Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 29, Issue: 110, Published: 2021
  • Tempos diferentes EDITORIAL

    Gomes, Cândido Alberto
  • O que o PISA para Escolas revela sobre uma Rede de Ensino no Brasil? A experiência da Fundação Cesgranrio em 2019 * ARTIGO

    Fontanive, Nilma; Klein, Ruben; Rodrigues, Suely da Silva; Moraes, Alice Nabiça

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O PISA para Escolas, uma avaliação de alunos promovida pela OCDE, foi aplicada no Brasil em duas ocasiões distintas, 2017 e 2019. A edição de 2019 do PISA para Escolas foi administrada somente via computador a uma população de 11.484 alunos pertencentes a 229 escolas públicas e privadas. O PISA para Escolas avalia três áreas de conhecimento com itens de teste calcados nas matrizes de referência do PISA. Os resultados obtidos pelas escolas de cinco Redes de ensino, públicas e particulares, foram agregados em um conjunto de tabelas que possibilitaram a análise comparativa do desempenho dos alunos entre as Redes e com variáveis selecionadas no estudo. Como resultado, observou-se uma variabilidade de desempenho dos alunos das Redes, explicadas em grande parte por suas características socioeconômicas e culturais, práticas de ensino e clima disciplinar. Investigaram-se, também, três aspectos que vêm sendo tratados na literatura mais atual e, entre eles, a prática do bullying , o fenômeno da repetência e a importância das habilidades socioemocionais no contexto escolar.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El PISA para Escuelas, una evaluación de estudiantes promovida por la OCDE, se aplicó en Brasil en dos ocasiones distintas, 2017 y 2019. La edición 2019 de PISA para Escuelas se administró solo por computadora a una población de 11.484 estudiantes pertenecientes a 229 escuelas públicas y privadas. PISA para Escuelas evalúa tres áreas de conocimiento con elementos de prueba basados en las matrices de referencia de PISA. Los resultados obtenidos por las escuelas de cinco redes educativas, públicas y privadas, fueron agregados en un conjunto de tablas que permitieron los análisis comparativos del desempeño de los estudiantes entre las redes y con las variables seleccionadas en el estudio. Como resultado, hubo una variabilidad en el desempeño de los estudiantes en las Redes, explicada en gran parte por sus características socioeconómicas y culturales, prácticas docentes y atmosfera disciplinaria. También se investigaron tres aspectos que han sido abordados en la literatura más actual, entre ellos la práctica del bullying, el fenómeno de la repetición y la importancia de las habilidades socioemocionales en el contexto escolar.

    Abstract in English:

    Abstract PISA for Schools, a student assessment promoted by the OECD, was applied in Brazil in two separate years, 2017 and 2019. The 2019 edition of PISA for Schools was administered, only by computer, to a population of 11,484 students from 229 public and private schools. PISA for Schools assesses three areas of knowledge with items based on the PISA frameworks. The results obtained by the schools of five education networks, public and private, were aggregated in a set of tables that allowed the comparative analysis of the students’ performance between the networks and with variables selected in the study. As a result, there was a variability in the performance of students in the Networks, explained largely by their socioeconomic and cultural characteristics, teaching practices and disciplinary climate. We also investigated three aspects that have been dealt with in the most current literature, and among them, the practice of bullying, the phenomenon of repetition and the importance of socioemotional skills in the school context.
  • Formação de professores e currículo: questões em debate ARTIGO

    Moreira, Antonio Flavio Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo traz uma análise teórica sobre a formação inicial docente e suas relações com o currículo. Busca-se, a partir dos argumentos levantados, configurar uma concepção de qualidade na escola e na formação docente, analisando a formação inicial de modo abrangente, para que se evitem parcialidades e fracionamentos. Como conclusões, aponta-se que essa formação não pode ser vista apenas como uma atividade prática, baseada na racionalidade instrumental, mas como atividade intelectual, pautada pelo exercício consciente da crítica e por uma postura humanista.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo proporciona un análisis teórico de la formación inicial del profesorado y su relación con el currículo. Con base en los argumentos planteados, se busca configurar una concepción de calidad en la escuela y en la formación del profesorado, analizando la formación inicial de forma exhaustiva, a fin de evitar parcialidades y fracciones. Como conclusiones, se señala que este entrenamiento no puede verse solo como una actividad práctica, basada en la racionalidad instrumental, sino como una actividad intelectual, guiada por el ejercicio consciente de la crítica y por una postura humanista.

