Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras de Lages-SC

Reflections about the impact of public policy of PNAIC on continued qualification of initial reading teachers from Lages-SC

Reflexiones sobre el impacto de la política pública del PNAIC en la formación continuada de las profesoras alfabetizadoras de Lages-SC

Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo Schneider Maria Selma Grosch Jaime Farias Dresch Sobre os autores

Resumo

A formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages-SC, através da política pública do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é o objeto de análise neste artigo. O objetivo geral foi investigar o impacto do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages, buscando evidências da contribuição efetiva do PNAIC na sua formação. Os objetivos específicos foram: identificar qual a concepção de ensino-aprendizagem que as professoras alfabetizadoras construíram a partir da formação continuada do PNAIC; verificar se a concepção das professoras alfabetizadoras está voltada para a alfabetização na perspectiva do letramento; e analisar se o PNAIC contribuiu para a prática pedagógica. Participaram da pesquisa dez professoras alfabetizadoras. A pesquisa demonstrou que a formação continuada, apesar de proporcionar momentos de estudo teórico e prático, não chegou a provocar mudanças conceituais significativas.

Políticas de Formação Continuada de Professores; PNAIC; Alfabetização e letramento

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