Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 29, Número: 113, Publicado: 2021
  • Conselho Editorial ad hoc Agradecimentos

  • A Educação permanente e a formação continuada docente: questões urgentes para um mundo pós-pandêmico Editorial

    Ivenicki, Ana
  • Uma análise estatística multivariada do desempenho das escolas municipais de Ribeirão Preto , Artigo

    Ramos, Mozart Neves; Costa Filho, Antonio José da; Silva, João Bosco Paraíso da; Nascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do

    Resumo em Português:

    Resumo Esse estudo faz uma análise estatística multivariada de componentes principais (ACP) para estabelecer padrões de desempenho escolar para o 5° e o 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ribeirão Preto. As equações matemáticas obtidas de gráficos bidimensionais de ACP revelam que os percentuais de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e em matemática são os indicadores mais significativos para explicar tais padrões de desempenho. A partir dessa análise, foi possível estabelecer vetores de desempenho escolar para cada uma das escolas dos dois anos escolares do Ensino Fundamental aqui considerados. Isso permitiu construir um indicador de heterogeneidade para as escolas da rede municipal de Educação de Ribeirão Preto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio realiza un análisis estadístico multivariado de componentes principales (ACP) para establecer estándares de desempeño escolar para los grados 5º y 9º de la escuela primaria en las escuelas municipales de Ribeirão Preto. Las ecuaciones matemáticas obtenidas de los gráficos bidimensionales de ACP_revelan que los porcentajes de estudiantes con un aprendizaje adecuado en portugués y en matemáticas son los indicadores más significativos para explicar dichos patrones de desempeño.. A partir de este análisis, fue posible establecer vectores de desempeño escolar para cada una de las escuelas de los dos años de Educación Primaria aquí considerados. Esto permitió la construcción de un indicador de heterogeneidad para las escuelas del sistema municipal de Educación de Ribeirão Preto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study performs a multivariate statistical analysis of principal components (PCA) to establish school performance standards for the 5th and 9th grades of the municipal schools in Ribeirão Preto. The mathematical equations obtained from two-dimensional PCA graphs reveal that the percentages of students with adequate learning in Portuguese language and mathematics are the most significant indicators to explain such performance patterns. From this analysis, it was possible to establish school performance vectors for each of the schools in the two elementary school years considered here. Finally, it was possible to establish a quantitative indicator of the heterogeneity for each of the school levels investigated.
  • Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional Artigo

    Vasconcelos, Joyciane Coelho; Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; Rocha, Leonardo Andrade; Khan, Ahmad Saeed

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem como finalidade identificar se as infraestruturas das escolas e se os investimentos públicos em Educação contribuem para elevar o desempenho educacional. Para esse propósito, foi construído o índice de infraestrutura escolar e, em seguida, estimados modelos de regressão quantílica, baseando-se em informações referentes às despesas com Educação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e escolas, obtidas no Censo Escolar da Educação Básica nos anos 2007 e 2017. Os principais resultados mostraram que a implementação de infraestrutura pelo município influencia na qualidade da Educação. De modo geral, o município que carece de mecanismos administrativos voltados para a gestão da Educação reduz sua capacidade de aplicar eficientemente os recursos destinados ao setor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo tiene como objetivo identificar si las infraestructuras escolares y si las inversiones públicas en educación contribuyen a mejorar el rendimiento educativo. Para este propósito, se construyó el índice de infraestructura escolar y, posteriormente, se estimaron los modelos de regresión cuantil, en función de la información relacionada con los gastos de Educación, el Indice de Desarrollo Educativo Básico (Ideb) y las escuelas, obtenida en el Censo Escolar de Educación Básica en los años 2007 y 2017. Los principales resultados mostraron que la implementación de infraestructura por parte del municipio influye en la calidad de la Educación. En general, el municipio que carece de mecanismos administrativos dirigidos a la gestión de la Educación reduce su capacidad para aplicar eficientemente los recursos destinados al sector.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to identify if the infrastructure of schools and public investments in education contribute to an increase in educational performance. For this purpose, a school infrastructure index was created and, afterwards, quantile regression models were estimated, based on information on education expenditures, Index of Development of Basic Education - Ideb, and schools obtained in the Basic Education School Census for the years of 2007 and 2017. The main results showed that the implementation of infrastructure by the municipality influences the quality of education. In general, the municipality that lacks administrative mechanisms aimed at the management of education reduces its capacity to efficiently apply the resources destined to the sector.
  • Indicadores e metas para avaliação do desempenho escolar: Uma análise DEA de dois estágios do IDEB de escolas públicas municipais Article

