O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores

The challenge of artificial intelligence technologies in Education: teachers’ perception and evaluation

El desafío de las tecnologías de inteligencia artificial en Educación: percepción y evaluación de los profesores

Artur Parreira Lúcia Lehmann Mariana Oliveira Sobre os autores

Resumo

O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.

Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br