Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 21, Número: 80, Publicado: 2013
  • Editorial

    Pinto, Fátima Cunha Ferreira
  • Pedagogia crítica e Direitos Humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em Direitos Humanos

    Carvalho, Maria Elizete Guimarães; Estêvão, Carlos Alberto Vilar

    Resumo em Português:

    Este artigo reflete sobre a necessidade de encontrar uma teoria pedagógica que ofereça sustentação à ação educativa em Direitos Humanos, apresentando uma proposta pedagógico-crítica alicerçada nos pressupostos da teoria e da pedagogia críticas, privilegiando a pedagogia freireana, numa perspectiva atualizada para os Direitos Humanos. Nesse sentido, o trabalho tem o propósito de discutir um fundamento teórico-crítico para a Educação em Direitos Humanos, buscando novas formas de investigação e de análise para sua compreensão, apropriando-se de conceitos críticos como conscientização, autonomia, diálogo e emancipação. Finalmente, considera que uma prática pedagógica crítica em Direitos Humanos contribui para a leitura do mundo do excluído, para sua inclusão na sociedade e para a compreensão de que é possível desconstruir relações e práticas sociais injustas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza la necesidad de buscar una teoría pedagógica que ofrezca sustentación a la acción educativa en Derechos Humanos, presentando una propuesta pedagógico-crítica, basada en los presupuestos de la teoría y de la pedagogía críticas, privilegiando la pedagogía freireana en una perspectiva actualizada para los Derechos Humanos. Así, el trabajo tiene el propósito de discutir un fundamento teórico-crítico para la Educación en Derechos Humanos, buscando nuevas formas de investigación y de análisis para su comprensión, apropiándose de conceptos críticos como concienciación, autonomía, diálogo y emancipación. Finalmente, considera que una práctica pedagógica crítica en Derechos Humanos contribuye para la lectura del mundo del excluido, para su inclusión en la sociedad y la comprensión de que es posible desconstruir relaciones y prácticas sociales injustas.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects about the necessity of find a pedagogical theory that offers lift to educational action in Human Rights, showing a critical-pedagogical proposal based in the assumptions of the theory and of the critical pedagogy, privileging the freireana pedagoy in the update perspective for Human Rights. So, the work proposes to discuss a theorical-critical fundament for the Education in Human Rights, looking for new investigation forms and for analysis to its comprehention, getting critical concepts like awareness, autonomy, dialogue and emancipating. Finally, considers that a critical pedagogical practices in Human Rights contributes to the reading of the deleted people world, to their inclusion in the society and to the comprehention of the possibility of deconstructing unfair social practices and relationships.
  • Democratizar a escola através do currículo: em busca de uma nova utopia...

    Morgado, José Carlos

    Resumo em Português:

    Partindo da ideia de que é muito difícil construir uma escola inclusiva no seio de uma sociedade de progresso e abundância, mas onde pululam desigualdades, se acentua a precarização da juventude e proliferam casos de exclusão, importa questionar até que ponto a escola, conjugando o melhor do passado com as mudanças do presente e os avanços do futuro, poderá contribuir para inverter esta situação. Tal ensejo obriga-nos a repensar a missão social da escola e a pugnar para que o currículo, que aí se desenvolve, se assuma como um espaço coletivo de compromissos, um estímulo à participação, uma oportunidade de reflexão e uma forma de desenvolver uma verdadeira educação moral, onde os valores se assumam como eixos estruturantes de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais democrática. Os professores assumem, neste processo, responsabilidades acrescidas, já que das suas capacidades intelectuais e das virtudes do seu carácter depende, em muito, da excelência do ato pedagógico. É, pois, em torno destes pressupostos que pretendo, ao longo deste texto, interpelar a escola e o currículo em busca de uma nova utopia.