    Abstract in English:

    Abstract This article provides a theoretical analysis of the initial teacher training and its relationship with the curriculum. Based on the arguments raised, we seek to configure a conception of quality in school and in teacher training, analyzing the initial training comprehensively, in order to avoid partialities and fractions. As conclusions, it is pointed out that this training cannot be seen only as a practical activity, based on instrumental rationality, but as an intellectual activity, guided by the conscious exercise of criticism and by a humanist posture.
  • Regulation and enforcement of educational rights and obligations in Hungary * ARTICLE

    Cserny, Ákos; Cardoso, João Casqueira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O funcionamento de um sistema educacional e sua imagem são influenciados por vários fatores, como a regulação legal, o sistema institucional, as formas de financiamento ou a execução de direitos e obrigações. Este estudo tenta dar ao leitor uma visão geral de alguns elementos das relações educacionais na Hungria, e da forma como moldou seu sistema educacional no meio das suas tradições e das expectativas internacionais. Devido às limitações do seu escopo, o artigo não irá concentrar-se sobre todos os fatores e contextos dos direitos educacionais, e o quadro que descreve está longe de ser completo. A primeira parte do artigo apresenta uma visão geral da formação educacional na Hungria. A segunda parte analisa uma série de direitos e obrigações educativas, para examinar aqueles que são mais característicos e refletem mais de perto as condições educacionais na Hungria. A última parte do artigo centra-se num mecanismo específico de proteção jurídica educativa, o Comissário pelos Direitos Educativos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El funcionamiento de un sistema educativo y su imagen están influenciados por varios factores, como la regulación legal, el sistema institucional, las formas de financiación o la ejecución de derechos y obligaciones. Este estudio trata de dar al lector una visión general de algunos elementos de las relaciones educativas en Hungría, y cómo el país dio forma a su sistema educativo en medio de sus tradiciones y expectativas internacionales. Debido a las limitaciones de su alcance, el artículo no se centrará en todos los factores y contextos de los derechos educativos, y la imagen que describe está lejos de estar completa. La primera parte del artículo presenta una visión general de la formación educativa en Hungría. La segunda parte examina una serie de derechos y obligaciones educativas, con el fin de examinar los más característicos y reflejar más estrechamente las condiciones educativas en Hungría. La última parte del artículo se centra en un mecanismo específico de protección jurídica educativa, el Comisionado para los Derechos Educativos.

    Abstract in English:

    Abstract The operation of an educational system and its image are influenced by several factors, such as legal regulation, institutional system, forms of financing or enforcement of rights and obligations. The study attempts to give the reader an overview of some elements of educational relations in Hungary, and on the way it has shaped its Education system in the midst of its traditions and of the international expectations. Because of the scope limitations, the paper shall not focus on all the factors and contexts of Education rights, so the picture that it describes is far from complete. The first part of the article presents an overview of the educational background in Hungary. The second part looks at a range of educational rights and obligations, in order to examine those that are most characteristic and most closely reflect the educational conditions in Hungary. The last part of the article focuses on a specific educational legal protection mechanism, the Commissioner for Educational Rights.
  • Planejamento e Planos de Educação na Espanha: evolução da produção acadêmica e científica 1978-2016* ARTIGO

    Souza, Donaldo Bello de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo inscreve-se no campo das políticas públicas de Educação Básica na Espanha, com foco na problemática do seu planejamento. A partir de levantamento documental exaustivo, cobrindo certa produção acadêmica e científica publicada neste país (1978-2016), traça um balanço quantitativo e sua evolução com base nas categorias Planejamento da Educação e Planos para a Educação. Como principal conclusão, identifica: i) repercussões dos processos de regulação supranacionais, traduzidos pelo crescente declínio do interesse por estudos relativos ao planejamento da Educação e, a um só tempo, ascensão de estudos que unicamente discutem metas de Planos de Educação; ii) fragmentação do planejamento em uma série de planos pontuais, quase sempre desvinculados entre si; e, ainda, iii) processos pouco participativos de construção desses planos, portanto, à margem de sua discussão e elaboração sociopolítica.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo se refiere al campo de las políticas públicas de Educación Básica en España, centrándose en la problemática de su planificación. Basado en una encuesta documental exhaustiva, que cobre una cierta producción académica y científica publicada en este país (1978-2016), delinea un balance cuantitativo y su evolución en función de las categorías Planificación de la Educación y Planes para la Educación. Como conclusión principal, identifica: i) repercusiones de procesos de regulación supranacionales, traducidos por la creciente disminución del interés en estudios relacionados con la planificación de la Educación y, al mismo tiempo, el aumento de estudios que solo discuten objetivos del Planes de Educación; ii) fragmentación de la planificación en una serie de planes específicos, casi siempre sin relación entre sí; y, aún, iii) procesos participativos de construcción de estos planes, por lo tanto, aparte de su discusión y elaboración sociopolítica.

