Formação do empreendedor social e a educação formal e não formal: um estudo a partir de narrativas de história de vida

Formation of the social entrepreneur and formal and non-formal education: A study from narratives of life story

Formación del emprendedor social y laeducación formal y no formal: un estudio a partir de narrativas de historia de vida

Lucimar da Silva Itelvino Priscila Rezende da Costa Maria da Glória Gohn Claudio Ramacciotti Sobre os autores

Resumo

Os empreendedores sociais convertem assuntos sociais em oportunidades, criam negócios e transformam a experiência empreendedora em conhecimento empreendedor. Sendo assim, é relevante entender o processo de formação desse indivíduo como gerador de mudança da sociedade. Esse é, portanto, o objetivo geral desta pesquisa, que é qualitativa, e cujo método envolveu a análise de três narrativas da história de vida de empreendedores, considerados referências no desenvolvimento de projetos sociais de impacto no Brasil, segundo o Prêmio Empreendedor Social, realizado pelo jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab. Para a organização das análises, utilizou-se o software ATLAS. Os resultados demonstraram que a formação do empreendedor social está vinculada aos espaços e contextos de aprendizagem, à trajetória de liderança e à motivação para o empreendedorismo social, sendo essas categorias permeadas pela educação formal e não formal.

Empreendedor social; Educação formal e não formal; História de vida

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br