Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 27, Issue: 103, Published: 2019
  • Ideologias de conveniência em Educação Editorial

    Estêvão, Carlos Vilar
  • A solution to the divergence of different standards in SAEB Artigos

    Klein, Ruben

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, mostramos que há necessidade de se construir um consenso sobre terminologia dos níveis, que as metas do Todos pela Educação são razoáveis e que não há discordância com os níveis da divulgação do SAEB 2017, desde que se definam corretamente as metas para cada nível e que sejam feitas as correções necessárias. Para isso, construímos uma distribuição de referência ancorada a uma distribuição empírica de uma população alvo. No artigo, utilizou-se a população dos estudantes dos países pertencentes à OCDE. Indicamos que as metas do IDEB deveriam ser mais altas e mais consistentes com as metas do Todos pela Educação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En este artículo mostramos que hay necesidad de construir un consenso sobre terminología de los niveles, que las metas del Todos por la Educación son razonables y que no hay discordancia con los niveles de la divulgación del SAEB 2017, siempre que se definan correctamente las metas para cada nivel y, se efectúen las correcciones necesarias. Para ello construimos una distribución de referencia anclada a una distribución empírica de una población objetivo. En el artículo se utilizó la población de los estudiantes de los países pertenecientes a la OCDE. Indicamos que las metas del IDEB deberían ser más altas y consistentes con las metas del Todos por la Educación.

    Abstract in English:

    Abstract In this article, we show that there is a necessity of building a consensus about terminology of proficiency levels, that the Todos pela Educação (All for Education) goals are reasonable, and that there is no disagreement with the disclosed levels of SAEB 2017, as long as the attainment goals for each level are correctly defined and the necessary corrections are made. For this purpose, we construct a reference distribution anchored to an empirical distribution of a target population. In the paper, it was used the population of students from OECD countries. We indicate that IDEB targets should be higher and consistent with Todos pela Educação goals.
  • PNLD: changes in the didatic books of literacy and the uses that teachers make of that resource in the classroom Artigos

    Albuquerque, Eliana Borges Correia de; Ferreira, Andrea Tereza Brito

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as mudanças nos critérios de avaliação dos livros didáticos de alfabetização submetidos a diferentes edições do PNLD e como tais mudanças influenciaram na produção e no uso que os professores fazem desse material. Como metodologia, realizamos análise documental de fichas de avaliação e resenhas presentes em guias do PNLD e entrevistas com 24 docentes que lecionavam no 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que as mudanças nos livros de alfabetização se relacionam às mudanças nos critérios de avaliação, e que os professores têm usado os livros de alfabetização por meio de diferentes estratégias.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo presenta una investigación que buscó analizar los cambios en los criterios de evaluación de los libros didácticos de alfabetización sometidos a diferentes ediciones del PNLD y cómo tales cambios influenciaron en la producción y el uso que los profesores hacen de ese material. Como metodología, realizamos el análisis documental de fichas de evaluación y reseñas presentes en guías del PNLD y entrevistas con 24 profesores que enseñaban en el 1er año de la Escuela Primaria. El análisis de los datos reveló que los cambios en los libros de alfabetización se relacionan con los cambios en los criterios de evaluación y que los profesores han utilizado los libros de alfabetización a través de diferentes estrategias.

    Abstract in English:

    Abstract This article presents a research that sought to analyze the changes in the evaluation criteria of literacy textbooks submitted to different editions of the PNLD and how these changes influenced the production and the use that teachers make of this material. As a methodology, we analyzed assessment sheets and reviews in PNLD guides and interviewed 24 teachers who taught in the 1st year of Elementary School. Data analysis revealed that changes in literacy textbooks are related to changes in assessment criteria and that teachers have used literacy books through different strategies.
  • The conditions of democratic administration in Brazilian public schools Artigos