    Abstract in English:

    Abstract The article is part of the field of public policies for Basic Education in Spain, focusing on the problems concerning their planning. From an exhaustive documental survey, covering certain academic and scientific productions published in this country (1978-2016), this work draws a quantitative balance and its evolution based on the categories: Educational Planning and Plans for Education. As a main conclusion, this article identifies: i) repercussions of the supranational regulation processes, translated by the growing decline of interest in studies related to educational planning and, at the same time, rise of studies that only discuss goals of Education Plans; ii) the planning fragmentation in a series of punctual plans, almost always disconnected among each other, and also; iii) a little participatory process in the construction of these plans, therefore, on the sidelines of their discussion and socio-political elaboration.
  • A figura do “amigo crítico” no desenvolvimento de culturas de autoavaliação e melhoria de escolas ARTIGO

    Leite, Carlinda; Marinho, Paulo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Recorrendo ao conceito de “amigo crítico”, foi realizado um estudo que teve por objetivos identificar e caracterizar a importância que é atribuída à figura do “amigo crítico” como agente promotor de melhoria escolar. Os dados foram recolhidos em três escolas de Educação Básica envolvidas em um projeto de autoavaliação, apoiado por um assessor externo, por meio de entrevistas semiestruturadas aos gestores e de aplicação de um questionário aos elementos das comissões de autoavaliação. A análise de conteúdo das respostas aponta para um reconhecimento da ação do “amigo crítico”, nomeadamente por trazer uma visão crítica das situações e por promover oportunidades de refletir e de debater decisões que apoiam mudanças. O estudo permitiu concluir que as assessorias desenvolvidas na lógica do “amigo crítico” podem fortalecer culturas de autoavaliação de escolas geradoras de melhorias e oportunidades de construção de comunidades de aprendizagem transformacionais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Utilizando el concepto de “amigo crítico” se realizó un estudio que tuvo como objetivo identificar y caracterizar la importancia que se le atribuye a la figura del “amigo crítico” como agente promotor de la mejora escolar. Los datos fueron recolectados en tres escuelas de Educación Básica involucradas en un proyecto de autoevaluación, apoyado por un asesor externo, a través de entrevistas semiestructuradas con gestores y con la aplicación de un cuestionario a los miembros de las comisiones de autoevaluación. El análisis de contenido de las respuestas apunta a un reconocimiento de la acción del “amigo crítico”, es decir, para traer una visión crítica de las situaciones y para promover oportunidades para reflexionar y debatir decisiones que apoyen los cambios. El estudio permitió concluir que las consultorías desarrolladas en la lógica del “amigo crítico” pueden fortalecer culturas de autoevaluación en las escuelas que generan mejoras y oportunidades para construir comunidades de aprendizaje transformacionales.

    Abstract in English:

    Abstract Based on the concept of “critical friend” it was developed a study with the following objectives: identify and characterize the importance attributed to the “critical friend” as a promoter of school improvement. The data were collected in three basic education schools involved in a self-assessment project, supported by an external advisor, using semi-structured interviews with managers and questionnaires to the self-assessment committees. The answers content analysis points to a recognition of the “critical friend” action, namely by bringing a critical view and questions that promote opportunities for reflection and by debating situations that support decision making for change. The study allows to conclude that the advisement developed in a “critical friend” way can strengthen self-assessment cultures to improve schools and opportunities to develop transformational learning communities.
  • Retention in MOOCS: some key factors ARTICLE

    Chiappe, Andrés; Castillo, Blanca Diana Lorena

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O abandono dos alunos nos Cursos Online Abertos Massivos (Mooc) tem sido objeto de debate e preocupação por parte de pesquisadores e profissionais da área educacional durante a última década. Considerando seu crescimento como uma tendência educacional e as pesquisas emergentes geradas sobre esse tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em 131 estudos sobre o atrito nos cMooc e xMoocs. Os resultados destacam o papel da colaboração, o senso de comunidade, a necessidade de certificação e padronização como os principais fatores que afetam o atrito nos Moocs.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La deserción de los estudiantes en los Cursos Masivos Abiertos y en línea (Mooc) ha venido siendo tema de debate y preocupación por parte de educadores e investigadores durante la última década. Teniendo en cuenta su crecimiento como tendencia educativa y la emergente investigación generada en esta materia, se adelantó una revisión sistemática de literatura sobre 131 estudios realizados acerca de la deserción tanto en los cMooc como en los xMooc, cuyos resultados resaltan el papel de la colaboración, el sentido de comunidad, la necesidad de certificación y la estandarización como principales factores que afectan la deserción en los Mooc.