    Resumo em Espanhol:

    Partiendo de la idea de que es difícil construir una escuela inclusiva en el seno de una sociedad de progreso y abundancia pero donde proliferan desigualdades, importa cuestionar hasta qué punto la escuela, conjugando lo mejor del pasado con los cambios del presente y los avances del futuro, podrá contribuir para invertir esta situación. Tal empeño nos obliga a repensar la misión social de la escuela y a luchar para que el currículo que en ella se desarrolla se asuma como un espacio colectivo de compromisos, un estímulo a participar y una forma de desarrollar una verdadera educación moral, donde los valores se asuman como ejes estructurantes de una sociedad más justa, más solidaria y más democrática. Los profesores asumen en este proceso responsabilidades agregadas, ya que de sus capacidades intelectuales y de las virtudes de su carácter depende, en mucho, la excelencia del acto pedagógico. Es sobre estos presupuestos que pretendo, a lo largo de este texto, interpelar la escuela y el currículo en búsqueda de una nueva utopía.

    Resumo em Inglês:

    Starting from the idea that it is difficult to build an inclusive school within a society of progress and abundance but where inequalities abound, it is important to examine to what extent schools, combining the best of the past with the present changes and the future advancements, can play a role in reversing this situation. This opportunity makes us reconsider the social mission of schools and defend that the curriculum developed in schools assumes himself as a collective space of commitments, a stimulus to participation and a way to develop a true moral education, where the values assume themselves as structural axes of a fairer, more solidarity and more democratic society. Teachers assume greater responsibilities in this process, because the excellence of the pedagogical act depends largely of their intellectual abilities and of the virtues of its character. It is, therefore, around these assumptions that I intend to, throughout this text, challenge the school and the curriculum in search of a new utopia.
  • Estudos curriculares: desafios teóricos e metodológicos

    Pacheco, José Augusto

    Resumo em Português:

    Com fronteiras disciplinares muito permeáveis, os estudos curriculares têm enfrentado alguns desafios teóricos e metodológicos. Argumento, neste artigo, que a construção complexa da identidade e a análise de diversas abordagens, por vezes, contraditórias, dos estudos curriculares são desafios que necessitam de ser debatidos criticamente. Inclui-se, ainda, uma breve referência às tradições curriculares e aos desafios metodológicos centrados na pesquisa curricular, em Portugal. A leitura deste artigo torna-se, assim, fundamental para alunos de cursos de graduação e pós-graduação, bem como para professores e educadores ligados quer às questões da educação e formação, em geral, quer às questões do currículo, que inclui também uma referência à didática e à pedagogia.

    Resumo em Espanhol:

    Con las fronteras disciplinares muy permeables, los estudios curriculares han enfrentado algunos desafíos teóricos y metodológicos. En este artículo se argumenta que la construcción de la identidad y el análisis de diversos abordajes, a veces contradictorios, sobre los estudios curriculares son desafíos que necesitan discutirse críticamente. Se incluye una breve referencia a las tradiciones curriculares y a los desafíos metodológicos centrados en la investigación curricular, en Portugal. La lectura de este artículo adquiere gran importancia para los estudiantes de pregrado y posgrado, así como para profesores y educadores vinculados tanto a las cuestiones de la educación y la formación en general, como a los temas del plan de estudios, lo que incluye una referencia a la didáctica y la pedagogía.

    Resumo em Inglês:

    With strong permeable disciplinary boundaries, the curriculum studies have addressed some theoretical and methodological challenges. In this article, I argument that the complex construction of curriculum studies' identity and the analysis of different approaches, occasionally contradictory, are challenges that need to be critically analyzed. The article also includes a brief review of the curriculum studies' traditions in Portugal and a particular approach about methodological challenges. Therefore, reading this article is crucial for undergraduate and postgraduate students as well as teachers and educators related either to the issues of education and training in general, and to the issues of curriculum, which includes also a reference to teaching and pedagogy.
  • Os aspectos metodológicos da prática pedagógica no 1º ano do Ensino Fundamental

    Silva, Thalita Folmann da; Portilho, Evelise Maria Labatut

    Resumo em Português:

