Determinantes do desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio

Rogério Severiano Dutra Giselle Bezerra Mesquita Dutra Paulo Henrique Nobre Parente Lya Oliveira da Silva Souza Parente Sobre os autores

Resumo

O objetivo do estudo é investigar em que medida os contextos determinam o desempenho dos Institutos Federais do Brasil no ENEM. Para a consecução do trabalho, optou-se por utilizar o ENEM como fonte de avaliação educacional, por apresentar características como funções somativa e proativa, de periodicidade pontual, com orientação a tomada de decisões, do tipo formal e de larga escala. O levantamento e a coleta de dados relativos aos contextos e aos desempenhos educacionais dos Institutos Federais do Brasil divulgados pelo INEP constituíram o conjunto amostral de 865 observações relativas aos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. O delineamento metodológico dispôs da aplicação de métodos univariados de medidas de tendência central e de dispersão, assim como de testes de comparação de médias amostrais; Teste t de Student para comparação de duas amostras; e Anova para comparação acima de duas amostras. Como principais achados da pesquisa, tem-se que a hipótese de que os contextos determinam diferenças significantes entre os desempenhos dos Institutos Federais do Brasil foi confirmada para os contextos regionais, para o espaço geográfico e para o perfil socioeconômico discente. Quanto ao contexto relativo ao porte escolar, mesmo não apresentando diferenças significativas de desempenho evidenciadas pelos testes, as áreas do conhecimento em Ciências Humanas e Redação apresentaram indícios de superioridade nos Institutos Federias de menor porte; já em Matemática e suas Tecnologias, o teste apresentou diferenças significativas, com desempenho superior nos Institutos de maior porte escolar. Outro achado da pesquisa foi a identificação do perfil dos Institutos Federais participantes do ENEM, o que foi fortemente percebido na zona urbana das regiões Nordeste e Sudeste, que apresentaram elevado quantitativo de alunos de classe média matriculados.

Avaliação educacional; Contexto escolar; Desempenho educacional; Institutos Federais do Brasil

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