    Abstract in English:

    Abstract The dropping out of students in the Massive Open Online Courses (Mooc) has been the subject of debate and concern on the part of educational researchers and practitioners during the last decade. Considering its growth as an educational trend and the emerging research generated on this topic, a systematic review of literature on 131 studies was conducted about attrition in both cMooc and xMoocs. The results highlight the role of collaboration, the sense of community, the need for certification and standardization as the main factors that affect attrition in Moocs.
  • Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará * ARTIGO

    Andriola, Wagner Bandeira; Araújo, Adriana Castro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Compreender as vivências dos alunos recém ingressos no ambiente universitário é muito relevante, pois essas experiências iniciais são vitais para a permanência e para o sucesso acadêmico. O estudo comparou a adaptação ao ambiente universitário entre estudantes (i) dos gêneros masculino e feminino; (ii) de cursos noturnos e diurnos; (iii) que exercem e não exercem atividades laborais e (iv) cotistas e não cotistas. Empregou-se uma amostra não probabilística de 832 universitários (3,2% dos matriculados), com maioria de mulheres (n = 422 ou 50,7%), com idade de 25 anos (n = 211 ou 25,3%), da área de ciências sociais aplicadas (n = 318 ou 38,2%) e do turno diurno (n = 671 ou 80,6%), que responderam voluntariamente ao Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R). Os resultados revelaram diferenças significativas entre os alunos de distintos: (i) gêneros, no tocante à Dimensão Pessoal (F[1, 830] = 18,1; p < 0,001) e Dimensão Estudo (F[1, 830] = 16,6; p < 0,001); (ii) turnos, no que tange à Dimensão Pessoal (F[1, 830] = 10,9; p < 0,001) e Dimensão Institucional (F[1, 830] = 12,7; p < 0,001); (iii) status laboral, no que concerne à Dimensão Pessoal (F[1, 830] = 7,0; p < 0,01) e à Dimensão Institucional (F[1, 830] = 24,1; p < 0,001) e (iv) status acadêmico (cotistas e não cotistas), no que tange à Dimensão Institucional (F[1, 830] = 4,9; p < 0,05).

    Abstract in Spanish:

    Resumen Es muy relevante comprender las experiencias de los estudiantes que acaban de ingresar al ámbito universitario, ya que estas experiencias iniciales son vitales para la permanencia y el éxito académico. El estudio comparó la adaptación al ambiente universitario de los estudiantes (i) de los géneros masculino y femenino; (ii) de los cursos diurnos y nocturnos; (iii) que ejercen y no ejercen actividades laborales y (iv) cotizantes y no cotizantes. Se utilizó una muestra no probabilística de 832 estudiantes universitarios (3,2% de los matriculados), con una mayoría de mujeres (n = 422 o 50,7%), de 25 años (n = 211 o 25,3%), del área de ciencias sociales aplicadas (n = 318 o 38,2%) y del turno diurno (n = 671 o 80,6%), quienes voluntariamente respondieron el Cuestionario de Experiencias Académicas (QVA-R). Los resultados revelaron diferencias significativas entre estudiantes de diferentes: (i) géneros, con respecto a la Dimensión Personal (F[1, 830] = 18.1; p < 0.001) y a la Dimensión Estudio (F F[1, 830] = 16, 6; p < 0,001); (ii) turnos, con respecto a la Dimensión Personal (F[1, 830] = 10,9; p < 0,001) y a la Dimensión Institucional (F[1, 830] = 12,7; p < 0,001); (iii) situación laboral, con respecto a la Dimensión Personal (F[1, 830]= 7.0; p < 0.01) y a la Dimensión Institucional (F[1, 830] = 24.1; p < 0.001) y (iv) estatus académico (estudiantes cotizantes y no cotizantes), con respecto a la Dimensión Institucional (F[1, 830] = 4.9; p < 0.05).

