Accessibility / Report Error

Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará * * Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, através de concessão de Bolsa de Produtividade em Pesquisa para o autor principal (Processo nº 303.366/2017-6).

Adaptation of students to the university environment: a case study in undergraduate courses at the Federal University of Ceará

Adaptación de estudiantes al ambiente universitario: un estudio de caso en cursos de pregrado de la Universidad Federal de Ceará

Wagner Bandeira Andriola Adriana Castro Araújo Sobre os autores

Resumo

Compreender as vivências dos alunos recém ingressos no ambiente universitário é muito relevante, pois essas experiências iniciais são vitais para a permanência e para o sucesso acadêmico. O estudo comparou a adaptação ao ambiente universitário entre estudantes (i) dos gêneros masculino e feminino; (ii) de cursos noturnos e diurnos; (iii) que exercem e não exercem atividades laborais e (iv) cotistas e não cotistas. Empregou-se uma amostra não probabilística de 832 universitários (3,2% dos matriculados), com maioria de mulheres (n = 422 ou 50,7%), com idade de 25 anos (n = 211 ou 25,3%), da área de ciências sociais aplicadas (n = 318 ou 38,2%) e do turno diurno (n = 671 ou 80,6%), que responderam voluntariamente ao Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R). Os resultados revelaram diferenças significativas entre os alunos de distintos: (i) gêneros, no tocante à Dimensão Pessoal (F[1, 830] = 18,1; p < 0,001) e Dimensão Estudo (F[1, 830] = 16,6; p < 0,001); (ii) turnos, no que tange à Dimensão Pessoal (F[1, 830] = 10,9; p < 0,001) e Dimensão Institucional (F[1, 830] = 12,7; p < 0,001); (iii) status laboral, no que concerne à Dimensão Pessoal (F[1, 830] = 7,0; p < 0,01) e à Dimensão Institucional (F[1, 830] = 24,1; p < 0,001) e (iv) status acadêmico (cotistas e não cotistas), no que tange à Dimensão Institucional (F[1, 830] = 4,9; p < 0,05).

Ensino Superior; Avaliação Educacional; Adaptação Universitária; Vivências Acadêmicas

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br