    Povedano, Rafael; Salgado Junior, Alexandre Pereira; Souza Junior, Marco Antonio Alves de; Rebehy, Perla Calil Pongeluppe Wadhy

    Resumo em Português:

    Resumo Melhorar a qualidade da Educação leva à melhoria das taxas de desenvolvimento social e econômico de indivíduos e países. Poucos estudos buscam identificar práticas efetivas nas áreas pedagógica e gerencial que possam direcionar os atores educacionais em suas ações. Assim, esse estudo tem como objetivo identificar indicadores e metas para o aumento do desempenho escolar na disciplina de português no Ensino Fundamental municipal - nível II. Essas práticas foram identificadas com base na análise das escolas municipais brasileiras de alto desempenho. As escolas foram selecionadas e agrupadas por nível socioeconômico para mensurar a eficiência, por meio da ferramenta DEA de dois estágios. Além disso, foram encontrados 45 indicadores e seus objetivos, que podem aumentar o desempenho das escolas no ensino de leitura de escrita. Eles estão relacionados aos vários atores do processo educacional, como: estudantes, professores e diretores. Alguns indicadores são relacionados às habilidades de gerenciamento do Diretor, reforçando ainda mais seu papel na promoção da qualidade do Ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Mejorar la calidad de la Educación conduce a la mejora de las tasas de desarrollo social y económico de individuos y países. En otro ejemplo, pocos estudios buscan identificar prácticas efectivas en las áreas pedagógicas y de gestión que puedan dirigir a los actores educativos en sus acciones. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo identificar indicadores y objetivos para aumentar el rendimiento escolar en la disciplina de portugués en la Escuela Primaria municipal - nivel II. Estas prácticas se identificaron embasadas en el análisis de las escuelas primarias municipales brasileñas de alto rendimiento. La escuela primaria municipal - nivel II fue seleccionada y agrupada por nivel socioeconómico para medir la eficiencia a través de la herramienta DEA de dos etapas. Los resultados muestran que el aumento de las inversiones no siempre va acompañado de una mejora en los resultados. Además, se encontraron 45 indicadores y sus objetivos, que pueden aumentar el rendimiento de las escuelas en la enseñanza de lectura y escritura. Se relacionan con los distintos actores del proceso educativo, a saber: estudiantes, docentes y directores. De estos actores, algunos se relacionaron con las habilidades de gestión del director, reforzando su papel en la promoción de la calidad de la Enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Improving the quality of Education leads to the improvement of the social and economic development rates of individuals and countries. Furthermore, few studies seek to identify effective practices in the pedagogical and management areas that can direct educational actors in their actions. Thus, this study aims to identify indicators and goals for increasing school performance in the subject of Portuguese in municipal lower secondary Education. These practices were identified based on the analysis of Brazilian municipal Schools of High Performance. Municipal schools were selected and grouped by socioeconomic level to measure efficiency through the two-stage DEA tool. The results show that the increase in current expenditure is not always accompanied by the improvement in the results. In addition, 45 indicators and goals that can increase the performance of schools in reading and writing teaching were found. They are related to the various actors of the educational process, namely: students, teachers and principals. Of these actors, some were related to the Principal’s management skills, reinforcing his/her role in promoting the quality of teaching.
  • O retorno de políticas de desconcentração? Mutações no Programa Nacional de Formação Permanente (PNFP). Córdoba, Argentina Artículo

    Maturo, Yanina Débora; Bocchio, María Cecilia

    Resumo em Português:

