MENDES (2015)MENDES, T. M. A expansão da UNESP face à reforma do aparelho de Estado. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2015.
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A expansão da Unesp face à reforma do aparelho de Estado . |
Busca-se, a partir das análises do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Caderno de Estudos de Expansão de Graduação e dos dados contidos nos Anuários Estatísticos Unesp, compreender como se deu a expansão da universidade e quais as relações entre o processo de expansão da Unesp e a Reforma do Aparelho de Estado realizada nos anos 1990. |
Universidade Estadual Paulista; Expansão do Ensino Superior; Reforma do Estado; Trabalho docente. |
Abordagem qualitativa, com estratégia documental. |
Área de concentração: Educação. |
SABOIA (2015)SABOIA, R. M. O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, 2015.
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O Reuni na Ufam: repercussões na gestão pedagógica.
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Analisar as repercussões do Reuni na Ufam, na perspectiva da Gestão Pedagógica frente a implementação do PPI, PDI e as diretrizes estabelecidas na CPA. |
Educação Superior; Reuni; Gestão pedagógica. |
Abordagem qualitativa por meio de pesquisa empírica. |
Á rea de concentração: Educação. |
FREITAS (2016)FREITAS, M. G. Inclusão educacional e o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): interfaces de um processo político e educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
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Inclusão educacional e o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): interfaces de um processo político e educacional . |
Compreender o tratamento que a inclusão educacional do público da Educação Especial recebe nos Pide da UFU. |
Educação: Educação inclusiva; Pide; Universidade Federal de Uberlândia. |
Abordagem qualitativa, utilizando o método histórico-filosófico de Foucault. |
Área de concentração: Educação. |
STORCK (2016)STORCK, J. B. As humanidades em tempos de neoliberalismo em duas universidades latino-americanas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2016.
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As Humanidades em tempos de Neoliberalismo em duas Universidades Latino-Americanas . |
Como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) localizada no Brasil, e a Pontifícia Universidade Javeriana, localizada na Colômbia, elaboraram os seus documentos institucionais (Estatuto 2014, PDI-PPI 2006/2011, no caso da Unisinos, e o Estatuto 2013, PU 2007-2016, PE 1992-2015, no caso da Javeriana. |
Instituições de Educação Superior; Companhia de Jesus; Javeriana; Unisinos; Plano de Desenvolvimento Institucional: Projeto Pedagógico Institucional. |
Abordagem qualitativa, do tipo análise documental. |
Área de concentração: Educação. |
AMARAL (2017)AMARAL, G. T. P. A gestão superior da Universidade Federal do Pará no contexto do PDI. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
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A gestão superior da Universidade Federal do Pará no contexto do PDI.
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Como se configura a gestão da UFPA e sua relação com o PDI. |
Gestão Universitária; PDI; Planejamento Estratégico. |
Abordagem qualitativa, com estratégia bibliográfico-documental, utilizando análise documental. |
Área de concentração: Educação. |
AZEVEDO (2017)AZEVEDO, G. F. A. M. Gestão democrática: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Político Pedagógico do IFMA/Campus São Luís – Monte Castelo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
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Gestão Democrática: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Político Pedagógico do IFMA/ Campus São Luís – Monte Castelo.
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Analisar a concepção de gestão democrática do IFMA, de acordo com as orientações contidas nos documentos oficiais, no PDI e no PPI. |
Políticas educacionais; Gestão democrática; Planejamento coletivo. |
Abordagem qualitativa, fundamentada no Materialismo dialético, tendo como estratégica a pesquisa bibliográfica. |
Área de concentração: Educação. |
MARIN (2017)MARIN, L. J. Formação humana na Universidade de Caxias do Sul: convivência acadêmica em foco. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2017.
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Formação Humana na Universidade de Caxias Do Sul: convivência acadêmica em foco.
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Discutir o conceito de convivência acadêmica a partir dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) 2012–2016 e 2017–2021 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). |
Convivência acadêmica; Políticas educacionais; Formaçao humana; universidade comunitária. |
Abordagem qualitativa, utilizando o paradigma indiciário e a análise do discurso. |
Área de concentração: Educação. |
PATRÍCIO NETO (2017) |
Planejamento e Gestão Universitária na UFCG: uma análise crítica do Plano de Desenvolvimento Institucional – 2010 a 2014.
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Como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem elaborando o seu PDI? |
Gestão Universitária; PDI; UFCG: Planejamento. |
Abordagem hermenêutica, utilizando pesquisa qualitativa e quantitativa, com estratégia bibliográfica, observação participante e análise documental. |
Área de concentração: Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior. |
NOVO (2017)NOVO, L. F. Interdisciplinaridade na pesquisa: significações na cultura de uma Universidade Pública. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2017.
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Interdisciplinaridade na pesquisa: significações na cultura de uma Universidade Pública.
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Compreender as significações de interdisciplinaridade na pesquisa, construídas na cultura organizacional de uma universidade pública. |
Cultura organizacional: Interdisciplinaridade; Pesquisa; Pós-Graduação; Universidade. |
Abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. |
Área de concentração: Educação. |
COLOMBO (2018)COLOMBO, G. A. Educação para a sustentabilidade socioambiental: mapeando indícios de ambientalização na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, 2018.
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Educação para a sustentabilidade socioambiental: mapeando indícios de ambientalização na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
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Analisar se a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, através de suas ações, gestão e políticas educacionais, insere a temática ambiental em seus documentos oficiais |
Ambientalização Curricular; Educação ambiental; Ensino Superior; Plano de Desenvolvimento Institucional; Projeto Político-Pedagógico. |
Abordagem histórico-critica, pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, análise documental utilizando análise de conteúdo. |
Área de concentração: Educação. |
PHAIFFER (2020)PHAIFFER, M. A. Os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de Instituições de Ensino Superior públicas e confessionais-comunitárias do Brasil: uma análise comparativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2020.
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Os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de Instituições de Ensino Superior públicas e confessionais-comunitárias do Brasil: uma análise comparativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI)
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Analisar os modelos de planejamento e gestão das Instituições de Ensino Superior públicas e confessionais/comunitárias |
Planejamento; Instituições de Ensino Superior; Gestão; Universidades. |
Abordagem qualitativa, utilizando análise documental e entrevistas. |
Área de concentração: Educação. |