    Abstract in English:

    Abstract Understanding the experiences of freshmen students in the university environment is very relevant, because these initial experiences are vital for permanence and academic success. The study compared the adaptation to the university environment between students (i) of the masculine and feminine genders; (ii) night and day courses; (iii) who carry out labor activities with those who do not exercise; (iv) quota holders and non-quota holders. A non-probabilistic sample of 832 university students (3.2% of the enrolled students), with a majority of women (n = 422 or 50.7%), aged 25 years (n = 211 or 25.3%), (n = 318 or 38.2%) and daytime (n = 671 or 80.6%), who voluntarily answered the Questionnaire on Academic Experience (QVA-R). The results revealed significant differences among students of different: (i) genders, regarding the personal dimensions (F [1, 830] = 18.1, p < 0.001) and study (F [1,830] = 16,6 ; p < 0.001); (ii) shifts, with respect to the personal dimensions (F [1, 830] = 10.9, p < 0.001) and institutional (F [1,830] = 12,7; p < 0.001); (iii) work status, regarding the personal dimensions (F [1, 830] = 7.0, p < 0.01) and institutional (F [1,830] = 24,1 ; < 0.001); (iv) academic status (quota holders and non-quota holders), with regard to the institutional dimension (F [1, 830] = 4.9, p < 0.05).
  • Elecciones académicas e interés vocacional en alumnado con alta capacidad matemática ARTÍCULO

    García-Perales, Ramón; Jiménez-Fernández, Carmen; Palomares-Ruiz, Ascensión

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A orientação acadêmica e vocacional favorece as escolhas dos escolares, assumindo importância no Ensino Médio. São apresentadas as escolhas acadêmicas e interesse vocacional de um grupo de 22 escolares que, no ano acadêmico de 2011/2012, foram diagnosticados com alta capacidade matemática. No ano acadêmico de 2017/2018, foi realizado um acompanhamento para analisar sua carreira acadêmica e preferência vocacional. A significância estatística aparece nos campos da clara tradição masculina. Resultados que fazem parte da tendência que tem sido amplamente observada de que as desigualdades de gênero persistem na sociedade e na Educação e que nas últimas décadas têm uma clara reflexão sobre a baixa escolha de alunas das disciplinas STEM, mesmo que sejam muito capazes.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La orientación académica y vocacional favorece las elecciones de los escolares, tomando importancia en la Educación Secundaria. Se presentan las elecciones académicas e interés vocacional de un grupo de veintidós escolares que en el curso académico 2011/2012 fueron diagnosticados con alta capacidad matemática. En el curso 2017/2018 se ha realizado un seguimiento a fin de analizar su trayectoria académica y su preferencia vocacional. La significación estadística aparece en los campos de clara tradición masculina. Resultados que se inscriben en la tendencia ampliamente constatada de que persisten las desigualdades de género en la sociedad y en la Educación y que en las últimas décadas tiene un reflejo claro en la baja elección de las alumnas de las disciplinas STEM, aunque sean muy capaces.

    Abstract in English:

    Abstract The academic and vocational orientation favors the choices of the students, taking relevance in Secondary Education. This article presents the academic choices and vocational interest of a group of twenty-two schoolchildren who in the 2011/2012 academic year were diagnosed with high mathematical ability. In the 2017/2018 academic year, a follow-up was made in order to analyze its academic trajectory and vocational preference. Statistical significance appears in fields of clear masculine tradition. These results are part of the widely observed trend that gender inequalities persist in society and in Education and that in recent decades have a clear reflection in the low choice of female students in the STEM disciplines, although they are very capable.
  • O programa Ciência sem Fronteiras e a falha sistêmica no ciclo de políticas públicas * ARTIGO

    Granja, Cintia Denise; Carneiro, Ana Maria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa o programa brasileiro de mobilidade estudantil e acadêmica Ciência sem Fronteiras, utilizando o ciclo de políticas públicas como instrumento metodológico. O estudo baseia-se na literatura, em documentos disponíveis sobre o programa e em um estudo de caso realizado em uma universidade brasileira. O programa mostrou fragilidades de forma sistêmica, ou seja, em todas as fases de seu ciclo, com problemas desde a identificação do problema e a formação da sua agenda, mas tangenciando também sua formulação, implementação e avaliação. Viu-se que a política foi criada e implementada de forma abrupta e que seu desenho não foi adequado para o cumprimento de seus objetivos, além de custar mais do que o planejado e não vir acompanhado de uma avaliação que contemplasse seu ciclo completo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar el programa brasileño de movilidad estudiantil y académica Ciencia sin Fronteras, utilizando el ciclo de políticas públicas como instrumento metodológico. El estudio se basa en la literatura y documentos disponibles sobre el programa y en un estudio de caso realizado en una universidad brasileña. El programa mostró debilidades de manera sistémica, es decir, en todas las fases de su ciclo, con problemas desde la identificación del problema y la formación de su agenda, pero también tangente a su formulación, implementación y evaluación. Se descubrió que la política se creó e implementó abruptamente y que su diseño no era adecuado para cumplir con sus objetivos, costando más de lo planeado y no vino acompañado de una evaluación que incluyera su ciclo completo.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyzes the Brazilian student and academic mobility program called Science without Borders, using the public policy cycle methodological tool. The study is based on the program’s available literature and documents and on a case study carried out in a Brazilian university. The program showed weaknesses in a systemic way, in other words, in all phases of its cycle, with problems occurring since the identification of the problem and formation of its agenda, but also in its formulation, implementation and evaluation. It was noticed that the policy was created and implemented abruptly and that its design was not adequate for the fulfillment of its objectives, also costing more than planned and not contemplating an evaluation of its complete cycle.
  • Performance evaluation of undergraduate courses at a Brazilian Federal University ARTICLE

