciação Científica Júnior no país e, particularmente, na Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, metodologicamente, realizamos a análise documental de leis, indicadores e relatórios do CNPq e da UFSC. As razões para a política de aproximação entre a Educação Superior e a Educação Básica estão na melhoria dos níveis de permanência e no sucesso dos estudantes; no desenvolvimento do gosto pela ciência. Na Instituição onde foi realizada a pesquisa a não utilização de todas as bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio, como parte desta modalidade de Iniciação Cientifica, aponta a tendência de refluxo do Programa.

ICJ/Pibic-EM; Política científica e educacional; Aproximação escola-universidade

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