    Resumo Nesse artigo pretendemos reconstruir as transformações do Programa Nacional de Formação Permanente (PNFP) de professores, denominado “Nossa Escola”. O foco da análise foram as transformações ocorridas na província de Córdoba, Argentina, após a mudança de governo, em nível nacional, em dezembro de 2015. O trabalho de campo faz parte de duas investigações em andamento realizadas em escolas secundárias de modalidades técnico, profissional e comum. Recuperamos contribuições de entrevistas realizadas com servidores públicos que trabalham em diferentes níveis da administração escolar e que têm tarefas distintas na atuação do programa. A partir das contribuições da Teoria da Regulação Social buscamos caracterizar as novas formas de regulação do programa, identificando as estratégias empregadas pelo governo central e provincial no período de 2016-2019.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo nos proponemos reconstruir las transformaciones del Programa Nacional de Formación Permanente (PNFP) de profesores denominado “Nuestra Escuela”. Centramos el análisis en lo acontecido en la provincia de Córdoba, Argentina, tras el cambio de gobierno, a nivel nacional, en diciembre de 2015. El trabajo de campo se enmarca en dos investigaciones en curso en escuelas secundarias de modalidad técnico profesional y común. Recuperamos aportes de entrevistas realizadas a actores estatales que se desempeñan en diferentes niveles de la administración escolar y que poseen distintas tareas en la puesta en acto del programa. Desde los aportes de la teoría de la regulación social, pretendemos caracterizar las nuevas formas de regulación del programa identificando las estrategias desplegadas por el gobierno central y provincial durante el período 2016-2019.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we propose to reconstruct the transformations of the National Program of Permanent Formation (NPPF) for teachers, called “Our School”. We focus the analysis on what happened in the province of Cordoba after the change of government at the national level in December 2015. The fieldwork is part of two ongoing investigations in secondary schools of common and technical modality. We retrieve contributions from interviews carried out with actors who work at different levels of the school administration and who have different tasks in the enactment of the Program. From the contributions of the theory of Social Regulation, we aim to characterize the new forms of regulation of the program by identifying the strategies deployed by the central and provincial government in the period 2016-2019.
  • Limitações do plano de desenvolvimento institucional dos Institutos Federais de Educação Superior do Brasil Article

    Almeida, Alexandre Nascimento de; Galvão, Anderson Allan Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Os Institutos Federais (IF) são especializados no ensino profissional e tecnológico em diferentes níveis e modalidades. O instrumento para o planejamento e avaliação nas instituições de Ensino Superior no Brasil é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o objetivo do trabalho é avaliar as limitações do PDI para os IF. Para tanto, por meio da aplicação de questionário para os gestores dos IF, obtiveram-se informações que abordaram as limitações do PDI. As principais limitações estiveram relacionadas aos aspectos políticos e institucionais dos IF, demonstrado pela preocupação dos seus gestores com o desconhecimento da comunidade do que venha a ser a própria instituição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los Institutos Federales (IF) están especializados en la enseñanza profesional y tecnológica en diferentes niveles y modalidades. El instrumento para la planificación y evaluación en las instituciones de Enseñanza Superior en Brasil es el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) y el objetivo de este trabajo es evaluar las limitaciones del PDI para las IF. Para ello, a través de la aplicación de un cuestionario para los gestores de los IF, se obtuvieron informaciones que abordaron las limitaciones del PDI. Las principales limitaciones estuvieron relacionadas con los aspectos políticos e institucionales de las IF, demostradas por la preocupación de sus gestores con el desconocimiento de la comunidad de lo que es la propia institución.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Federal Institutes (FI) are specialized in technical and technological vocational education at different levels and modalities. The instrument for planning and evaluation in higher education institutions in Brazil is the Institutional Development Plan (IDP) and the objective of this paper is to evaluate the limitations of the IDP for FI. To do so, the application of a questionnaire to the managers of the FI was carried out and information that addressed the limitations of the IDP was obtained. The main limitations were related to the political and institutional aspects of the FI, demonstrated by the concern of their managers with the lack of knowledge of the community about the institution itself.
  • O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores Artigo