    A partir de 2010, em todas as escolas brasileiras o Ensino Fundamental de nove anos foi efetivado. Com a ampliação do ensino percebeu-se a necessidade de analisar a percepção e a atuação dos professores de 1º ano em relação a ampliação do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas do município de Curitiba/Paraná, com ênfase nos aspectos metodológicos e relacionais de sala de aula. Os participantes deste estudo foram quatro professoras, duas da rede privada e duas da rede pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com as professoras, Diários das Professoras, Diário da Pesquisadora e Protocolo de Observação. Dentre os autores que contribuíram para a análise dos dados, estão Zabalza (2004), Pozo (2002), Freire (1996), Arroyo (2004), Claxton (2005), Soares (2007), entre outros. Durante a investigação foi possível perceber a preocupação governamental em oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a ação docente. Entretanto, verificou-se que há muitos desafios em relação ao 1º ano do Ensino Fundamental, especialmente no tocante a prática pedagógica no processo de alfabetização/letramento. Para que um ensino seja significativo no ambiente formal de aprendizagem que é a escola, a prática pedagógica precisa estar de acordo com as características e necessidades das crianças, bem como pautada em concepções que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, e possam influenciar as experiências posteriores dos aprendizes.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de 2010, la Enseñanza Básica de nueve años se llevó a cabo en todas las escuelas brasileñas. Con la expansión de la educación se observó la necesidad de analizar la percepción y el desempeño de los docentes de primer grado en relación con la expansión de la enseñanza Básica de nueve años, en dos escuelas del municipio de Curitiba / Paraná - Brasil - con énfasis en la metodología y la relación dentro del aula. Los participantes de este estudio fueron cuatro profesoras, dos de escuelas públicas y dos de escuelas privadas. Para la recolección de los datos se usaron Entrevistas semiestructuradas con las profesoras, Diarios de aula, Diario del Investigador y Protocolo de Observación. Entre los autores que contribuyeron para el análisis de los datos están Zabalza (2004), Pozo (2002), Freire (1996), Arroyo (2004), Claxton (2005) y Soares (2007), entre otros. Durante la investigación se observó la preocupación del gobierno en ofrecer bases teóricas y metodológicas para la actividad docente. Se observó que hay muchos desafíos en relación con el primer grado de la escuela primaria, especialmente en la práctica pedagógica durante el proceso de alfabetización / letramiento. Para que una educación sea importante en el ambiente formal de aprendizaje que es la escuela, la práctica pedagógica debe ajustarse a las características y necesidades de los niños, así como debe estar fundada en las concepciones que promuevan el desarrollo y aprendizaje infantil, y puedan influir en las experiencias posteriores de los aprendices.

    Resumo em Inglês:

    In 2010, it was established that the Brazilian Fundamental Education System would last nine years. When this extended school period was implemented, it became evident that it was necessary to assess the perception and performance of first grade teachers of the nine-year Fundamental Education System in two schools of Curitiba/Paraná, focusing on methodological and relational classroom aspects. Four teachers participated in this study, of which two were private school teachers and two public school teachers. Data was collected from semi-structured interviews with the teachers, from their classroom log books, the researcher's log bookand according to the classroom observation protocol. Data was assessed based on the findings of the following authors: Zabalza (2004), Pozo (2002), Freire (1996), Arroyo (2004), Claxton (2005), and Soares (2007), to mention but a few. During the investigation, it was observed that public administration is concerned with providing theoretical and methodological subsidies for the teaching endeavors. Notwithstanding, it was noted that there are a great number of challenges in relation to the first grade of the Fundamental Education System, especially where the pedagogical practice of literacy and writing skills are concerned. Learning can only be significant in the formal learning environment, which is the school, insofar as the pedagogical practice is aligned with the characteristics and needs of the children, as well as supported by concepts that are conducive to child development and learning, all of which are factors that should impact the students' prior experiences.
  • Ensino Fundamental: das competências para ensinar às competências para aprender

