Acessibilidade / Reportar erro

Avaliar a liderança em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competências

Resumo

Este estudo valida um teste de liderança, baseado em um modelo complexo de habilidades de liderança, como uma ferramenta útil para avaliar a competência educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo específico do estudo foi estabelecer as normas e os critérios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da liderança, em um ambiente educacional, visando a liderança como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da liderança como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competência para a eficácia da liderança foram válidos e confiáveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos específicos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competências exigido pelos contextos educacionais.

Teste de liderança; Modo gestão de pilotagem; Modo liderança de pilotagem; Competências educacionais; Liderança transformacional

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br