Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 27, Issue: 105, Published: 2019
  • “Conhecimento, ignorância, mistério” Editorial

    Gomes, Candido Alberto
  • D. Quixote against the mills: an essay on the Movimento Escola Sem Partido in Brazil Artigo

    Santos, Tiago Ribeiro; Cervi, Gicele Maria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este ensaio serve-se das categorias “sagrado” e “profano” com o objetivo de analisar ideias motoras do Movimento Escola Sem Partido (MESP) que, como hipótese, procura instaurar uma visão de mundo escolar, apoiado em esquemas binários e convencionais de pensamento. Essas duas categorias procuram compreender como o MESP estabelece “deveres de condutas do professor” expressos em seu Projeto de Lei. Essa realidade político-educacional pode ser constituída de duas hipóteses: 1) pela construção social de um mundo heterônomo e virtualmente confuso e 2) pela atualização mítica de um tipo de professor “sagrado” que faria face ao mundo profano supostamente em questão. Estas sinalizam formas simbólicas de um passado cristalizado, constituindo aquilo que Bourdieu chamava de “paradigma de D. Quixote” – uma expressão subjetiva anacrônica à realidade objetiva. A realidade objetiva da educação é apresentada no último item do artigo, a partir de uma interpretação dramática onde tensões entre os valores “sagrado” e “profano” são entendidos como inerentes à condição social de professor.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este ensayo se sirve de las categorías “sagrado” y “profano” con el objetivo de analizar ideas motoras del Movimiento Escuela sin Partido (MESP) que, como hipótesis, buscan instaurar una visión de mundo escolar, apoyado en esquemas binarios y convencionales de pensamiento. Estas dos categorías buscan comprender cómo el MESP establece “deberes de conductas del profesor” expresados en su Proyecto de Ley. Esta realidad político-educativa puede ser constituida de dos hipótesis: 1) por la construcción social de un mundo heterónomo y virtualmente confuso y 2) por la actualización mítica de un tipo de profesor “sagrado” que haría frente al mundo profano supuestamente en cuestión. Estas hipótesis señalan formas simbólicas de un pasado cristalizado, constituyendo eso que Bourdieu llamaba “paradigma de don Quijote” – una expresión subjetiva anacrónica a la realidad objetiva. La realidad objetiva de la educación es presentada en el último ítem del artículo a partir de una interpretación dramática donde tensiones entre los valores “sagrado” y el “profano” son entendidos como inherentes a su condición social de profesor.

    Abstract in English:

    Abstract This essay debates the ideas of the Movimento Escola Sem Partido (MESP) by the “sacred” and “profane” categories analyses. These categories seek to understand how MESP establishes “duties of teacher’s conduct” expressed in its Bill. This political-educational reality can be constituted of two hypothesis 1) by the social construction of a heteronomous world and virtually confusing, and (2) by the mythical actualization of a kind of “sacred” teacher who would face the supposed profane world. These hypotheses signal symbolic forms of a crystallized past, constituting what Bourdieu called the “Quixote paradigm” – an anachronistic subjective expression of objective reality. The objective reality of education is presented in the last section of the article from a dramatic interpretation where tensions between “sacred” and “profane” values are understood as inherent in their social condition.
  • Professional Education in Brazil – expansion for whom? Artigo

