Resumo
As Práticas Educacionais Abertas (PEA) tornaram-se uma crescente tendência educacional baseada em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que têm sido ligadas tanto da literatura quanto da prática com tópicos emergentes e complexos como os Cursos Online Maciços Abertos (MOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA). Este ensaio apresenta uma abordagem crítica às Práticas Educacionais Abertas em relação à sua estrutura conceitual e considerando um foco atual e não excessivo sobre o livre acesso ao conhecimento. Propomos que transformar conteúdos educacionais, disponibilizando-os não é suficiente para produzir inovação educativa e, conseqüentemente, torna-se necessário transformar as práticas educacionais, tornando-as abertas. Embora a transição da REA para a PEA já tenha sido considerada na literatura, é necessária uma nova perspectiva além do livre acesso e sem custo para maximizar o potencial inovador de “abertura”.
Práticas educacionais abertas; Recursos educacionais abertos; MOOC; Movimento educativo aberto; Inovação educacional