    Mourão, Luciana; Esteves, Vera Vergara

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um ensaio teórico que procura relacionar as competências demandadas pelos parâmetros curriculares para as séries iniciais do Ensino Fundamental às competências exigidas aos professores para alcançar esses objetivos pelos alunos. Tal relação é necessária, uma vez que a bibliografia sobre a formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental vem apontando, durante anos, uma série de deficiências nessa formação. A partir de dados dos censos escolares, testes de desempenho escolar e de uma revisão da literatura na área, pretendemos ligar duas faces de um mesmo problema: o nível de competência alcançada pelo aluno e a competência do professor no conteúdo que ensina. Examinamos esses dois aspectos na esperança de contribuir para a discussão sobre a política que orienta a avaliação do desempenho dos alunos e, paralelamente, discutir a competência do professor responsável por esse desempenho, sugerindo medidas capazes de equacionar e, paulatinamente, encontrar caminhos para a otimização do desempenho do alunado das séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta un ensayo teórico que trata de relacionar las competencias demandadas por los parámetros curriculares para los grados iniciales de la Enseñanza Básica con las competencias exigidas a los profesores para que los alumnos logren esos objetivos. Esta relación es necesaria, ya que la bibliografía sobre la formación del profesor de los grados iniciales de la Enseñanza Básica ha señalado, durante años, una serie de deficiencias en esa formación. A partir de datos de censos escolares, tests de desempeño escolar y de una revisión de la literatura sobre el tema, buscamos unir dos facetas de un mismo problema: el nivel de competencia alcanzado por el alumno y la competencia del profesor sobre el contenido que enseña. Hemos examinado esos dos aspectos con la esperanza de contribuir para la discusión respecto a la política que orienta la evaluación del desempeño de los alumnos y, en paralelo, debatir sobre la competencia del profesor responsable por ese desempeño, sugiriendo medidas capaces de configurar y, paulatinamente, encontrar caminos para la optimización del desempeño del alumnado de los grados iniciales de la Enseñanza Básica.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a theoretical essay which aims to relate the competences required by curriculum parameters for the Elementary Education with the competences demanded by the teachers in order for the students to reach their objectives. Such relationship is necessary as the bibliography on teachers' education has been often mentioned several deficiencies in their training. By using data from student's census, student's performance, and a review of the literature on the subject, we intend to connect two aspects of the same problem: the level of competence reached by the students and the competence of their teachers on the subject matter taught. These two aspects were examined as we expect to contribute for the discussion about the policies which guide the assessment of students and, in parallel, to analyze the competence of teachers who are responsible for the student's performance, as we suggest possible measures to solve that problem, and gradually to optimize the performance of students at Elementary School.
  • Afinal, para que servem as condicionalidades em educação do Programa Bolsa Família?

    Pires, André

    Resumo em Português:

    Esse artigo objetiva refletir sobre estratégias de enfrentamento da pobreza a partir da exigência de frequência escolar mínima presente no desenho do programa de transferência de renda condicionada do governo federal Bolsa Família. Num primeiro momento, são apresentadas algumas considerações, fundamentadas em trabalhos científicos, que problematizam a efetividade das condicionalidades em educação presentes no Programa Bolsa Família (PBF). Na sequência, apresento resultados de pesquisa desenvolvida entre 2008 e 2010 que entrevistou vinte e duas pessoas participantes do PBF e cujo objetivo foi compreender a visão dos próprios beneficiários em relação a esta política de transferência de renda. Os resultados dessa investigação levaram-me a considerar que as condicionalidades do PBF podem ser vistas como instauradoras de uma relação de troca e reciprocidade entre os beneficiários dessa política e o Estado. Pensado nesses termos, proponho neste artigo que as discussões sobre as condicionalidades em educação do PBF devem ser pensadas numa perspectiva ampliada, não se restringindo somente aos seus efeitos práticos em termos de frequência escolar ou ganhos de escolaridade, mas também aos seus efeitos simbólicos, notadamente, o fortalecimento dos sentimentos de pertencimento e reconhecimento sociais por parte das entrevistadas gerados pelo cumprimento das condicionalidades em educação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene la finalidad de reflexionar sobre estrategias para enfrentar la pobreza a partir de la exigencia escolar mínima como consta en la concepción del programa de transferencia de renta condicionada "Beca Familia" - "Bolsa familia", en su original - del Gobierno Federal brasileño. En la primera parte, se presentan algunas consideraciones, fundamentadas en trabajos científicos, que problematizan la eficacia de las condiciones para educación incluidas en el Programa Beca Familia (PBF). En la secuencia, presento los resultados de la investigación, realizada entre 2008 y 2010, en la cual se entrevistaron a veintidós personas participantes del PBF y cuyo objetivo fue comprender la visión de los propios beneficiarios sobre esta política de transferencia de renta. Lo que se identificó en esa investigación me llevó a considerar que las condicionalidades del PBF pueden ser vistas como instauradoras de una relación de intercambio y reciprocidad entre los beneficiarios de esa política y el Estado. Pensado en esos términos, propongo en este artículo que los debates sobre las condicionalidades en educación del PBF deben ser vistos con una perspectiva ampliada, sin restringirse sólo a sus efectos prácticos en términos de frecuencia escolar o mejoras en los estudios, sino también cuanto a sus impactos simbólicos, manifiestamente, el fortalecimiento de los sentimientos de pertenencia y reconocimiento sociales de las entrevistadas, originados por el cumplimiento de las condicionalidades en educación.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to ponder on poverty fighting strategies, from the minimum school attendance standpoint, present on the design of the "Programa Bolsa Família (PBF)", a cash transfer program of the Federal Government. Initially, some considerations are made based in scientific studies that problematize the effectiveness of education requirements inherent to the "Programa Bolsa Família". Following, I present the results of our research, developed between 2008 and 2010, which interviewed twenty-two PBF participants aiming to understand their singular viewpoint regarding this cash transfer program. The result of such investigation lead us to conclude that PBF requirements create an exchange and reciprocity relation between its beneficiaries and the Government. In these terms, I propose in this article that the discussions on the PBF education requirements should be considered within a broadened perspective -thus not restricted to its practical results in terms of school attendance or schooling increase - taking into account also its symbolic effects, notably the strengthening of feelings of belonging and social recognition by the interviewees - generated by the fulfillment of education requirements.
  • Políticas de avaliação do ensino naval

    Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de; Lins, Maria Judith Sucupira da Costa

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação do ensino naval e analisa contribuições de uma experiência de avaliação institucional na Marinha do Brasil. São analisadas as contribuições da Metodologia de Avaliação do Sistema de Ensino Naval, numa perspectiva comparativa dos resultados alcançados em três anos de sua implementação no Centro de Instituição Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). A pesquisa analisa a avaliação institucional e os conceitos de meta-avaliação e de "cultura de avaliação" e sua fundamentação teórica são estudos de Penna Firme e Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) e Ristoff (1996, 2000). A partir das análises feitas, concluímos que a qualidade do ensino naval tem melhorado com o alcance progressivo de pontuações mais elevadas e verificamos que reuniões para discussão dos assuntos referentes à avaliação tornaram-se mais frequentes na organização de ensino, nas quais foram estabelecidas metas para a melhoria contínua em busca da excelência. Esta pesquisa abre caminhos para a construção de novos modelos de avaliação institucional, adaptados às distintas realidades acadêmicas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es un estudio de caso sobre la evaluación de la enseñanza naval y analiza las contribuciones de una experiencia de evaluación institucional en la Marina de Brasil. En él se observan las contribuciones de la Metodología de Evaluación del Sistema de Enseñanza Naval, bajo una perspectiva comparativa de los resultados obtenidos en los tres años de su aplicación en el CIASC - Centro de Instrucción Almirante Sylvio de Camargo. La investigación analiza la evaluación institucional y los conceptos de la metaevaluación y de la "cultura de evaluación" y su fundamentación teórica son los estudios de Penna Firme y Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) y Ristoff (1996, 2000). A partir de los análisis, llegamos a la conclusión de que la calidad de la enseñanza naval ha mejorado con el alcance progresivo de puntajes cada vez más elevados y verificamos que las reuniones para discutir cuestiones relativas a la evaluación son, actualmente, más frecuentes en la organización de la enseñanza, y con ello se fijaron los objetivos para la mejora continua en búsqueda de excelencia. Esta investigación abre camino para la construcción de nuevos modelos de evaluación institucional, adaptados a las diferentes realidades académicas.