    Magalhães, Guilherme Lins de; Castioni, Remi

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste texto é refletir sobre a expansão da Rede Federal de escolas técnicas, que acontece desde 2007. Aborda-se a recente trajetória da Educação Profissional no Brasil, comparativamente com as evidências de resultados dos sistemas de Educação Profissional tradicionalmente citados como referência para o debate sobre modelos dessa modalidade educacional. Busca-se demonstrar que a criação dos Institutos Federais convergiu mais na reprodução do modelo da Universidade em produzir ativos intelectuais do que no aprimoramento do desenvolvimento socioeconômico a partir de ativos econômicos. Dessa maneira, o estudo está apoiado na metodologia de estudos comparados e em dados de pesquisas internacionais. Por fim, não há, nessa reflexão, indicações que mostrem mudanças significativas nas possibilidades de formação profissional dos brasileiros, em boa medida provocada pela chamada “verticalização”, que estimulou a oferta de cursos de educação superior ao invés dos cursos de formação técnica e profissional.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este texto es reflexionar sobre la expansión de la Red Federal de escuelas técnicas, que se realiza desde 2007. Se aborda la reciente trayectoria de la Educación Profesional en Brasil, en comparación con las evidencias de resultados de los sistemas de Educación Profesional tradicionalmente citados como referencia para el debate sobre modelos de esta modalidad educativa. Se busca demostrar que la creación de los Institutos Federales convergió más en la reproducción del modelo de la Universidad en producir activos intelectuales que en el perfeccionamiento del desarrollo socioeconómico a partir de activos económicos. De esta manera, el estudio está apoyado en la metodología de estudios comparados y en datos de investigaciones internacionales. Por último, no hay en esta reflexión indicaciones que muestren cambios significativos en las posibilidades de formación profesional de los brasileños, en buena medida provocada por la llamada “verticalización”, que estimuló la oferta de cursos de educación superior en lugar de los cursos de formación técnica y profesional.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this text is to reflect about the expansion of the Federal Network of technical schools that has been happening since 2007. The recent trajectory of Vocational Education in Brazil is compared with the evidences of results of the Vocational Education systems traditionally cited as reference for the debate on models of this educational modality. There is the tentative to demonstrate that the creation of the Federal Institutes converged more in the reproduction of the model of the University in producing intellectual assets than in improving the socioeconomic development from economic assets. Thus, the study is supported by the methodology of comparative studies and international research data. Finally, there are no indications in this reflection that show significant changes in the possibilities of vocational training of Brazilians, to a large extent caused by the so-called verticalization, which stimulated the offer of higher education courses instead of technical and vocational training courses.
  • Other people’s voices: a reflective inquiry into power and voice within the classroom and the implications of researching one’s own practice Artigo

    Santamaria, Melanie; Ade-Ojo, Gordon

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo de caso piloto foi duplo: explorar o poder e a voz dentro das interações de pequenos grupos dentro de uma sala de aula da escola secundária e explorar as implicações da pesquisa da própria prática como professor-pesquisador. Usando as teorias de dialogismo de Bakhtin e um quadro sugerido por gravações em áudio de interações de um pequeno grupo, foram comparadas com o trabalho escrito independente do aluno, a fim de compreender as vozes usadas e como. Quatro temas principais foram identificados: poder e autoridade; posições de submissão; silêncio e a voz do texto. Os resultados também destacaram como, no meio do ensino, podemos deixar de ver essas dinâmicas de poder e identidade; mas o tempo e o espaço da pesquisa reflexiva permitiram aos pesquisadores ver além do momento e desenvolver a capacidade de ver suas intervenções e estratégias de ensino novamente para apoiar a construção de novos significados.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio de caso piloto fue doble: explorar el poder y la voz dentro de las interacciones de grupos pequeños dentro de un aula de escuela secundaria y explorar las implicaciones de investigar la propia práctica como docente-investigador. Utilizando las teorías de Bakhtin del dialogismo y el marco sugerido por las grabaciones de audio de un grupo pequeño de interacciones se compararon con el trabajo escrito independiente de los estudiantes, para comprender qué voces se usaron y cómo. Se identificaron cuatro temas principales: poder y autoridad; puestos de sumisión; el silencio y la voz del texto. Los hallazgos también resaltaron cómo en medio de la enseñanza podemos fallar en ver estas dinámicas de poder e identidad; pero el tiempo y el espacio de la investigación reflexiva permiten a los investigadores ver más allá del momento y desarrollar la capacidad de ver sus intervenciones y estrategias de enseñanza para apoyar la construcción de un nuevo significado.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this pilot case-study was two-fold: to explore the power and voice within small group interactions within a secondary school classroom and to explore the implications of researching one’s own practice as a teacher-researcher. Using Bakhtin’s theories of dialogism, audio recordings of one small group interactions were compared to student independent written work, in order to understand whose voices were used and how. Four main themes were identified: power and authority; positions of submission; silence and the voice of the text. The findings also highlighted how in the midst of teaching we can fail to see these power and identity dynamics; but the time and space of reflective research enables researchers to see beyond the moment and develop the capacity to see their teaching interventions and strategies anew to support the construction of new meaning.
  • Literacy in public policies: convergences and divergences with the Common National Base Curriculum (BNCC) Artigo

