Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 15, Número: 55, Publicado: 2007
  • Editorial Editorial

    Oliveira, Carlos Alberto Serpa de
  • Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais

    Demo, Pedro

    Resumo em Português:

    A distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer.

    Resumo em Espanhol:

    La distancia entre escuela pública y particular en Brasil es considerable, en favor de la escuela particular. Entretanto, es posible percibir señales de crisis también en la escuela particular, cuyo desempeño bajó en los últimos años, en especial en 2005. Lo que más llama la atención es que esta queda es mayor en regiones más desarrolladas e en matemática. Se hace la sugerencia de que a razón principal sería el instrucionismo común a ambos los sistemas, tomando en cuenta que se trata de la misma política educacional y de los mismos maestros. La diferencia mayor posiblemente es que la escuela particular é gerenciala pela iniciativa privada con base en la presión del mercado y de los padres de los estudiantes, de lo que sigue que su desempeño, mismo no siendo aceptable, es más elevado. Se hace también la sugerencia de que la iniciativa más favorable para superar este problema sería apostar en el maestro, cuidando sistemáticamente de su formación permanente, dentro de la premisa de que, si el maestro aprende bien, el estudiante lo podría hacer también.

    Resumo em Inglês:

    The distance between public and private school in Brazil is considerable, having the private school the advantage. Nevertheless we perceive crisis signals also in the private school, whose performance has been falling in the last years, especially in 2005. What most calls our attention is that this decadence is greater in more developed regions and in mathematics. We suggest that the main reason would be instruccionism in both systems, since they share the same educational politics and the same teachers. The greater difference is possibly that private school is managed by private initiative with market and parents pressure: it follows that its performance, although not acceptable, is higher. We also suggest that the most promising initiative to overcome this predicament would be to bet on teacher, caring systematically of his permanent formation, within the premise that, if the teacher learns well, the student could do it as well.
  • Políticas de educação profissional: referências e perspectivas

    Wermelinger, Mônica; Machado, Maria Helena; Amâncio Filho, Antenor

    Resumo em Português:

    O artigo revisita o processo histórico de construção do modelo de educação profissional de nível médio vigente no Brasil, procurando identificar aspectos que auxiliem na compreensão de questões pertinentes a essa modalidade de ensino. Aborda a dualidade do ensino médio, a associação entre discriminação social e ocupações técnicas, a contenção de demanda ao nível superior de ensino, a formação integral do cidadão e a formação para o mundo do trabalho, situando a educação profissional na área da saúde nesse contexto. Foram utilizados, como fontes, a legislação brasileira para a educação, além de referenciais, diretrizes e documentos técnicos do Ministério da Educação. O artigo ressalta a importância que o conceito de terminalidade adquiriu nas propostas para a educação profissional, apontando a politecnia como alternativa à formação escolar e profissional, assinalando as peculiaridades da área da saúde que a afastam do modelo de educação profissional de nível médio com caráter de terminalidade.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo revisita el proceso histórico de la construcción del modelo de educación profesional del nivel medio en Brasil, buscando identificar los aspectos que ayuden a la comprensión de las cuestiones pertinentes a esta modalidad de educación. Aborda aspectos como la dualidad de la educación media, la asociación entre la discriminación social y las ocupaciones técnicas, la contención de la demanda a la universidad, la formación integral del ciudadano y la formación para el mundo del trabajo, precisando la educación profesional en el área de la salud en este contexto. Han sido utilizados, como fuentes, la legislación brasileña para la educación, además de los referenciales, las directrices y documentos técnicos del ministerio de la educación. El artículo resalta la importancia que el concepto de término de formación adquirió en las propuestas para la educación profesional, señalando la politecnia como alternativa a la formación propedéutica y profesional, señalando las particularidades del área de la salud que la separan del modelo de la educación profesional de nivel medio con carácter de término de formación.

    Resumo em Inglês:

    This paper argues the historical process of professional education models construction in the Brazilian high schools to help the understanding of this education modality questions. It approaches the high schools ambiguity, the association between social discrimination and technical occupations, containment of demand to the Universities, citizen's integral formation and formation to the work, pointing out the health area in this context. It had been used, as sources, the Brazilian legislation for the education and other governmental technical documents. The article intends to show the importance that the finish point concept acquired in the professional education proposals, pointing the politecnia as alternative to the school and professional formation, designating the peculiarities of the health area.
  • Financiamento do ensino médio: transparência ou opacidade?