    Tavares, Rafael Santos; Meza, Lidia Angulo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo tem como objetivo determinar a eficiência de cursos de graduação vinculados a uma universidade federal brasileira contribuindo para a discussão a respeito de modelos de avaliação dentro do ensino superior brasileiro. Utiliza-se a análise envoltória de dados (DEA) para a obtenção de índices de eficiência capazes de refletir a capacidade dos cursos em agregar conhecimento aos estudantes durante o período de formação acadêmica. Assim, o modelo DEA-BCC foi aplicado em dois cenários distintos. No primeiro, os cursos de graduação foram avaliados de maneira conjunta, independentemente de suas diferenças. No segundo cenário, as diferenças de perfil de cada curso foram respeitadas através do agrupamento dessas unidades. Dessa forma, os resultados mostraram que 10 das 31 unidades foram consideradas eficientes, no Cenário 1, ou seja, são cursos que proporcionaram maior capacidade de agregar conhecimento aos alunos no período considerado. Para as unidades ineficientes, foram analisadas algumas variáveis que deveriam ser aprimoradas. Já no Cenário 2, foram identificados os cursos de graduação que servem como referência para as unidades ineficientes.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo determinar la eficiencia de cursos de pregrado vinculados a una universidad federal brasileña contribuyendo a la discusión acerca de modelos de evaluación dentro de la enseñanza superior brasileña. El Análisis Envolvente de Datos (DEA) se utiliza para la obtención de índices de eficiencia capaces de reflejar la capacidad de los cursos en agregar conocimiento a los estudiantes durante el período de formación académica. El modelo DEA-BCC fue aplicado en dos escenarios distintos. En el primero, los cursos de pregrado fueron evaluados en su conjunto, para compararlos, independientemente de sus diferencias. En el segundo escenario, las diferencias de perfil de cada curso se respetaron a través del agrupamiento de esas unidades. De esta forma, los resultados mostraron que 10 de las 31 unidades se consideraron eficientes en el escenario 1, es decir, son cursos que han proporcionado una mayor capacidad para agregar conocimiento a los estudiantes en el período considerado. Para las unidades ineficientes, se analizaron algunas variables que deberían mejorarse. En el escenario 2, cuando los cursos se agrupan por área, se identificaron los pares que sirven como puntos de referencia para los cursos ineficientes.

    Abstract in English:

    Abstract The study aims to determine the efficiency of undergraduate courses associated with a Brazilian Federal University contributing to the discussion about performance evaluation models in the context of Brazilian Higher Education. Data envelopment analysis (DEA) is used to obtain the efficiency indexes that reflect the ability of the courses to add knowledge to students during the academic training period. Therefore, DEA-BCC model is applied in two different scenarios. In the first one, undergraduate courses were evaluated as a whole, to compare them, regardless of their differences. In the second scenario, the profile differences of each course are respected by grouping these units. Thus, the findings showed that 10 of the 31 units were considered efficient in Scenario 1, that is, they are courses that have provided greater capacity to add knowledge to the students in the considered period. For the inefficient units, some variables that should be improved were analyzed. In Scenario 2, when the courses are grouped by area, the peers that serve as benchmarks for the inefficient courses were identified.
  • Avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em Ifes: análise e oportunidades ARTIGO

