Impactos decorrentes do contexto de trabalho |
Aumento da carga de trabalho ( MANCEBO, 2010MANCEBO, Deise. Trabalho docente na educação superior brasileira: mercantilização das relações e heteronomia acadêmica. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 23, n. 2, p. 73-91, 2010. ) |
“Maiores dores estão relacionadas à má postura, típica das atividades de pesquisa ou que exigem muita concentração, o que prolonga o tempo sentado” |
Intensificação das atividades docentes ( SGUISSARDI; SILVA JÚNIOR, 2009SGUISSARDI, Valdemar.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico . São Paulo: Xamã, 2009. 315p. ) |
“As tarefas administrativas ocupam uma boa parte do tempo útil. Elas são muitas, difíceis de prever, aleatórias e, portanto, impedem um bom planejamento” |
Sobrecargas mentais que afetam a saúde ( MARTINEZ, 2002MARTINEZ, Maria Carmem. As relações entre a satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e a saúde do trabalhador . 2002. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. ) |
“Apesar da liberdade de poder parar quase todas as minhas atividades quando eu quero, muitas vezes acabo esquecendo de sair do computador” |
Professores produtivos ( BOSI, 2007BOSI, Antônio de Pádua. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação & Sociedade , Campinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, 2007. ) |
“Corrigir provas é cansativo, você precisa reproduzir a linha de raciocínio de cada aluno e dar uma nota justa, que o aluno entenda como foi calculada e atribuída” |
Condições da organização do trabalho |
Atuação na pós-graduação torna o desafio maior ( HUTZ et al., 2010HUTZ, Cláudio Simon et al. Perfil, avaliação e metas de produção intelectual dos programas de pós-graduação em psicologia. Revista Psicologia , Porto Alegre, v. 23, supl. 1, p. 25-34, 2010. ) |
“Considero mentalmente desgastante participar de reuniões, lidar com falta de recursos e tempo escasso, além das cobranças abusivas por publicações [para pós-graduação]” |
Trabalho não se encerra com o fim do expediente ( MANCEBO; GOULART; DIAS, 2010SGUISSARDI, Valdemar.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico . São Paulo: Xamã, 2009. 315p. ) |
“Às vezes é sábado à tarde, domingo à noite e estamos corrigindo provas, trabalhos, respondendo aluno por WhatsApp” |
Trabalho invisível ( MANCEBO; GOULART; DIAS, 2010SGUISSARDI, Valdemar.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico . São Paulo: Xamã, 2009. 315p. ) |
“O esforço é predominantemente mental, e bem menos físico” |
Problemas causados pelo contexto do trabalho |
Sensação de que há algo de irracional e até antiético sobre a atividade ( MANCEBO, 2013MANCEBO, Deise. Trabalho docente e produção de conhecimento. Psicologia & Sociedade , Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 519-526, 2013. ) |
“Saí da pós-graduação porque fiquei gravida e percebi que não ia atingir a pontuação de publicação necessária” |
“Mal-estar” docente, apatia, doenças físicas, mentais e ocupacionais ( DEJOURS, 2004DEJOURS, Christophe. Subjetividade, trabalho e ação. Production , São Paulo, v. 14, n. 3, p. 27-34, 2004. ; MANCEBO, 2007MANCEBO, Deise. Trabalho docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer. Psicologia , Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 77-83, 2007. ) |
“Relacionamento com colegas de departamento é frustrante, desanimador e desestimulante, considerando que seus posicionamentos diante do curso valorizam o individual em detrimento do coletivo” |
Percepção sobre o sistema avaliativo da CAPES |
Estímulo à produtividade ( LUZ, 2005LUZ, Madel Therezinha. Prometeu acorrentado: análise sociológica da categoria produtividade e as condições atuais da vida acadêmica. Physis, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 39-57, 2005. ; LÉDA, 2009LÉDA, Denise Bessa. Trabalho docente no ensino superior : análise das condições de saúde e de trabalho em instituições privadas do estado do Maranhão. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. ; MANCEBO 2006MANCEBO, Deise. Em discussão: o trabalho docente. Estudos e Pesquisas em Psicologia , Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 1-5, 2006. ; 2010; 2011; 2013) |
“O sistema de avaliação da nossa produtividade intelectual é péssimo, motivador de um produtivismo sem qualidade e sem qualquer retorno à sociedade” |
Limitação e mercantilização do processo de conhecimento ( PATRUS; DANTAS, SHIGAKI, 2015PATRUS, Roberto; DANTAS, Douglas Cabral; SHIGAKI, Helena Belintani. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares? Cadernos Ebape, Brasília, DF, v. 13, n. 1, p. 1-18, 2015. ). |
“Compensa mais publicar com alguém de fora da universidade do que desenvolver uma pesquisa com um colega do departamento, porque precisamos da pontuação e isso é desestimulante” |