    Gomes, Candido Alberto; Morgado, Patrícia Cristina Chaves Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este trabalho focaliza a precariedade do financiamento do ensino médio público e a falta de transparência dos seus dados. Como outros níveis e modalidades da educação básica, o ensino médio é dependente do ensino fundamental e necessita de soluções não raro improvisadas para assegurar recursos. A expansão da matrícula levou ao agravamento deste quadro, o que se evidencia no caso do Distrito Federal, onde uma pesquisa traçou o perfil do seu financiamento e orçamentação. Os dados foram obtidos por meio de dados estatísticos agregados, análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam a contribuição crescente do Tesouro do Distrito Federal para o ensino médio, constatando-se, em geral, grandes variações anuais de recursos e valores subestimados para esse nível de ensino. O PROMED, com suas dificuldades burocráticas, alcançou até então modesto impacto. Por isso mesmo, o FUNDEB exige estimativas claras e desagregadas das despesas e dos custos do ensino médio, de modo que o financiamento e os seus resultados possam ser conhecidos com transparência.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo trata de la precaridad del financiamiento de la educación secundaria pública, así como de la falta de transparencia de los números. Como otros niveles de la educación básica, la secundaria es financieramente dependiente de la educación primaria y, en consecuencia, necesita de soluciones improvisadas para garantizar sus recursos. La expansión de la matrícula agravó esta situación, lo que se evidencia en el caso del Distrito Federal. Una investigación describió y analisó sus procesos de financiamiento y elaboración del presupuesto. Además de las estadísticas disponibles, se obtuvieron los datos por análisis de documentos y entrevistas semi-estructuradas. Los resultados apuntan la creciente contribución de los recursos propios del Districto Federal para la educación secundaria. Se verificaron amplias variaciones anuales de recursos y subestimación contable de la plata para la educación secundaria. Un programa internacional tuvo escaso impacto, como consecuencia de su compleja burocracia. Como consecuencia, el nuevo fondo nacional de financiamiento para toda la educación básica requiere estimativas claras y detalladas de los gastos y de los costos de la educación secundaria. Este es el camino para que el financiamiento y los resultados sean conocidos con claridad.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the precarious financing of public secondary education and the need of clear, transparent data. As other levels of schooling, secondary education largely depends on primary education sources, often requiring improvised alternatives to assure resources. Enrollment expansion has led to more serious problems. A field research studied the financing and budgeting processes of public secondary education in the Federal District. Data were collected from statistical sources, document analysis, and semi-structured interviews. Results reveal the increasing contribution of the District own income, instead of the federal transfers. The amount of resources largely varied per year. Furthermore, secondary education expenditure data were systematically underestimated in accountancy. An international program had small impact, as a result of bureaucratic obstacles. Therefore, the new national fund to finance basic education requires clear and disaggregated estimates of spending and costs so that financing and results reach transparency.
  • 'TurmaMais': uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar

    Verdasca, José Lopes Cortes

    Resumo em Português:

    Neste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se refiere a la experiencia pedagógica «TurmaMais» y a laesencia de su organización. En términos de contextualización y encuadramiento teórico-conceptual sustentase un modelo centrado en los factores organizacionales «dimensión» y «estructura composicional» de la turma como referentes significativos del desempeño escolar. Los resultados evidencian reducciones significativas en los índices de repetición y abandono escolares y una mejoría igualmente significativa en la cualidad de los niveles escolares de cohortes de alumnos de tercer ciclo, comprobándose la eficacia del proyecto. La exploración y desenvolvimiento de criterios y procedimientos para la mensuración de los resultados permiten, por otro lado, lanzar y profundar el debate sobre la adecuación y validación de instrumentos metodológicos de análisis del desempeño escolar.