    Bastos, Tatiane Roldão; Longaray, André Andrade; Sarquis, Aléssio Bessa; Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo explora a literatura da avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, identificando oportunidades de futuras pesquisas. Neste contexto, foi realizada a revisão sistemática da literatura através do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist . Foi selecionado o Portfólio Bibliográfico de artigos cientificamente relevantes, disponíveis e alinhados ao tema de pesquisa, sendo posteriormente realizadas as análises bibliométrica e sistêmica. Ao final deste processo, identifica-se como lacuna de pesquisa a construção de um modelo de avaliação de desempenho que apoie a gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, utilizando a abordagem construtivista, conduzindo à construção de conhecimento no decisor, utilizando escalas ordinais e cardinais, realizando a integração dos indicadores a partir dos conhecimentos do decisor e apresentando níveis de referência, permitindo ações de melhoria.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio explora la literatura sobre evaluación de desempeño para apoyar la gestión de unidades organizativas de universidades públicas, identificando oportunidades para futuras investigaciones. En este contexto, se realizó una Revisión Sistemática de la Literatura utilizando el instrumento Knowledge Development Process - Constructivist. Se seleccionó el Portafolio Bibliográfico de artículos científicamente relevantes, se dispuso y alineó con el tema de investigación, y posteriormente se realizaron análisis bibliométricos y sistémicos. Al final de este proceso, se identifica como una brecha de investigación la construcción de un modelo de evaluación de desempeño que apoye la gestión de las unidades organizativas de las universidades públicas, utilizando el enfoque constructivista, conduciendo a la construcción del conocimiento en el tomador de decisiones, utilizando escalas ordinales y cardinal, integrando los indicadores del conocimiento del tomador de decisiones y presentando niveles de referencia, permitiendo acciones de mejora.

    Abstract in English:

    Abstract This study explores the literature related to performance evaluation to aid the management of organizational units of public universities, identifying future research opportunities. A Systematic Review of Literature was carried out through the Knowledge Development Process - Constructivist. The resulting Bibliographic Portfolio consisted of scientifically relevant articles, freely available and aligned with the research theme, after which bibliometric and systemic analyses were carried out. At the end of this process, we identify as a research gap, the construction of a performance evaluation model that supports the management of organizational units of public universities, using a constructivist approach, leading to the construction of knowledge in the decision maker, using ordinal and cardinal scales, performing the integration of the indicators based on the knowledge of the decision maker and presenting levels of reference, allowing the generation of improvement actions.
  • A importância da Educação Superior na redução das disparidades de renda em Santa Catarina ARTIGO

    Silva, Amanda Maciel da; Moraes, Mário César Barreto; Fischer, Sulivan Desirée; Griboski, Cláudia Maffini

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estado de Santa Catarina situa-se na terceira posição no ranking dos estados brasileiros, considerando o IDH-M, em documento apontado pelo Pnud. Embora esse dado seja favorável, a Educação catarinense encontra lacunas que permitem questionar o desenvolvimento sustentado. Esta pesquisa, de abordagem quantitativa, analisa a importância da Educação Superior no desenvolvimento econômico do estado. A partir do Gini de renda e do Gini educacional, calculados a partir dos dados da Rais de Santa Catarina, entre 2006 e 2017, os índices de concentração de desigualdade permitem inferir que o estado apresenta desigualdades não reveladas por essas médias. A pesquisa permite concluir que a desigualdade vem aumentando ao longo dos anos e que as diferenças nos ganhos salariais entre Ensino Médio e Superior ultrapassam 150%. Percebe-se uma tendência de concentração dos trabalhadores com Ensino Médio em detrimento das demais faixas de escolaridade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estado de Santa Catarina se encuentra en la tercera posición en el ranking de estados brasileños, considerando el IDH-M, en un documento señalado por el Pnud. Aunque este dato es favorable, la Educación en Santa Catarina encuentra brechas que nos permiten cuestionar el desarrollo sostenido. Esta investigación, con un enfoque cuantitativo, analiza la importancia de la Educación Superior en el desarrollo económico del estado. Esta investigación, con un enfoque cuantitativo, analiza la importancia de la Educación Superior en el desarrollo económico del estado. A partir del Gini de ingresos y el Gini educativo, calculado a partir de los datos de la Rais de Santa Catarina, entre 2006 y 2017, los índices de concentración de desigualdad permiten inferir que el estado tiene desigualdades no reveladas por estos promedios. La encuesta nos permite concluir que la desigualdad ha ido en aumento a lo largo de los años y que las diferencias en las ganancias salariales entre la Escuela Secundaria y la Educación Superior superan el 150%. Existe una tendencia a la concentración de trabajadores con Educación Secundaria a expensas de otros niveles educativos.