    Pertuzatti, Ieda; Dickmann, Ivo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo se construiu no campo das políticas públicas educacionais, que são referência para o processo de alfabetização e letramento no primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Educação Básica – os primeiros três anos do Ensino Fundamental, no intento de localizar, se existentes, os pontos convergentes e divergentes que normatizam a práxis educativa, bem como tencionar a definição e os conceitos que esses documentos declaram sobre a alfabetização e o letramento. Realizou-se uma análise de conteúdo e documental comparativa sobre as convergências e divergências das indicações e conceitos para o processo de alfabetização e letramento existentes nas leis que regem o Ensino Fundamental, incluindo o documento preliminar da BNCC. Com os resultados obtidos na pesquisa é possível demonstrar que não existe uma afinidade entre os documentos que normatizam a educação brasileira, quando o assunto é alfabetização e letramento.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo se construyó en el campo de las políticas públicas educativas, que son referencia para el proceso de alfabetización e instrucción en el primer ciclo de la Enseñanza Fundamental de la Educación Básica - los primeros tres años de la Enseñanza Fundamental, en el intento de localizar, si existen, puntos convergentes y divergentes que normalizan la praxis educativa, así como la intención de definir la definición y los conceptos que estos documentos declaran sobre la alfabetización y la instrucción. Se realizó un análisis de contenido y documental comparativo sobre las convergencias y divergencias de las instrucciones para el proceso de alfabetización e instrucción existentes en las Leyes que rigen la Enseñanza Fundamental, incluyendo el documento preliminar de la BNCC. Con los resultados obtenidos en la investigación es posible demostrar que no existe una afinidad entre los documentos que reglan la educación brasileña, cuando el asunto es alfabetización e instrucción.

    Abstract in English:

    Abstract This article has been constructed in the field of educational public policies, which are a reference for the literacy process in the first cycle of Basic Education - the first three years of Elementary Education, in an attempt to locate, if convergent and divergent points that normalize the educational praxis, as well as to the definition and concepts that these documents declare on literacy. A comparative content and documentary analysis was carried out on the convergences and divergences of the instructions for the literacy and literacy process in the Laws governing Primary Education, including the preliminary document of the BNCC. With the results obtained in the research it is possible to demonstrate that there is no affinity between the documents that normalize the Brazilian education, when the subject is literacy.
  • Implementation of Pronatec in the view of managers: a case study Article

    Laurentino, Thiago da Silva; Alloufa, Jomária da Mata de Lima

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo objetivou avaliar o processo de implementação do Pronatec no IFPB – campus Picuí, a partir da visão dos gestores, baseando-se na Abordagem Sequencial de Políticas Públicas e utilizando a metodologia da Anatomia do Processo Geral de Implementação. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, do tipo estudo de caso. Para coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental e a entrevista. Os dados foram analisados qualitativamente, através da Análise Documental e da Análise de Conteúdo. Foram identificadas fragilidades e potencialidades nos subprocessos de implementação. Identificaram-se como fragilidades: processos de divulgação que alcançaram públicos limitados; atrasos no repasse dos recursos financeiros; inexistência de capacitação dos servidores e de processos avaliativos internos. Como potencialidades identificaram-se: autonomia e descentralização nos processos decisórios; quantidade de recursos orçamentários; realização de processos seletivos dos implementadores e capacidades dos implementadores.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del estudio fue evaluar el proceso de implementación del Pronatec en el IFPB - Campus Picuí, a partir de la visión de los gestores, basándose en el Enfoque Secuencial de las Políticas Públicas y utilizando la metodología de la Anatomía del Proceso General de Implementación (DRAIBE, 2001). La investigación es evaluativa, del tipo estudio de caso. Para la recolección de datos se utilizaron la investigación documental y la entrevista. Los datos fueron analizados cualitativamente, a través del Análisis Documental y del Análisis de Contenido. Se identificaron fragilidades y potencialidades en los subprocesos de implementación. Se identificó como fragilidades: procesos de divulgación que alcanzaron públicos limitados; retrasos en el traspaso de los recursos financieros; la inexistencia de capacitación de los servidores y de procesos de evaluación interna. Como potencialidades se identificó: autonomía y descentralización en los procesos decisorios; cantidad de recursos presupuestarios; realización de procesos selectivos de los implementadores; capacidades de los implementadores.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this study was to evaluate the process of implementation of Pronatec in the IFPB - Campus Picuí, from the view of the managers, based on the Sequential Approach of Public Policies and using the methodology of the Anatomy of the General Process of Implementation (DRAIBE, 2001). The research is evaluative, of the case study type. For data collection, documentary research and interview were used. The data were analyzed qualitatively through Document Analysis and Content Analysis. Fragilities and potentialities were identified in the implementation sub-processes. We identified as fragilities: disclosure processes that reached limited audiences; delays in the transfer of financial resources; lack of training of public servant and of internal evaluation processes. As potentialities, were identified: autonomy and decentralization in decision-making processes; amount of budgetary resources; execution of selective processes for the implementers; capabilities of the implementers.
  • Determinant quality factors in the practical training of education students Artigo