    Resumo em Inglês:

    This article refers to the pedagogical experience called "Turmamais" and the essence of its organization. In terms of contextualization and theoretical and conceptual framework, it is based on a model which is centered in organizational factors such as class 'dimension' and 'compositional structure' as significative references of school achievement. The observed results prove significative falls in school repetition and dropout and an equally significative improvement in the quality of school levels among school cohorts of 3rd. cycle students, which, thus, tends to prove the project's efficacy. The criteria and procedure exploration and development for the measurement of results allow, on the other hand, to propose and deepen the debate over the adequacy and validation of the methodological instruments for the analysis of school development.
  • Avaliação da aprendizagem de ética em curso de formação de professores de Ensino Fundamental Página Aberta

    Lins, Maria Judith Sucupira da Costa; Santos, Paulo Ruas; Oliveira, João Eduardo Bastos Malheiro de; Longo, Monique Marques; Miyata, Edson Seiti; Dantas, Juliana Viana Mählmann Muniz

    Resumo em Português:

    Professores não se sentem sempre confiantes em relação aos tópicos de Educação Moral que ensinam às crianças no Ensino Fundamental. Por este motivo decidimos conhecer como e o que os futuros professores nos cursos de Ensino Médio de formação de professores no Brasil aprendem sobre Educação Moral. De acordo com a lei educacional brasileira (9394/96) a Educação Moral deve ser ensinada como Tema Transversal. Não há uma disciplina especial para este assunto na escola. Educação Moral é chamada Ética e deve ser aprendida por meio de todas as disciplinas escolares. Esta pesquisa teve como objetivo descobrir como é ensinado e como estes estudantes entendem Educação Moral. O estudo de Alasdair MacIntyre sobre Virtude foi a base teórica. Foi pedido aos estudantes que falassem sobre o significado das virtudes e respondessem questões escritas e orais. Pediu-se que dessem conceitos de Família, Escola e País e que descrevessem a si próprios em diferentes situações. A metodologia da "Escuta Sensível" de René Barbier foi escolhida e os dados foram estudados de acordo com a análise de Laurence Bardin. Resultados mostram que os estudantes estão interessados na formação em Educação Moral, embora haja diferentes problemas concernentes à aprendizagem de ética.

    Resumo em Espanhol:

    Los maestros no siempre se sienten confiados en relación a los tópicos de Educación Moral que enseñan a los niños en el Ensino Fundamental. Por estos motivos, decidimos conocer como y lo qué los futuros profesores, hoy en los cursos de Ensino Médio<A HREF="#nt2">2</A> de formación de profesores en el Brasil, aprenden sobre Educación Moral. Según la ley educacional brasileña (nº 9394/96), la Educación Moral debe ser enseñada como un tema transversal, o sea, no hay una disciplina especial para este sujeto en la escuela. Educación Moral es llamada de Ética y debe ser aprendida por medio de todas las disciplinas escolares. Esta investigación tiene por escopo descubrir como se enseña y como estos estudiantes estudian la Educación Moral. La base teorica fue el estudio de Alasdair MacIntyre sobre la virtud. Se pidió a los estudiantes que hablaran sobre el significado de las virtudes y contestaran a cuestiones escritas y orales. Se les pidió que elaboraran conceptos de Familia, Escuela y Pais, y que se describieran a si mismos en diversas situaciones. Fue elegida la metodología de la "escucha sensible" de René Barbier, y los dados fueran estudiados de acuerdo al analisis de Laurence Bardin. Los resultados muestran que los estudiantes están interesados en la formación en Educación Moral, aunque hayan todavía diversos problemas acerca del aprendizaje de la ética.

    Resumo em Inglês:

    Teachers don't feel always confident concerning Moral Education topics they teach to children in elementary school. Because of this we decided to know how and what future teachers in Brazilian education courses learn about Moral Education. According to the Brazilian educational law (9394/96) Moral Education must be taught as a Transverse Theme. There is not a special subject for this topic in school. Moral Education is called Ethics and must be learnt through all the school subjects. This research aimed to discover how it is taught and how these students understand Moral Education. Alasdair MacIntyre's study about Virtue was the theoretical basis. Students were asked to talk about meaning of virtues and answered written and oral questions. They were asked to give concepts to Family, School and Country and to describe themselves in different situations. Rene Barbier's "sensible listening" methodology was chosen and data were studied according to Laurence Bardin's analyze. Results show that students are interested in Moral Education studies, though there are different problems concerning ethics learning.
  • Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares" Pesquisa Em Síntese

    Franco, Creso; Ortigão, Isabel; Albernaz, Ângela; Bonamino, Alicia; Aguiar, Glauco; Alves, Fátima; Sátyro, Natália

    Resumo em Português:

