Accessibility / Report Error

Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas * * Pesquisa financiada pelo Edital Universal 01/2016 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Initial teacher Education at Universidade Federal da Bahia: analysis of evening degrees

Formación de profesores en la Universidade Federal de Bahia: análisis de las licenciaturas nocturnas

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.

Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br