    González, Sara Serrate; Martín, Sonia Casillas; González, Marcos Cabezas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo contribui para conhecer os fatores determinantes de um treinamento prático de qualidade. Os eixos de interesse da pesquisa se concentram na satisfação dos alunos e na utilidade percebida durante este período de treinamento e na avaliação do assunto. Da mesma forma, o relacionamento existente com variáveis, como o tipo de centro ou as expectativas iniciais, foi estudado. O estudo baseia-se em uma abordagem quantitativa com um projeto de pesquisa pré-experimental com pré-teste e pós-teste. O tratamento dos dados resulta da análise descritiva e inferencial, estudando a relação das diferentes dimensões e a influência ou não de alguns fatores. A satisfação geral com este período é muito alta, observando que os alunos mais satisfeitos consideram que as práticas são mais úteis para o treinamento. Observou-se, também, que o centro atribuído tem uma influência considerável na satisfação dos estudantes. Esses resultados nos permitem tomar decisões que ajudem a melhorar esse processo de prática.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente artículo contribuye a conocer y reconocer aquellos factores determinantes de una formación práctica de calidad. Los ejes de interés de la investigación se centran en la satisfacción de los alumnos y la utilidad percibida durante este periodo formativo y la valoración de la evaluación de la materia. Así mismo, se ha estudiado la relación existente con variables como el tipo de centro o las expectativas iniciales. El estudio se sitúa en un enfoque cuantitativo con un diseño de investigación de tipo pre-experimental con pre-test y post-test. El tratamiento de los datos resulta del análisis descriptivo e inferencial, estudiando la relación de las diferentes dimensiones y la influencia o no de algunos factores. La satisfacción general con este período es muy alta, destacando que los estudiantes que se encuentran más satisfechos consideran que las prácticas son más útiles para su formación. Se ha observado también que el centro asignado influye considerablemente en la satisfacción del estudiante. Estos resultados obtenidos permiten tomar decisiones que ayuden a mejorar dicho proceso de prácticas.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this article is to help us to learn and recognize the factors that determine quality practical training. The research focused on student satisfaction and perceived usefulness during the training period and students’ opinion of the assessment of the subject. The relation between variables such as the type of school or the students’ initial expectations regarding the process was also studied. The study employs a qualitative approach, with a pre-experimental research design using pre-test and post-test. Data analysis was descriptive and inferential, examining the relations between the different dimensions and the influence or not of certain factors. It was confirmed that students’ general satisfaction with this training period was very high, and it can be highlighted that the most satisfied students were also the ones who found the practical training to be most useful for their education. It was also observed that the school they were assigned to considerably influenced student satisfaction. The findings obtained will allow us to make decisions that help to improve practical training.
  • The educative work between targets and productivity: the results agreement in Minas Gerais Artigo

    Araújo, Abelardo Bento

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, analisa-se a contratualização de resultados na educação, que submete o trabalho educativo a determinado conceito de produtividade, impondo metas para a aferição dessa produtividade. A pesquisa qualitativa foi realizada em escola pública da rede estadual, com 15 profissionais, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretor escolar. A discussão se pauta em dois conceitos fundamentais: o de trabalho educativo e o de produtividade do trabalho educativo, ambos decorrentes da concepção de educação como apropriação da cultura, processo de formação do humano-histórico. Assim, revela-se o Acordo de Resultados como política que atravessa o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), mudando o modo como se compreende a produtividade da escola, ditando formas de controle do trabalho educativo e conformando práticas curriculares.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En este artículo, se analiza la contractualización de resultados en la educación, que somete el trabajo educativo a determinado concepto de productividad, imponiendo metas para la medición de esa productividad. La investigación cualitativa fue realizada en escuela pública de la red estadual, con 15 profesionales, entre profesores, coordinadores pedagógicos y director escolar. La discusión se basa en dos conceptos fundamentales: el de trabajo educativo y el de productividad del trabajo educativo, ambos derivados de la concepción de la educación como apropiación de la cultura, proceso de formación del humano-histórico. Así, se revela el Acuerdo de Resultados como política que atraviesa el Sistema Minero de Evaluación y Equidad de la Educación Pública (Simave), cambiando el modo como se comprende la productividad de la escuela, dictando formas de control del trabajo educativo y conformando prácticas curriculares.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyzes the contractualization of results in education, which subjects the educational work to a certain concept of productivity, imposing targets for the measurement of this productivity. The qualitative research was carried out in a public school of the Minas Gerais State, with fifteen professionals, among teachers, pedagogical coordinators and school director. The discussion is based on two fundamental concepts: educative work and the productivity of this work, both arising from the conception of education as the appropriation of culture, a process of human-historical formation. Thus, the results agreement is revealed as a policy that crosses the Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), changing the way in which the school’s productivity is understood, dictating forms of control of the educative work and conforming curricular practices.
  • Environmental education program in Ecuador: theory, practice, and public policies to face global change in the Anthropocene Artigo