    Parreira, Artur; Lehmann, Lúcia; Oliveira, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo estudia la percepción del impacto de las nuevas tecnologías en la profesión docente: innovaciones tecnológicas denominadas tecnologías de primera y segunda generación, sistemas de inteligencia artificial. La investigación tiene como objetivo identificar la percepción que los docentes tienen de estas innovaciones tecnológicas; saber evaluar su impacto; qué soluciones imaginan para hacer frente a los desafíos que plantean a su acción docente. La metodología de investigación busca dar respuesta a los objetivos, a partir de un cuestionario de recolección de datos, diseñado para obtener información relacionada con cada objetivo. La investigación es parte de un proyecto sobre el impacto de las innovaciones tecnológicas de segunda generación en el empleo y el trabajo. En este artículo se presentan resultados centrados en la actividad docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article studies the impact of new technologies on the Teaching profession: first-generation technologies, and second-generation technologies, the artificial intelligence systems. The research aims: to identify teachers’ perceptions of these technological innovations; to know how they evaluate their impact; and to understand what solutions they envision to deal with the challenges they face as teachers. The research methodology seeks to respond to the objectives, based on a data collection by questionnaire, specifically designed to obtain information related to each objective. This study is part of a research project on the global impact of second-generation technologies on employment and work, and this paper presents the results of the teaching activity.
  • Remando ou guiando o barco? Modelos de governança para as políticas de Educação Superior no Brasil pós-1990 Artigo

    Ma, Janaina; Vieira, Diego Mota

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o papel que os governos no Brasil têm desempenhado na condução de políticas de Educação Superior, tomando como referência uma tipologia que estabelece quatro modos de governança para a este tipo de Educação: o hierárquico, o procedimental, a condução a distância e a autogovernança. Além disso, considera três diferentes fases do Estado avaliador, para analisar o seu grau de autonomia frente aos organismos internacionais. Com base no referencial teórico adotado, conduz-se um estudo de caso do sistema de Educação Superior brasileiro, no período de 1995 a 2017, por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo. Os resultados indicam que o modo de governança das políticas de Educação Superior no Brasil é, predominantemente, de condução a distância, com traços do modo hierárquico. Além disso, evidencia-se que o Estado mantém relativa autonomia frente aos organismos internacionais, dando sinais de aproximação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar el papel que han desempeñado los gobiernos de Brasil en la conducción de las políticas de Educación Superior, tomando como referencia una tipología que establece cuatro modos de gobernanza para este tipo de Educación: la jerárquica, la procedimental, la de conducción a distancia y el autogobierno. Además, considera tres fases distintas del Estado evaluador para analizar su grado de autonomía frente a los organismos internacionales. Con base en el marco teórico adoptado, se realiza un estudio de caso del sistema de Educación Superior brasileño, de 1995 a 2017, a través de la investigación documental y el análisis de contenido. Los resultados indican que el modo de gobernanza de las políticas de Educación Superior en Brasil es, predominantemente, la conducción a distancia, con vestigios del modo jerárquico. Además, es evidente que el Estado mantiene una relativa autonomía frente a los organismos internacionales, mostrando signos de aproximación con la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the role that governments in Brazil have played in the conduct of Higher Education policies, taking as reference a typology that establishes four modes of governance for Higher Education: hierarchical, procedural, steering at distance and self-governance. In addition, it considers three different phases of the of the “evaluator” State to analyze its degree of autonomy vis-à-vis international bodies. Based on the theoretical framework adopted, a case study of the Brazilian Higher Education system is conducted, from 1995 to 2017, through documentary research and content analysis. The results indicate that the mode of governance of higher education policies predominant in Brazil is the steering at distance mode, with traits of the hierarchical mode. In addition, it is evident that the State maintains relative autonomy vis-à-vis international organizations, showing signs of approximation with the Organisation for Economic Co-operation and Development.
  • “Colcha de Retalhos”, experiência estética e narrativa autobiográfica: a arte da escuta na formação inicial docente Article

    Berkenbroc-Rosito, Margaréte May; Souza, Juliana Paiva Pereira de; Souza, Sidclay Bezerra

