1. Diagnóstico dos resultados do ensino médio (Itens 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) |
Diagnóstico quanto ao acesso
|
•Elevado número de jovens estão fora da escola; |
•Apenas 58% dos jovens estão na escola com a idade certa (15 a 17 anos), destes, 85% estão na escola pública e 23,6% estudam no período noturno; |
•Apesar da universalização da oferta de matrícula na educação básica, as escolas não têm conseguido atender a todos os alunos do ensino médio com 58% dos jovens de 15 a 17 anos na escola. |
Diagnóstico quanto à qualidade de ensino
|
•Não possuem bom desempenho educacional; |
•41% dos jovens de 15 a 19 anos matriculados no ensino médio apresentaram péssimos resultados educacionais; |
•De 1995 para hoje houve uma queda no desempenho do SAEB com o índice de menos 15 pontos em Matemática e 23 em Língua Portuguesa; |
•Apesar da universalização da oferta de matrícula na educação [...] piora na qualidade do ensino conforme demonstram os resultados; |
•Quanto ao nível de proficiência, no geral, mais de 75% dos alunos estão abaixo do esperado, por volta de 25% encontram-se no nível zero; |
•O IDEB do ensino médio no Brasil está estagnado, pois apresenta o mesmo valor (3,7) desde 2011. |
2. Impactos do ensino médio atual para o desenvolvimento nacional (Itens 14,15, 16 e 17) |
Impactos no desenvolvimento nacional
|
•Dada a oscilação do quantitativo populacional brasileiro, com previsão de uma queda projetada em 12,5 milhões de jovens, torna-se urgente o investimento na educação da juventude para garantir uma população economicamente ativa, qualificada para impulsionar o desenvolvimento econômico; |
•São os jovens que estão hoje no EM que comporão a base contributiva do sistema social de transferências de recursos dos ativos para os inativos, e que entrarão no mercado de trabalho nas duas próximas décadas; |
•Em 2011, 13,6% da população de jovens de 15 a 24 anos não estudavam e não trabalhavam. Hoje esse percentual está em torno de 20%. Além disso, 75% da juventude torna-se invisível para os sistemas educacionais brasileiros e não conseguem uma boa colocação no mercado de trabalho. |
3. Diagnóstico sobre a organização curricular e propostas de mudança (Itens 2, 3, 4, 18, 20, 21, 22 e 23) |
Diagnóstico sobre organização curricular
|
•Descompasso entre os objetivos propostos e a formação efetiva promovida; |
•Falta proposta de diversificação da organização curricular, apesar de os sistemas poderem fazer isso em pelo menos 20% |
•Currículo extenso, superficial e fragmentado que não dialoga com a juventude, com o setor produtivo e com as demandas do século XXI; |
•Crítica ao número excessivo de disciplinas. |
3. Diagnóstico sobre a organização curricular e propostas de mudança (Itens 2, 3, 4, 18, 20, 21, 22 e 23) |
Propostas de mudanças
|
•[...] propõe ampliação progressiva da jornada e redução da carga horária da BNCC (1.200h); |
•Propõe um ensino flexível com diferentes itinerários formativos e com opções de aprofundamento nas áreas do conhecimento; cursos de qualificação, estágio e ensino técnico profissional; |
•Propõe a necessidade de tornar obrigatório a oferta da língua inglesa e o ensino da língua portuguesa e da matemática nos três anos do EM; |
•Prevê a certificação dos conteúdos cursados e aproveitamento contínuo de estudos. |
4. Modelo organizativo das escolas (Item 24) |
Implantação de escolas de tempo integral
|
•Fomento à Implantação de Escolas em Tempo Integral para o ensino médio de escolas estaduais. |