    Benítez, Fander Falconí; Paredes, Mónica Elizabeth Reinoso; Collado-Ruano, Javier; Terán, Edwin Fernando Hidalgo; Ibarra, Gelson David León

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em 2008, a nova Constituição do Equador reconheceu os Direitos da Natureza para restaurar a pegada ecológica. Por esse motivo, o objetivo principal deste artigo é refletir sobre as teorias, práticas e políticas públicas desenvolvidas nas escolas equatorianas com o Programa de Educação Ambiental ‘Terra de Todos’. Como resultado, este trabalho integra o conhecimento científico com a sabedoria ancestral, combinando uma ecologia de saberes como uma metodologia de pesquisa transdisciplinar. Parte deste programa é uma adaptação da metodologia TiNi e promove uma consciência ambiental crítica com todos os estudantes das escolas primárias e secundárias. A metodologia TiNi tem a sua origem no Peru e foi aprovada pela UNESCO pelo seu potencial para aprender didáticas socio-ecológicas em contato direito com a natureza. Em conclusão, as políticas públicas de educação ambiental estão destinadas a combater os complexos desafios civilizatórios do Antropoceno para ensinar sobre como sentir, pensar e agir em harmonia com os processos co-evolutivos da natureza, com o fim de (re)desenhar culturas regenerativas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En 2008, la nueva Constitución del Ecuador reconoció los Derechos de la Naturaleza para restaurar la huella ecológica. Por este motivo, el objetivo principal de este artículo es reflexionar sobre las teorías, prácticas y políticas públicas desarrolladas en las escuelas ecuatorianas con el Programa de Educación Ambiental ‘Tierra de todos’. Como resultado, este trabajo integra el conocimiento científico con la sabiduría ancestral, combinando una ecología de saberes como metodología de investigación transdisciplinar. Parte de este programa es una adaptación de la metodología TiNi y promueve una conciencia ambiental crítica con todos los estudiantes de escuelas primarias y secundarias. La metodología TiNi tiene su origen en Perú y fue aprobada por la UNESCO por su potencial para aprender didácticas socio-ecológicas en contacto directo con la naturaleza. Como conclusión, las políticas públicas de educación ambiental apuntan a enfrentar los complejos desafíos civilizatorios del Antropoceno enseñando sobre cómo sentir, pensar y actuar en armonía con los procesos co-evolutivos de la naturaleza, con el fin de (re)diseñar culturas regenerativas.

    Abstract in English:

    Abstract In 2008, the new Constitution of Ecuador recognized the Rights of Nature, in order to restore the ecological footprint. For this reason, the main goal of this article is to reflect about the theories, practices, and public policies developed in Ecuadorian schools with the Environmental Education Program ‘Tierra de Todos.’ As a result, this work integrates scientific knowledge with ancestral wisdom, combining an ecology of knowledge as a transdisciplinary research methodology. Part of this program is an adaptation of the methodology TiNi and promotes a critical environmental awareness with all students of primary and secondary schools. The methodology TiNi has its origin in Peru and was approved by UNESCO for its potential to learn socio-ecologic didactics in direct contact with nature. As conclusion, environmental education public policies aim to face the complex civilizing challenges of the Anthropocene teaching how to feel-think-act in harmony with the co-evolutionary processes of nature, in order to (re)design regenerative cultures.
  • The management of preschool centers in the Maule region (Chile): visions from educational practice Artigo