    Souza, Ângelo Ricardo de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo discute elementos que contribuem para a constituição e funcionamento da gestão democrática das escolas públicas e constrói um indicador para dimensionar o desenvolvimento deste importante princípio constitucional. O texto utiliza dados de 2003 e 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação, focalizando em questões atinentes à gestão democrática, e dá um tratamento estatístico a eles. A análise indica que as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam os piores indicadores e as regiões do centro-sul brasileiro, os melhores. Contudo, em geral, o Brasil tem crescido nas condições de democratização da gestão das escolas, em especial no que tange ao ambiente escolar democrático. Por outro lado, as formas de provimento democráticas da direção escolar parecem perder força, uma vez que a ênfase recai sobre a utilização de modelos menos democráticos e que enfatizam a face técnica ou a vinculação política e eleitoral do diretor escolar com o governo vigente, de forma a se tratar, ao que parece, de uma retomada de modelo patrimonialista da gestão pública no Brasil.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo discute elementos que contribuyen a la constitución y funcionamiento de la gestión democrática de las escuelas públicas y construye un indicador para dimensionar el desarrollo de este importante principio constitucional. El texto utiliza datos de 2003 y 2015 del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación, centrándose en cuestiones relativas a la gestión democrática, y da un tratamiento estadístico a ellos. El análisis indica que las regiones Norte y Nordeste aún presentan los peores indicadores y las regiones del centro-sur brasileño, los mejores. Sin embargo, en general, Brasil ha crecido en las condiciones de democratización de la gestión escolar, en especial en lo que se refiere al ambiente escolar democrático. Por otro lado, las formas de provisión democrática de la dirección escolar parecen perder fuerza, ya que el énfasis recae sobre la utilización de modelos menos democráticos y que enfatizan la faz técnica o la vinculación política y electoral del director escolar con el gobierno vigente. Se trata, al parecer, de una retomada de modelo patrimonialista de la gestión pública en Brasil.

    Abstract in English:

    Abstract The article discusses elements that contribute to the constitution and functioning of public schools democratic administration and constructs an indicator to measure the development of this important constitutional principle. The work uses data from 2003 and 2015 of the National Education Evaluation System, focusing on issues related to democratic administration, and gives a statistical treatment to them. The analysis indicates that the North and Northeast regions still have the worst indicators while the Center-South ones have the best. However, in general, Brazil has grown in the conditions of democratization of school administration, especially in terms of a democratic school environment. On the other hand, the forms of schools principals’ recruitment seem to lose strength, since the emphasis is on the use of less democratic models, which emphasize the technical face or the political and electoral tie of the school principals with the government. It seems to be a resumption of the most traditional models of public administration in Brazil.
  • Massification, equity, higher education: the universalization of Cuban higher education Artículos

    Serpa, Gerardo Ramos; Falcón, Adriana López

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do artigo é avaliar os debates e desafios da massificação e universalização da educação superior em várias regiões do mundo e, no caso de Cuba, para apreciar sua relevância para as políticas públicas e boas práticas que se propõem a contribuir através da pertinência e equidade do ensino superior para a sustentabilidade do desenvolvimento. Os métodos de análise documental, analítico-sintético e abordagem em sistema são utilizados, com base em estudos e documentos sobre esta política pública, para caracterizar e apreciar os diferentes pontos de vista e formas de implementar a massificação da educação superior em diferentes contextos, sua interdependência com a equidade social e educacional. Destacam-se as posições divergentes sobre a massificação do ensino superior, pois este processo também inclui a esfera dos estudos de pós-graduação e sua manifestação no caso da universalização do ensino superior cubano.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del artículo es valorar los debates y retos de la masificación y universalización de la educación superior en varias regiones del mundo y en el caso de Cuba, con la finalidad de apreciar su significado para las políticas públicas y las buenas prácticas que se proponen contribuir mediante la pertinencia y equidad de la educación superior a la sostenibilidad del desarrollo. Se emplean los métodos de análisis documental, analítico-sintético y el enfoque en sistema para, a partir de estudios realizados y documentos sobre esta política pública, caracterizar y apreciar los diferentes puntos de vista y formas de implementación de la masificación de la educación superior en diversos contextos, así como su interdependencia con la equidad social y educativa. Se arriba a evidenciar las divergencias acerca de la masificación de la educación superior, cómo este proceso abarca también la esfera de los estudios de posgrado, y su manifestación en el caso de la universalización de la educación superior cubana.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of the article is to assess the debates and challenges of the massification and universalization of higher education in various regions of the world and in the case of Cuba, in order to appreciate its significance for public policies and good practices that are proposed to contribute through the relevance and equity of higher education to the sustainability of development. The methods of documentary analysis, analytic-synthetic and the system approach are used for, on the basis of studies and documents on this public policy, to characterize and appreciate the different points of view and ways of implementing the massification of higher education in different contexts, their interdependence with social and educational equity. The divergent positions on the massification of higher education are highlighted, how this process also covers the sphere of postgraduate studies and its manifestation in the case of the universalization of Cuban higher education.
  • Institutional actions for teachers training: what are the contributions to the development of Bachelors in Teaching? Artigos

