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Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro1 1 - Esta pesquisa contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na modalidade “Auxílio a projeto de pesquisa regular”, processo no2016/00617-6.

Communists and practices of youth physical education in the 1930s in the city of Rio de Janeiro3 3 - This work was supported by São Paulo Research Foundation, process number 2016/00617-6.

Resumo

Este estudo buscou compreender como eram construídas as representações dos comunistas sobre a educação física dos jovens, em contraposição com outras vertentes políticas na década de 1930, principalmente no Rio de Janeiro. Embora as juventudes e seus agrupamentos tivessem diferentes objetivos e origens, nossa pesquisa pretendeu demonstrar que os grupos tutelados por movimentos políticos, como a juventude comunista, buscavam nas práticas de educação física, que comungavam e atraíam os interesses dessa população, legitimar seus objetivos através de sua crescente atuação em grupos de jovens atletas. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa documental que teve como fontes principais jornais influenciados pelo movimento comunista e, em segundo plano, aqueles produzidos pelo movimento integralista. Utilizamos, ainda, reportagens da grande imprensa. Esse conjunto de fontes foi publicado, principalmente, no Rio de Janeiro, em cujos arquivos foram encontrados 36 documentos produzidos entre 1930 e 1937, os quais foram analisados a partir das categorias juventude e educação física. O estudo concluiu que, para os comunistas, as associações juvenis populares, promovidas pela prática de esportes amadores, seriam espaços propícios para o estabelecimento de vínculos entre a juventude comunista e os jovens atletas. Os comunistas perceberam as associações esportivas constituídas por grupos de jovens como espaços de disputa com os integralistas, uma vez que a luta ocorria também no campo cultural e não somente no político. Fomentar uma frente ampla, impactar a cultura juvenil, aproximar-se de outras experiências de juventude, como os grupos esportivos, era preparar a revolução tanto no aspecto cultural, como no político.

Juventude; Comunismo; História da educação; Educação física

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