    Benavides-Moreno, Nibaldo; Donoso-Díaz, Sebastián; Araya, Daniel Reyes; Iturrieta, Tomás Neira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Há mais de duas décadas, o Chile promove importantes iniciativas de maior abrangência e qualidade da educação infantil, que exigem - para sua sustentabilidade - reforçar os processos de gestão dos centros educacionais, problema que não tem antecedentes sistemáticos. Em resposta a essa situação, buscamos identificar os obstáculos que diretores e educadores de escolas de berçário consideram como os mais importantes, a fim de propor políticas para sua melhoria. Nesse contexto, o estudo foi desenvolvido (exploratório-qualitativo), a partir de um questionário de resposta aberta. Os resultados identificam os principais problemas que requerem atenção imediata, a fim de contribuir para o maior impacto das iniciativas indicadas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Desde hace más de dos décadas Chile ha impulsado iniciativas importantes de mayor cobertura y calidad de la educación parvularia, las que requieren -para su sustentabilidad- reforzar los procesos de gestión de los centros educativos, problemática de la que no se posee antecedentes sistemáticos. Atendiendo esta situación, se busca precisar aquellos obstáculos que directoras y educadoras de párvulos estiman como las más importantes, con la finalidad de proponer políticas para su mejoramiento. En este contexto, se desarrolló el estudio (exploratorio-cualitativo), a partir de un cuestionario de respuesta abierta. Los resultados identifican problemas claves que demandan pronta atención, a fin de contribuir al mayor impacto de las iniciativas señaladas.

    Abstract in English:

    Abstract For more than two decades, Chile has promoted important initiatives of greater coverage and quality of early childhood education, which require - for their sustainability - to reinforce the management processes of the educational centers, a problem that does not have systematic antecedents. In response to this situation, we seek to identify the obstacles that preschool centers directors and educators consider to be the most important, in order to propose policies for their improvement. In this context, this study (exploratory-qualitative) was developed, based on an open response questionnaire. The results identify key problems that require prompt attention, in order to contribute to the greater impact of the indicated initiatives.
  • The quality od student mobility of undergraduates in the “Science without Borders” Program Página Aberta

    Fagundes, Caterine; Luce, Maria Beatriz; Silveira, Paloma Dias

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Trata-se de avaliar a qualidade de um programa de mobilidade internacional estudantil e sua pertinência para o país. O artigo apresenta um estudo ex-post-facto , quali-quantitativo, de caráter descritivo, baseado em percepções de estudantes de graduação participantes de mobilidade pelo Programa “Ciência sem Fronteiras”. Constatou-se que o Programa, além de proporcionar novas experiências acadêmicas e conhecimentos, em diferentes contextos de aprendizagem, corroborou suas expectativas relacionadas à valorização profissional e à empregabilidade. Por conseguinte, pode, eventualmente, contribuir para uma positiva avaliação dessa política pública que visava a proporcionar aos jovens melhor formação acadêmico-cultural e, ao Brasil, mais sustentabilidade e competitividade no cenário mundial. De outra parte, foi possível levantar elementos para o aperfeiçoamento da gestão de larga escala e institucional de programas de mobilidade internacional estudantil.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se trata de evaluar la calidad de un programa de movilidad internacional estudiantil y su pertinencia para el país. El artículo presenta un estudio ex post-hecho, cualitativo-cuantitativo, de carácter descriptivo, con base en las percepciones de estudiantes de graduación participantes de movilidad académica por el Programa “Ciencia sin Fronteras”. Fue constatado que el Programa, además de proporcionar nuevas experiencias académicas y conocimientos en distintos contextos de aprendizaje, ha corroborado sus expectativas relacionadas a la valorización profesional y a la empleabilidad. Por conseguinte, pode, eventualmente, contribuir para uma positiva avaliação dessa política pública que visava a proporcionar aos jovens melhor formação acadêmico-cultural e, ao Brasil, mais sustentabilidade e competitividade no cenário mundial. De outra parte, foi possível levantar elementos para o aperfeiçoamento da gestão de larga escala e institucional de programas de mobilidade internacional estudantil.

    Abstract in English:

    Abstract In this paper, we evaluate the quality of a program of international student mobility and its relevance for the nation. This was an ex-post-facto study of qualitative-quantitative descriptive nature, based on the perceptions of undergraduate students who participated of international mobility within the “Science without Borders program”. There is evidence that this program, besides providing new academic experiences and knowledge in different learning contexts, fulfilled the students’ expectations related to enhanced professional value and employability. Thus, eventually, there may be a contribution to a positive evaluation of this public policy designed to offer better academic and cultural development to young people, as well as a more sustainable and competitive positioning to Brazil in the world scenario. On the other hand, it was possible to perceive elements for upgrading management of large scale and institutional programs of student international mobility.
  • Conselho Editorial ad hoc Documentos E Relatórios

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