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o dispositivo formativo e investigativo “Colcha de Retalhos”, uma metodologia e epistemologia desenvolvido por Berkenbrock-Rosito, desde 2001. Neste estudo, apresenta-se o dispositivo Colcha de Retalhos como proposta de formação inicial do professor por meio de Narrativas (Auto) Biográficas em suas dimensões escrita, pictórica e oral no Curso de Pedagogia de uma universidade privada na zona leste da cidade de São Paulo. Na metodologia da pesquisa foi utilizado um questionário contextual, que incluí perguntas sobre o que os participantes gostaram e o que não gostaram na realização da “Colcha de Retalhos”. Os dados foram analisados, sob o enfoque hermenêutico, mostram a importância da “Colcha de Retalhos” como metodologia de escuta dos sujeitos, o que pressupõe a dimensão estética na constituição da identidade docente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar el dispositivo formativo y investigativo llamado “Colcha de Retazos”, una metodología y epistemología desarrollada por Berkenbrock-Rosito, desde 2001. En este estudio, el dispositivo Colcha de Retazos, dentro del enfoque de la investigación autobiográfica, se presenta como una propuesta de formación inicial del docente por medio de narrativas en sus dimensiones escrita, pictórica y oral, en el Curso de Pedagogía de un área privada universitaria el lado este de la ciudad de São Paulo. En la metodología de la investigación fue utilizado un cuestionario contextual, en el cual se incluían preguntas referentes a la aceptación y recepción de los participantes con referencia a la realización de la “Colcha de Retazos”. Los datos recopilados fueron analizados bajo el enfoque hermenéutico, indicaron la importancia de la “Colcha de Retazos” como una metodología de escucha de los sujetos, que presupone la dimensión estética en la constitución de la identidad docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this paper is to analyze “Quilt”, a formative and investigative device, methodology, and epistemology developed by Berkenbrock-Rosito and used since 2001. In this study, we present Quilt, a device intended to contribute to teacher education through the production of written, pictorial, and oral (auto)biographical narratives, in the Pedagogy Course of a university private area on the east side of the city of São Paulo. The methodology included a contextual questionnaire featuring questions on what “Quilt” participants liked and did not like about the experience. Data shows that “Quilt” can be considered a valuable methodology to listen to subjects, which postulates the existence of an aesthetic dimension in the constitution of one’s teaching identity.
  • Determinantes acadêmicos da retenção no Ensino Superior Artigo

    Araújo, Ana Cléssia Pereira Lima de; Mariano, Francisca Zilania; Oliveira, Celina Santos de

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve por objetivo verificar possíveis determinantes da retenção nas instituições federais brasileiras, analisando por áreas de conhecimento dos cursos presenciais. Para tanto, identificaram-se os alunos na situação de retido, dentre os concludentes, considerando a base de dados obtida do Censo de Educação Superior para o ano de 2016. A partir de três níveis ordenados do período de retenção, a aplicação de um modelo de escolha multinomial ordenado permitiu obter as seguintes conclusões: em geral, considerando uma retenção acima de dois anos, características como ser do sexo masculino, ou da raça branca, ou participante das políticas afirmativas ou ingressante por meio do Enem contribuem de forma negativa sobre a probabilidade de retenção. Além disso, destaca-se que a ampliação de bolsas e de apoio assistencial das instituições se mostrou relevante para conter a retenção em todas as áreas de conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo verificar posibles determinantes de la retención en las instituciones federales brasileñas, analizando por áreas de conocimiento de los cursos presenciales. Para ello, se identificó a los alumnos en la situación de retenido, entre los concluyentes, considerando la base de datos obtenida del Censo de Educación Superior para el año 2016. A partir de tres niveles ordenados del período de retención, la aplicación de un modelo de elección multinomial ordenado permitió llegar a las siguientes conclusiones: en general, considerando una retención superior a dos años, características como ser del sexo masculino, o ser de raza blanca, o participantes en políticas positivas o ingresante a través de Enem contribuyen negativamente a la probabilidad de retención. Además, se destaca que la ampliación de becas y el apoyo asistencial de las instituciones resultó relevante para contener la retención en todas las áreas del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to verify possible determinants of retention in Brazilian federal institutions, analyzing by areas of knowledge of the presential courses. For this, students were identified in the retention situation, among the conclusive ones, considering the database obtained from the Census of Higher Education for the year 2016. Through three levels ordered of the retention period, the application of an ordered multinomial choice model allowed to obtain the following conclusions: in all the areas of knowledge, increasing age is a determinant that rises the probability of retention of students, whereas if the student is male, white race, participant of affirmative policies and incoming by Enem is less likely to be withheld. In addition, it should be pointed out that the expansion of scholarships and assistance from institutions has proved to be relevant to contain retention in all areas of knowledge.
  • Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo Artigo