    Barros, Conceição de Maria Pinheiro; Dias, Ana Maria Iorio; Cabral, Augusto Cézar de Aquino

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio tiene por objetivo evaluar las contribuciones de acciones de formación docente institucionales para la constitución del docente licenciado. Se desarrolló una investigación cualitativa y descriptiva y estudio de casos múltiples. Se utilizaron las técnicas análisis documental, observación participante y cuestionario. Participaron de la investigación 37 docentes licenciados que actúan en la Universidad Federal de Ceará (Brasil). En. En el proceso de interpretación de los resultados se recurrió al Análisis Hermenéutico del Contenido. Como principales resultados, se tiene: las acciones de formación docente institucionales colaboran para la constitución del docente licenciado por ofrecer subsidios para la producción de conocimientos pedagógicos y propician cambios de paradigmas para la actuación del licenciado como docente en lo que se refiere a los procesos de enseñanza y aprendizaje. Sin embargo, existen lagunas relacionadas con las necesidades específicas del licenciado para que desarrolle conocimientos de la docencia.

    Abstract in English:

    Abstract This study aims to evaluate the contributions of institutional actions for teachers training for the development of Bachelors in Teaching. A qualitative investigation and a multiple case study were developed for this research. It employed documental analysis, participant observation and survey as techniques. The study was applied to 37 bachelors in teaching who work at Universidade Federal do Ceará (Brazil). During the process of interpretation of results, the Hermeneutic Content Analysis was used. The main results show that institutional actions for teachers training contribute to the development of Bachelors in Teaching, by offering subsidies to the production of educational knowledge and by providing paradigm shifts in the actions of bachelors as teachers in the teaching-learning process. However, there are lacks related to the specific needs of bachelors that hinder teaching knowledge development
  • Technology use habits of children under six years of age at home Articles

