Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as perceções dos professores pós-graduados

Resumo

O estudo aqui apresentado tem como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) num conjunto de professores do Ensino Básico4 e do Ensino Secundário5 em Portugal. Pretendemos compreender se os professores consideram essa formação como uma mais-valia e em que medida isso se traduz na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Os resultados preliminares da investigação revelam, entre outros aspetos, que os motivos que levam os professores a fazerem FPG estão associados sobretudo a questões de realização pessoal e apontam para o reconhecimento da importância da FPG por parte dos professores e das lideranças, no entanto com poucos efeitos.

Formação pós-graduada; Professores; Avaliação do impacto; Currículo

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br