    Cespedes, Juliana Garcia; Minhoto, Maria Angélica Pedra; Oliveira, Suzana Cristina Pereira de; Rosa, Anderson da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O Programa de Auxílio Para Estudantes (Pape), da Universidade Federal de São Paulo, destina-se à assistência de estudantes com renda familiar per capita de até a 1,5 salário mínimo para garantir sua permanência na universidade. Os recursos vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O artigo analisa a eficácia do Pape e os possíveis impactos sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, são comparados a evasão e os coeficientes de rendimento entre os participantes do Pape e os não participantes com perfil de renda igual. Os resultados mostram que, entre os participantes do Pape, o percentual de evadidos é menor e que o coeficiente de rendimento é maior e menos disperso. Conclui-se que o programa tem sido eficaz para garantir a permanência de estudantes vulneráveis e para promover condições de melhor desempenho acadêmico, porém, para preservá-lo, seria preciso ampliar seus recursos e transformar o Pnaes em política de Estado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Programa de Ayuda Estudiantil (Pape) de la Universidad Federal de São Paulo está diseñado para ayudar a los estudiantes con un ingreso familiar per cápita de hasta 1.5 salarios mínimos para garantizar su permanencia en la universidad. Los recursos provienen del Programa Nacional de Asistencia Estudiantil (Pnaes). El artículo analiza la eficiencia de Pape y los posibles impactos en el rendimiento académico. Para ello, compara la evasión y los coeficientes de ingresos entre los participantes de Pape y los no participantes con el mismo perfil de ingresos. Los resultados muestran que, entre los participantes de Pape, el porcentaje de deserción es menor y que el coeficiente de ingresos es mayor y menos disperso. Se concluye que el programa ha sido eficaz en garantizar la permanencia de estudiantes vulnerables y en promover condiciones para un mejor desempeño académico, sin embargo, para preservarlo sería necesario ampliar sus recursos y transformar el Pnaes en política de Estado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Student Aid Program (Pape) of the Universidade Federal de São Paulo is designed to assist students with a per capita family income of up to 1.5 minimum wages to guarantee their stay in the university. The resources come from the National Program of Student Assistance (Pnaes). The article analyzes the efficiency of Pape and the possible impacts on academic performance. To do so, the evasion and the coefficients of academic achievement between Pape participants and non-participants with the same income profile were compared. The results show that among Pape participants the percentage of evaders is lower and the coefficient of performance is larger and less dispersed. We conclude that the program has been efficacious to ensure the permanence of vulnerable students and to promote conditions of better academic performance, but to preserve it, it is necessary to expand its resources and transform the Pnaes into State policy.
  • Respostas às demandas políticas na pesquisa científica e na terceira missão em instituições de Ensino Superior especializadas: estudo comparado entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, e o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal Artigo