    Tena, Rosalía Romero; Gutiérrez, María Puig; Cejudo, Maria del Carmen Llorente

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Pais, professores e pesquisadores se preocupam em como o mundo digital e tecnológico afeta crianças entre 0 e 6 anos de idade em casa. O objetivo deste estudo é mostrar o uso que as crianças fazem da tecnologia, as características de seu uso e a relação que elas estabelecem com estas, assim como descobrir se há regras para esse uso e quem as determina. Foi usada uma metodologia quantitativa-qualitativa com aplicação de questionários sobre o uso de tecnologia em casa, entrevistas semiestruturadas e análise do Early Childhood Education Assemblies (ECEA), os quais reproduzem resultados significantes. Por exemplo: apesar da rápida incorporação de tablets e videogames, a televisão é ainda o instrumento favorito da população infantil, seguida de perto por telefones celulares. Resultados indicam que as crianças gastam, em média, 92 minutos por dia vendo TV. Além disso, 92% deles têm um tablet, e gastam, em média, 60 minutos por dia usando computador ou tablet. Pode-se concluir que, aos dois anos, as crianças começam a usar tecnologias da informação e comunicação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Padres, profesores e investigadores se preguntan cómo afecta el mundo digital y tecnológico a los niños de 0 a 6 años en casa. Este estudio pretende mostrar el uso que hacen de las tecnologías los menores, las características de este uso y la relación que el menor establece con este mundo, así como averiguar si existen reglas para su uso y quién las establece. Una metodología mixta cuantitativo-cualitativa, utilizando el “cuestionario sobre el uso de la tecnología en el hogar”, entrevistas semiestructuradas y análisis de las Asambleas de Educación de la Primera Infancia (ECEA), generó resultados muy significativos. Por ejemplo, a pesar de la rápida incorporación de tabletas o consolas de videojuegos, la televisión sigue siendo el dispositivo favorito de la población más joven, seguida de cerca por los teléfonos móviles. Los resultados indican que estos menores pasan una media de 92 minutos al día viendo la televisión. Además, el 92% de ellos tienen una tableta y pasan un promedio de 60 minutos al día usando una computadora o una tableta. Puede concluirse que los niños comienzan a acceder a las TIC y a utilizarlas a la edad de dos años.

    Abstract in English:

    Abstract Parents, teachers and researchers are wondering how the digital and technological world affects young children between 0 and 6 years of age at home. This study aims to show the use they make of it, the characteristics of this use, and the relationship that children establish with technologies, as well as to find out whether there are rules for this use and who sets them. A mixed quantitative-qualitative methodology, using the “questionnaire on the use of technology at home”, semi-structured interviews, and analyses of Early Childhood Education Assemblies (ECEA), generated very significant results. For instance, despite the quick incorporation of tablets or video game consoles, TV is still the favorite device of the youngest population, followed closely by mobile phones. The results indicate that these children spend an average of 92 minutes per day watching TV. In addition, 92% of them have a tablet and spend an average of 60 minutes per day using a computer or a tablet. It can be concluded that children start accessing and using ICT at the age of two.
  • Learning of artistic drawing in higher education: conceptions of students Artigos

    Freire, Luiz Gustavo Lima; Duarte, António Manuel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En el marco de la Fenomenografía, este estudio tuvo como objetivo evaluar y mapear las concepciones de estudiantes universitarios sobre el aprendizaje del dibujo artístico. Un grupo de dieciséis estudiantes de una disciplina libre de dibujo fue entrevistado, entre otros aspectos, sobre la naturaleza, el proceso y el contexto del aprendizaje del dibujo artístico. Las respuestas, sometidas a un análisis de contenido temático, evidenciaron la distinción entre una representación del aprendizaje del dibujo como algo más pasivo - copia de realidades observadas; a través de técnicas y de la práctica; en el ambiente académico - y algo más activo - expresión personal; a través de la comprensión de lo que se percibe y de cambios personales; en el ambiente amplio. También surgió una representación de medio término, que define el aprendizaje del dibujo como algo de intermedio - desarrollo perceptivo; representación de percepciones o de la imaginación; creación de técnicas. La concientización sobre las concepciones de aprendizaje del dibujo artístico puede constituir un factor de su eventual modificación. Así, la taxonomía que resulta de este estudio podrá ayudar a estudiantes, profesores y técnicos en el diagnóstico e intervención sobre ese tipo de concepción.