    Resumo em Inglês:

    This article is a case study on evaluation of Navy Education and analyzses contributions of an institutional evaluation experience in the Brazilian Navy. It analyzes the contributions of Evaluation Methodology of the Naval Education System, a comparative perspective of the results achieved within three years of its implementation in CIASC. The research analyzes the institutional evaluation and meta-evaluation concepts and "evaluation culture" and its theoretical studies are Penna Firme and Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) and Ristoff (1996, 2000). Data show that the quality of teaching has improved with progressively higher scores and it was found that meetings to discuss issues relating to evaluation have become more frequent in the organization of teaching, in which targets were set for continuous improvement in pursuit of excellence. This research opens the way for the construction of new models of institutional assessment, tailored to different academic realities.
  • Currículo e gestão: propondo uma parceria

    Moreira, Antonio Flavio Barbosa

    Resumo em Português:

    Muitas escolas têm deixado de ensinar aos alunos o que pode vir a ser necessário em um futuro incerto. Para oferecer os conhecimentos, habilidades e valores indispensáveis para viver no mundo de hoje, a escola deve ser repensada e renovada. A bem-sucedida experiência finlandesa em educação pode ser útil para nos incentivar a sonhar com uma escola de qualidade, a envidar esforços para construí-la, a lidar criticamente com as experiências estrangeiras, a respeitar e valorizar o professor e a criar um clima livre de ameaças nas escolas e nas salas de aula. Na negociação dessa qualidade, o currículo pode ser elemento central. Há que se discuti-lo, levando em conta, principalmente, a cultura em que se insere e o conhecimento escolar. Nesse processo, é essencial a cooperação na escola, com a promoção de diálogos entre escola e secretaria de educação e entre os diferentes profissionais que atuam na instituição escolar.

    Resumo em Espanhol:

    En muchas escuelas se deja de enseñar a los alumnos lo que se puede convertir en saber necesario, en un futuro lleno de incertidumbres. Para que se les pueda ofrecer conocimientos, habilidades y valores indispensables para vivir en nuestros días, hay que reflexionar sobre la escuela y renovarla. La exitosa experiencia finlandesa en educación nos puede ser útil, incentivándonos a anhelar una escuela de calidad, esforzarnos por hacerla realidad, a tratar críticamente las experiencias de otros países, respetar al profesor y valorarlo, además de crear un ambiente libre de amenazas en las escuelas y en el aula. En tal negociación de la calidad, el currículo puede ser el elemento central. Hay que discutirlo, considerando, fundamentalmente, la cultura en que se inserta y el conocimiento escolar. En dicho proceso es necesario la cooperación en la escuela, construyendo oportunidades de diálogo con las secretarias de educación, así como entre los distintos profesionales que actúan en la institución escolar.