    O artigo investiga quais características escolares estão associadas ao aumento do desempenho médio das escolas medido por meio dos testes de Matemática, da 4ª série do Ensino Fundamental, pelo SAEB 2001. Investiga, especificamente, características escolares promotoras de eficácia escolar e de eqüidade intra-escolar, e identifica e avalia o efeito sobre a eqüidade de características escolares associadas, simultaneamente, à eficácia escolar e ao aumento das desigualdades dentro das unidades escolares.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo investiga que características escolares están asociadas al aumento en el desempeño medio de las escuelas medido, por el test de matemática de 4º grado de la escuela fundamental, aplicado por la evaluación nacional de la educación básica brasileña - SAEB 2001. Investiga, específicamente, características escolares promotoras de eficacia escolar y de equidad intra-escolar, e identifica y evalúa el efecto sobre la equidad de características escolares asociadas, simultáneamente, a la eficacia escolar e al aumento de las desigualdades dentro de las unidades escolares.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the issue of quality and equality in schools. The empirical investigation is based on data of Brazilian national assessment, mathematics, grade 4th, carried out in 2001. Findings stress that school factors associated to quality are also associated to within-school inequality. In this context, we discuss to what extent and under which conditions features associated to quality may also be associated to within school system equity.
  • Melhoria da situação de uma comunidade brasileira de baixa renda: expressiva conseqüência de sua avaliação Communications And Reports

    Firme, Thereza Penna; Letichevsky, Ana Carolina

    Resumo em Português:

    Este trabalho descreve as atividades de um programa de desenvolvimento social local em comunidades de baixa renda, bem como, sua concomitante avaliação e suas principais conseqüências, conduzidos por uma organização sem fins lucrativos, no Brasil. Os aspectos mais originais desta experiência foram: (a) reconhecimento da capacidade da comunidade em detectar suas próprias necessidades; (b) seleção dos melhores parceiros para realizar as ações e de uma equipe competente para conduzir a avaliação e a meta-avaliação; (c) ênfase na capacitação das comunidades em avaliação, auto-determinação, e auto-sustentabilidade; e ainda (d) devolução contínua de processo e resultados a parceiros, financiadores, e comunidades. Algumas das conseqüências visíveis desta avaliação foram: (a) a percepção do crescimento do número de crianças na escola, do seu desempenho e do respeito por valores morais; (b) redução de violência, abuso sexual, trabalho infantil e consumo de droga; (c) substancial impacto na própria instituição avaliadora no que se refere ao seu compromisso de construir e inovar metodologias. Espera-se que a melhoria da situação atual seja um preditor do desenvolvimento de um futuro digno para as comunidades.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo, conducido por una organización sin fines lucrativos, describe las actividades de un programa de desenvolvimiento social en comunidades de baja rienda, bien como, su concomitante evaluación y sus principales consecuencias. Los aspectos más originales de esta experiencia fueron: (a) reconocimiento de la capacidad de la comunidad en detectar sus propias necesidades; (b) selección de los mejores aparceros para realizar las acciones y de una equipe competente para conducir la evaluación y la meta-evaluación; (c) énfasis en la capacitación de las comunidades para la evaluación, autodeterminación y autosustentabilidad; y aún, (d) retorno de los resultados a los aparceros, patrocinadores y comunidad. Algunas de las consecuencias visibles de esta evaluación fueron: (a) percepción del aumento del número de estudiantes, de la mejoría de su desempeño y desenvolvimiento de sus valores morales; (b) reducción de violencia, abuso sexual, trabajo infantil y consumo de drogas; (c) impacto substancial en la propia institución evaluadora con relación a su compromiso en construir y innovar procedimientos metodológicos. Se espera que la mejoría de la situación sea preanunciador del desenvolvimiento de un futuro digno para las comunidades.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the activities of a slum-improvement community Program and its concomitant evaluation, both conducted by a non-profit evaluation organization in Brazil, as well as their imminent consequences. The unique aspects of this experience were: (a) recognizing the community's knowledge for detecting its own needs; (b) selecting the best partnership to develop the activities and a competent team to conduct evaluation and metaevaluation; (c) emphasis on community capacity building in evaluation, self-determination, and self-sustainability, and (d) continuous feedback to partners, sponsors and the community. Some visible consequences of this evaluation were: (a) an observed increase in the number of children in school, their performance and respect for moral values, (b) reduced violence, sex abuse, child labor and drug consumption and (c) a notable impact on the evaluating organization itself seen in their commitment to building an innovative methodology. Hopefully the betterment of the present situation is predictive of a dignified future opening up for the community.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br