    Abstract in English:

    Abstract In the scope of Phenomenography, this study had as objective to evaluate and map university students’ conceptions on learning artistic drawing. A group of sixteen students from a free drawing course was interviewed, among other aspects, on the nature, the process and the context of learning artistic drawing. The answers, submitted to a thematic analysis, showed the distinction between a representation of that learning as something more passive - copying observed realities through techniques and practice; in the academic environment - and something more active - personal expression through the understanding of what is perceived and of personal changes, in a broader environment. A middle-term representation also emerged, which defines learning of drawing as something intermediary - perceptual development, representation of perceptions or of imagination, creation of techniques. Awareness of conceptions of learning drawing might be a possible modification factor of those conceptions. Thus, the taxonomy that results from this study can help students, teachers and technicians in the diagnosis and intervention on that type of conception.
  • Practical training from the perspective of students of pedagogy Artículos

    Turra-Díaz, Omar; Flores-Lueg, Carolina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo indagar a percepção que possui o estudante em processo de formação docente sobre a área de formação prática instalada no plano de estudo de dois cursos de pedagogia. A metodologia empregada foi de tipo qualitativa, com um desenho de estudo de caso, utilizando-se como técnica de obtenção de informação a entrevista semiestruturada. Doze estudantes participaram do estudo. Entre os resultados principais destaca-se uma positiva valorização desta área de formação, porquanto permite uma imersão na realidade escolar antecipada e uma aproximação ao papel profissional docente; assim mesmo, reconhece-se como um espaço que contribui a promover processos reflexivos sobre as complexidades “do que fazer” pedagógico, ainda que a nível individual. Por outro lado, observa-se que persiste uma distância entre o conhecimento acadêmico e os saberes requeridos desde a sala escolar até a execução de disciplinas práticas extracurriculares focadas em transmissão de conteúdos, situação que continua na linha de legitimar um entendimento técnico-aplicacionista deste âmbito formativo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo presenta resultados de una investigación que tuvo como objetivo indagar en la percepción que posee el estudiantado en proceso de formación docente sobre el área de práctica, instalada en el plan de estudio de dos carreras de pedagogía. La metodología empleada fue de tipo cualitativa, con un diseño de estudio de casos, utilizándose como técnica de obtención de información la entrevista semiestructurada. Los participantes del estudio fueron 10 estudiantes. Entre los resultados principales se destaca una positiva valoración de esta área de formación, por cuanto permite una temprana inmersión en la realidad escolar y un acercamiento al rol profesional docente; asimismo, se reconoce como un espacio que contribuye a promover procesos reflexivos sobre las complejidades del quehacer pedagógico, aunque a nivel individual. Por otro lado, se observa que persiste una distancia entre el conocimiento académico y los saberes requeridos desde el aula escolar y la ejecución de asignaturas-taller centradas en transmisión de contenidos, situación que continúa en la línea de legitimar un entendimiento técnico-aplicacionista de este ámbito formativo.

    Abstract in English:

    Abstract This article presents the results of a research that aimed to investigate the perception of students regarding the practical training they get in two undergraduate programs in pedagogy. This case study included a semi-structured interview as technique for collecting information. Twelve students participated in this research. Among the main results, it is important to emphasize the positive evaluation of the practical training, because it allows an early immersion in the educational context and an approach to the professional role of the teacher. Additionally, practical training is seen as a factor that contributes to promote the reflections with respect to pedagogical tasks, although it is only at an individual level. Additionally, it is observed that there is a permanent distance between the academic knowledge and the knowledge required from the classrooms, and that there is an execution of school subjects-workshops centered on content transmission, which continues validating an understanding based on an applicationist technique within this educational environment.
  • Implications of concomitance in technical education financed by Pronatec in the Mato Grosso do Sul state education network (2012-2015) Articles

    Oliveira, Arão Davi; Ferreira, Valdivina Alves; Silva, Celeida Maria Costa de Souza e