    Resumo em Inglês:

    Many schools are not succeeding in teaching the students what can be necessary in an uncertain future. To be able to offer knowledge, abilities and values that can be needed to live in our contemporary world, school has to be rethought and renewed. The success of the Finish experience in education can be helpful to stimulate us to dream with quality at school, to make all the efforts to construct it, to treat critically external advice, to respect and value the teacher and to develop an atmosphere free of competition and control at schools and classrooms. To create this quality, the curriculum is a central element. It is necessary to discuss it, taking into account culture and school knowledge. In this process, cooperation at schools is indispensable, and it should involve dialogues between school and education secretary and among the different professionals that work at school.
  • Ensino, formação profissional e a questão da mão de obra Página Aberta

    Schwartzman, Simon; Castro, Claudio de Moura

    Resumo em Português:

    Existem evidências de que há falta de mão de obra qualificada em vários setores da economia brasileira, sobretudo em atividades de qualificação técnica intermediária, gerando uma demanda por educação profissional que está sendo atendida, em parte, pelo setor privado, e mais recentemente por iniciativas do setor público. No entanto, o maior problema é a possibilidade de que a economia brasileira esteja se acomodando a um padrão de baixa qualificação de mão de obra e baixa produtividade que não tem como se resolver pela simples pressão das demandas do mercado de trabalho sobre o sistema educativo. Isso só pode ser atingido por políticas educacionais que lidem de forma decisiva com os problemas da qualidade da educação, que começam no nível pré-escolar e vão até o nível do ensino superior e da pós-graduação. Além dos problemas mais gerais da educação brasileira, o Brasil é possivelmente o único país no mundo que não permite escolhas na formação de nível médio e requer, dos que buscam uma formação profissional, um currículo escolar mais extenso do que o dos que seguem o curso tradicional. O Exame Nacional de Ensino Médio, ENEM, como exame único, reforça esta rigidez do Ensino Médio brasileiro. Este artigo apresenta os dados principais sobre a situação educativa da juventude brasileira e uma análise do quadro atual do Ensino Médio e técnico-profissional, e conclui com recomendações sobre como reformar o Ensino Médio e desenvolver um sistema adequado de formação técnico-profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Brasil sufre de escasez de mano de obra cualificada en diversos sectores de la economía brasileña, especialmente en actividades de cualificación técnica intermedia, creando una demanda por educación profesional que, en parte, el sector privado está atendiendo y más recientemente las iniciativas del sector público también así lo hacen. Sin embargo, el mayor problema es la posibilidad de que la economía brasileña se esté acomodando a un padrón de mano de obra poco cualificada y baja productividad que no tiene forma de resolver la simple presión de las demandas del mercado de trabajo sobre el sistema educativo. Esto sólo se puede lograr mediante políticas educacionales que aborden con decisión los problemas de la calidad de la educación, que comienzan en el nivel preescolar y llegan hasta el nivel de la educación superior y de posgrado. Además de los problemas más generales de la educación nacional, Brasil es posiblemente el único país del mundo que no permite opciones en la formación de nivel medio, y les exige a los que buscan una formación profesional un currículo más amplio de los que siguen el curso tradicional. El Examen de ingreso Nacional de Enseñanza Media - ENEM - como examen único, refuerza esta rigidez de la Enseñanza Media brasileña. Este artículo presenta los principales datos sobre la situación educativa de la juventud brasileña y un análisis de la situación actual de la escuela secundaria, técnica y profesional y concluye con recomendaciones sobre la manera de reformar la escuela secundaria y desarrollar un sistema propio de formación profesional y técnica

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian economy suffers from a shortage of semi-skilled labor, creating a demand for professional education that is being met in part by the private sector, and more recently by initiatives of the public sector. However, the biggest problem is the possibility that the Brazilian economy is settling down to a pattern of low-skilled labor and low productivity that cannot be solved simply by the demands of the labor market on the education system. This can only be achieved by educational policies that deal decisively with the problems of education quality, which begin at the preschool level and go up to the level of higher and graduate education. In addition to the more general problems of education, Brazil is possibly the only country in the world that does not allow choices in secondary school, and requires from those who seek a vocational education to comply also with the academic curriculum, making it more demanding than for those that follow the traditional paths. This article presents the main data on the educational and work situation of Brazilian youth and an analysis of the current situation of high school and vocational education, and concludes with recommendations on how to reform secondary education and develop a proper system of vocational training.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br