Open-access Avaliação da participação do estudante no método do caso: elementos a considerar para sua incorporação em ambientes digitais

Resumo

A transformação dos processos de avaliação da aprendizagem tornou-se crítica para as instituições educacionais que aplicam o método do caso, de acordo com agências de credenciamento internacionais. Com a inclusão progressiva de ambientes virtuais ou híbridos para esta metodologia, especialmente após a pandemia de Covid-19, e as expectativas da Educação na quarta revolução industrial, é relevante explorar as complexidades da avaliação associadas ao método do caso. Foi realizado um estudo de casos múltiplos para identificar os principais aspectos problemáticos da avaliação com essa metodologia. Foram documentadas 58 sessões com 2596 alunos de 4 programas de alta direção e 36 professores de diferentes nacionalidades. Os resultados destacam que a participação dos alunos nas sessões plenárias é um fator decisivo para a avaliação, mas é afetada pela forma como o professor concede a palavra, geralmente de maneira pouco homogênea, gerando oportunidades pouco equitativas. A transformação da avaliação no método do caso é crítica diante da inclusão de ambientes virtuais. Um estudo identificou que a participação desigual dos alunos, devido à forma como a palavra é concedida, afeta as oportunidades equitativas na avaliação.

Avaliação da Aprendizagem; Pesquisa Pedagógica; Método do Caso; Paticipação Estudantil

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