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa de financiamento da educação profissional lançado em 2011, no governo Dilma Rousseff (2011-2016), sob a Lei n°12.513/2011. Dentre suas ações está o fomento às Redes Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Esta pesquisa discute as implicações da concomitância na educação profissional dos cursos financiados pelo Pronatec na Rede Estadual de Ensino Mato Grosso do Sul (REE/MS), no período de 2012 a 2015. É uma pesquisa documental, bibliográfica e empírica, que utiliza os conceitos: “Estado” de Gramsci (1991) e “acumulação flexível do capital” de Harvey (1992). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores que participaram da implementação do Pronatec na REE/MS, no período estudado. Os resultados indicam que o Pronatec prioriza na REE/MS cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio, o que resultou em altos índices de evasão e reprovação no período estudado.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El Programa Nacional de Acceso a la Enseñanza Técnica y Empleo (Pronatec) es un programa de financiación de la educación profesional lanzado en 2011, en el gobierno Dilma Rousseff (2011-2016), bajo la Ley n ° 12.513/2011. Entre sus acciones está el fomento a las Redes Estaduales de Educación Profesional y Tecnológica. Esta investigación discute las implicaciones de la concomitancia en la educación profesional de los cursos financiados por el Pronatec en la Red Estadual de Enseñanza Mato Grosso do Sul (REEMS), en el período de 2012 a 2015. Es una investigación documental, bibliográfica y empírica, que utiliza los conceptos: “Estado” de Gramsci (1991) y “acumulación flexible del capital” de Harvey (1992).. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con cuatro gestores que participaron en la implementación del Pronatec en la REE/MS, en el período estudiado. Los resultados indican que el Pronatec prioriza en la REE/MS cursos concomitantes y subsecuentes a la escuela secundaria, lo que resultó en altos índices de evasión y reprobación en el período estudiado.

    Abstract in English:

    Abstract The National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec) is a program for financing technical education launched in 2011 under the government of Dilma Rousseff (2011-2016) enacted by Law 12.513/2011. Among its actions is the promotion of the Technical Education Networks in the states. This research study discusses the implications of concomitance in the technical education courses financed by Pronatec in the Mato Grosso do Sul State Education Network (REE / MS), in the period from 2012 to 2015. It is a documentary, bibliographical and empirical research study that uses Gramsci’s concept of “state” (1991) and Harvey’s of “flexible capital accumulation” (1992). Semi-structured interviews were conducted with four managers who participated at the implementation of Pronatec in the REE/MS, during the period studied. The results indicate that in the REE/MS the Pronatec prioritized courses concomitant with or subsequent to standard higher secondary education courses and that resulted in high dropout and failure rates in the studied period.
  • Individualizing formative paths as an organizing principle for upper secondary education curricular policies in Brazil Artigos

    Silva, Roberto Rafael Dias da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo propõe-se a examinar os modos pelos quais a individualização dos percursos formativos é posicionada enquanto um princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio implementadas no Brasil, ao longo desta década. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Curriculares, descreve e analisa como a escolarização juvenil passa a ser redimensionada no âmbito de diferentes “surtos individualizatórios”, intensificados nas condições de uma “economização da vida social” e da visibilização dos paradoxos de uma “crise do Estado”. Realiza uma análise de políticas curriculares mobilizadas nos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente artículo se propone examinar los modos en que la individualización de los itinerarios formativos se sitúa como un principio organizador de las políticas curriculares para la enseñanza secundaria implementadas en Brasil a lo largo de esta década. Al inscribirse en el campo de los Estudios Curriculares, describe y analiza cómo la escolarización juvenil pasa a ser redimensionada en el ámbito de diferentes “brotes individualizadores”, intensificados en las condiciones de una “economía de la vida social” y de la visibilización de las paradojas de una “crisis del Estado”. Se realiza un análisis de políticas curriculares movilizadas en los estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais y Río de Janeiro.

    Abstract in English:

    Abstract This paper aims to examine how individualization of formative paths is positioned as an organizing principle for upper secondary education curricular policies in Brazil across this decade. By working in the Curriculum Studies, it describes and analyzes how young schooling comes to be rescaled into different “individualizing outbreaks”, heightened in the conditions of “economizing the social life” and visibilizing contradictions of a “state crisis”. It analyzes curricular policies in the states of Rio Grande do Sul, Minas Gerais and Rio de Janeiro.
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