    Abstract in English:

    Abstract The Santa Catarina state has the third position in ranking of HDI, a development grade appointed by the United Nations Development Program (UNDP). However, Santa Catarina education finds gaps that allow us to question the sustainable development. This research aims to analyze the importance of Higher Education that affect the long run development. Considering the Gini income and Gini educational grade is possible to conclude that the inequality of concentration indices allow us to think that the state does not have inequalities revealed by these meanings. The research shows that inequality has increased in the state and there are many differences in wage gains between high school and Higher Education exceeding 150%. It is noticed an increasing trend of workers in high school in front of other educational groups.
  • Percepciones de los docentes universitarios para la construcción de una cultura de paz PÁGINA ABERTA

    Puin, María Elsa Unriza; Arteaga, Isabel Hernández; Simanca, Fredys Aberto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A investigação apresentada busca determinar as percepções subjacentes à comunidade do professor universitário sobre a cultura da paz. Em um processo de transformação da cultura da violência, com a responsabilidade de contribuir para a transmissão dos elementos para uma construção que gere mudança social. A pesquisa foi trabalhada a partir do paradigma qualitativo, do tipo interpretativo e da análise dos resultados obtidos pela triangulação de uma pesquisa não estruturada, aplicada aos professores, que participaram de forma livre e voluntária. As pessoas foram questionadas sobre os episódios que limitam ou restringem a construção de uma cultura de paz, a percepção que têm sobre os acordos, para saber se confiam ou não neles e, finalmente, se essa cultura de paz está considerando uma experiência de vida que faz parte do cotidiano dos envolvidos. Os professores concordam principalmente que os colombianos não confiam no processo de paz porque não é bem explicado e tem muitos inimigos. Eles disseram que os principais atores da guerra fizeram coisas pelas costas da democracia e até mentiram para os cidadãos. A idade foi considerada como variável organizadora, levando em consideração vários elementos. Em primeiro lugar, os períodos de violência vividos por cada grupo de idades foram diferentes, a linguagem utilizada pelos professores é diferente de acordo com a faixa etária. Em segundo lugar, as didáticas e as pedagogias diferem entre uma e outra e a construção histórica da vida tem visões diferentes de acordo com a experiência e os anos vividos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo muestra los resultados de una investigación que busca determinar las percepciones que subyacen en la comunidad de docentes universitarios acerca de la construcción de una cultura de paz, en un proceso de transformación de una cultura de la violencia y con la responsabilidad de contribuir en la transmisión de elementos que genere cambio social. La investigación fue trabajada desde el paradigma cualitativo de tipo interpretativo y mediante el análisis de los resultados obtenidos por la triangulación de una encuesta no estructurada aplicada a los docentes, quienes participaron libre y voluntariamente. Se cuestionó acerca de los episodios que limitan o restringen la construcción de cultura de paz; igualmente, se buscó determinar si se considera que los colombianos confían en los acuerdos; y finalmente si la paz es experiencia de vida y forma parte de la cotidianidad. Los profesores, en su mayoría, coincidieron en manifestar que los colombianos no confiaban en el proceso de paz, porque este no era muy claro y tenía muchos enemigos; además, dijeron que los actores principales del conflicto actuaban a espaldas de la democracia y, peor aún, que le mintieron al pueblo. Se consideró la edad como la variable organizadora teniendo en cuenta varios elementos. Los periodos de violencia vividos por cada una de las edades fueron diferentes; el lenguaje utilizado por los docentes es distinto según el rango de edad. Las didácticas y pedagogías difieren entre una edad y otra; la construcción histórica de vida tiene diversas miradas según la experiencia y los años vividos.

    Abstract in English:

    Abstract The investigation seeks to determine the perceptions that underlie a community of university professors about the culture of peace. The scenario is a process of transformation of a violence culture with the responsibility of contributing to the transmission of elements that generates social change. The research follows a qualitative paradigm of interpretative type and the analysis of the results is obtained by the triangulation of an unstructured survey applied to the teachers, who participated freely and voluntarily. People were asked about the episodes that limit or restrict the construction of a culture of peace, the perception they have about the agreements, in order to know if they trust or not in them, and finally, if the peace is considered a life experience that is a part of daily life. The professors mostly agree that Colombians do not trust the peace process because it is not well explained and it has many enemies. They said that the main actors in the war do things that do not support democracy and that they even lie to the citizens. The age was considered as the organizing variable taking into account several elements. In the first place, the periods of violence lived by each of the group of ages were different, the language used by the teachers is different according to the age range. In the second place, the didactics and pedagogies differ between one age and another, and the historical construction of life has different views according to the experience and the years lived.
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