    Lievore, Caroline; Pilatti, Luiz Alberto; Teixeira Sobrinho, João Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa visa a compreender o modelo ideado e as respostas de duas Instituições de Ensino Superior (IES) caracterizadas como especializadas: no Brasil, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e em Portugal, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no que concerne às políticas desenvolvidas para pesquisa e na terceira missão das universidades, a extensão. O corpus de pesquisa foi composto por documentos oficiais e por entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores e com políticos brasileiros e portugueses. Os dados foram tratados por meio da técnica de Análise de Conteúdo categorial. Constatou-se que a UTFPR, no seu idear, foi concebida com características de uma universidade especializada. Entretanto, por mudanças experienciadas no campo político, houve um afastamento das características ideadas, possivelmente alterando seu modelo. O IPB manteve-se fiel ao modelo ideado na sua criação, realizando pesquisa diretamente vinculada ao território, com impacto econômico na região. Conclui-se que as organizações analisadas responderam de formas diferentes às demandas políticas implementadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tiene como objetivo comprender el modelo concebido y las respuestas de dos instituciones de Educación Superior (IES) caracterizadas como especializadas: en Brasil, la Universidad Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR), y en Portugal, el Instituto Politécnico de Bragança (IPB), en lo que respecta a las políticas desarrolladas para la investigación y en la tercera misión de las universidades, la extensión. El corpus de investigación estuvo compuesto por documentos oficiales y entrevistas semiestructuradas, realizadas con directivos y políticos brasileños y portugueses. Los datos fueron tratados mediante la técnica de Análisis de Contenido categórico. Se encontró que la UTFPR, en su ideación, fue diseñada con las características de una universidad especializada. Sin embargo, debido a los cambios vividos en el campo político, se produjo un alejamiento de las características idealizadas, posiblemente cambiando su modelo. El IPB se mantuvo fiel al modelo concebido en su creación, realizando investigaciones directamente vinculadas al territorio, con impacto económico en la región. Se concluye que las organizaciones analizadas respondieron de diferentes formas a las demandas políticas implementadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to understand the model conceived and the responses of two Higher Education institutions characterized as specialized, in Brazil, the Federal Technological University of Paraná (UFTPR), and in Portugal, the Polytechnic Institute of Bragança (IPB), in what concerns the policies developed for research and the third mission of the universities, the extension. The research corpus was composed of official documents and semi-structured interviews, carried out with Brazilian and Portuguese managers and politicians. Data were treated using the Content Analysis technique. It was found that UTFPR, in its idea, was designed with the characteristics of a specialized university. However, due to changes experienced in the political field, there was a departure from the characteristics conceived, possibly altering its model. The IPB remained faithful to the model conceived in its creation, conducting research directly linked to the territory, with economic impact on the region. It is concluded that the analyzed organizations responded in different ways to the implemented political demands.
  • A Educação no entardecer da vida Página Aberta

    Barros, Aparecida da Silva Xavier; Alves, Thelma Panerai; Luiz, Márcia Karina da Silva; Souza, Elicia Barros Guerra

    Resumo em Português:

    Resumo Nesse artigo, abordamos o acesso da população idosa à Educação Formal no Brasil, uma reflexão de grande importância, uma vez que ainda é bastante significativa a parcela dessa população que tem sido privada do bem simbólico que a Educação constitui. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta documental e bibliográfica de dados e de informações. Os resultados obtidos apontam que, com o aumento da expectativa de vida no país, cresce a necessidade de políticas e programas educacionais permanentes e presentes em todo o território nacional, que deem conta de atender às necessidades e às singularidades dos idosos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo abordamos el acceso de la población anciana a la Educación formal en Brasil, una reflexión de gran importancia, ya que la porción de esta población que se ha visto privada del bien simbólico que constituye la Educación es todavía bastante significativa. Se trata de una investigación de abordaje cualitativo, con recogida documental y bibliográfica de datos e información. Los resultados obtenidos muestran que, con el aumento de la esperanza de vida en el país, existe una creciente necesidad de políticas y programas educativos permanentes en todo el territorio nacional, que sean capaces de atender las necesidades y singularidades de las personas mayores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we address the access of the elderly population to formal Education in Brazil, a reflection of great importance, since it is still quite significant the portion of this population that has been deprived of the symbolic good that education constitutes. This is a qualitative approach research, with documentary and bibliographic data and information collection. The results obtained indicate that, with the increase in life expectancy in the country, grows the need for permanent and present educational policies and programs throughout the national territory, which address the needs and singularities of the elderly.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br