Uma análise estatística multivariada do desempenho das escolas municipais de Ribeirão Preto * * Esse trabalho é dedicado à memória do professor Benício de Barros Neto, que muito nos ensinou no uso das técnicas estatísticas de análise de componentes principais. ,** ** Ao Banco Santander, no âmbito do programa Santander Universidades, pelo apoio financeiro para o trabalho da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA/USP – Ribeirão Preto.

A multivariate statistical analysis of the performance of the Ribeirão Preto municipal schools

Un análisis estadístico multivariado del desempeño en las escuelas municipales de Ribeirão Preto

Mozart Neves Ramos Antonio José da Costa Filho João Bosco Paraíso da Silva Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Sobre os autores

Resumo

Esse estudo faz uma análise estatística multivariada de componentes principais (ACP) para estabelecer padrões de desempenho escolar para o 5° e o 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ribeirão Preto. As equações matemáticas obtidas de gráficos bidimensionais de ACP revelam que os percentuais de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e em matemática são os indicadores mais significativos para explicar tais padrões de desempenho. A partir dessa análise, foi possível estabelecer vetores de desempenho escolar para cada uma das escolas dos dois anos escolares do Ensino Fundamental aqui considerados. Isso permitiu construir um indicador de heterogeneidade para as escolas da rede municipal de Educação de Ribeirão Preto.

Desempenho Escolar; Componentes Principais; Heterogeneidade Escolar; Escolas Municipais; Ribeirão Preto

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