Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas * * Pesquisa financiada pelo Edital Universal 01/2016 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Initial teacher Education at Universidade Federal da Bahia: analysis of evening degrees

Formación de profesores en la Universidade Federal de Bahia: análisis de las licenciaturas nocturnas

Renata Meira Veras Wilton Nascimento Figueredo Sayuri Miranda de Andrade Kuratani Erika Silva Chaves Sobre os autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.

Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna

Fundação CESGRANRIO Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-235 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600, Fax: + 55 21 2103 9600 r.338, - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br