Definição |
Desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. |
Os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos etc. Educação carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e de sentimentos herdados. |
É aquela que se aprende “no mundo da vida”, via processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos e cotidianos. |
Educador |
Quem educa é o professor. |
Quem educa são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa etc. |
Quem educa é o “outro”, aquele com quem o indivíduo interage ou o grupo ao qual se integra. |
Espaços |
A educação ocorre nas escolas, instituições regulamentadas por lei, certificadoras e organizadas, segundo as diretrizes nacionais. |
A educação tem seus espaços educativos demarcados por referências de nacionalidade, localidade, idade, sexo, religião, etnia etc. A residência, a rua, o bairro, o condomínio, o clube frequentado, a igreja ou o local de culto a que se vincula sua crença religiosa, o local de nascimento, etc. |
A educação surge dos espaços educativos que se localizam em territórios nos quais se dá a trajetória de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em ambientes informais, onde há processos interativos intencionais. |
Contextos |
Pressupõe ambientes normatizados, com regras e padrões comportamentais definidos previamente. |
Opera em ambientes espontâneos, onde as relações sociais se desenvolvem segundo gostos, preferências ou pertencimentos herdados. |
Ocorre em ambientes e situações interativas, construídos coletivamente, de acordo com diretrizes de determinados grupos. Usualmente, a participação dos indivíduos é optativa, podendo ocorrer, também, por força de certas circunstâncias da vivência histórica de cada um. |
Objetivos |
Relacionam-se ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normatizados por leis, dentre os quais se destacam o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver a criatividade, a percepção, a motricidade, habilidades e competências várias etc. |
Relacionam-se ao processo de socialização do indivíduo, desenvolvendo hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, conforme valores e crenças de grupos frequentados ou aos quais pertence por herança, desde o nascimento. |
Relacionam-se ao processo voltado para os interesses e as necessidades dos indivíduos, capacitando-os a se tornarem cidadãos do mundo, “abrindo janelas de conhecimento” acerca do mundo circundante e das relações sociais a ele equivalentes. Os objetivos desse tipo de educação não são dados a priori, mas construídos ao longo do processo interativo educativo. A construção das relações sociais, em cada grupo social, é baseada em princípios de igualdade e justiça social, o que fortalece o exercício da cidadania. A transmissão da informação, bem como a formação política e sociocultural são metas da educação não formal, que prepara os cidadãos, educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, ao individualismo etc. |
Resultados |
Espera-se, sobretudo, que haja uma aprendizagem efetiva, além da certificação e titulação que capacitam os indivíduos a seguirem para graus mais avançados. |
Os resultados não são esperados, eles simplesmente acontecem em função do desenvolvimento do senso comum nos indivíduos, e do senso orientador das formas de pensar e agir espontaneamente. |
A consciência e a organização de como agir em grupos coletivos; construção e reconstrução de concepções de mundo e sobre o mundo; contribuição para um sentimento de identidade com uma dada comunidade; forma o indivíduo para a vida e suas adversidades, e não apenas capacita-o para entrar no mercado de trabalho, resgata o sentimento de valorização de si mesmo; dá condições aos indivíduos para desenvolverem sentimentos de autovalorização, de rejeição dos preconceitos que lhe são dirigidos; suscita o desejo de luta pelo reconhecimento de igualdade entre os seres humanos, dentro de suas diferenças (raciais, étnicas, religiosas, culturais, etc.); e aquisição do conhecimento de sua própria prática (o indivíduo aprende a ler e a interpretar o mundo que o cerca). |