Acessibilidade / Reportar erro

Comportamentos adaptativos dos estudantes aos impactos da Covid-19: uma análise multidimensional

Resumo

Esta investigação contemplou três objetivos: (i) avaliar o impacto da pandemia do Covid-19 no estado emocional e comportamento de alunos do Ensino Superior; (ii) esclarecer a condição dos estudantes no início da pandemia (iii) compreender como avaliam o impacto e se envolveram em comportamentos adaptativos. A amostra envolveu 804 estudantes no Brasil e em Portugal. Os resultados corroboram as hipóteses: o impacto da pandemia forçou o surgimento de estruturas dissipativas de energia; o comportamento dos alunos não decorre apenas do impacto emocional negativo da Covid-19, mas também de fatores motivacionais positivos internos e externos. As aulas online indicam três grupos de alunos: entusiastas, pensadores positivos e céticos, com diferenças estatísticas entre países, gênero e status profissional. A implementação de um ensino híbrido deve ser considerada para potencializar a aprendizagem dos alunos.

Ensino Superior; Motivação dos Estudantes; Aprendizagem Online; Covid-19

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br