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Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 1 1 - Parte deste texto foi apresentada oralmente no GT 22 e consta nos anais do VIII Congresso da ABraSD, ocorrido em Porto Alegre, entre 08 e 10 de novembro de 2017.

The Human Rights Education Notebook and governance: some similarities with documents from UNESCO and the United Nations Development Program

Resumo

O Caderno Educação em Direitos Humanos ( CEDH ) indica que confia nos processos de governança para solucionar uma parte expressiva dos problemas educacionais. Essa convicção é muito semelhante à que tem sido externada também por diversos organismos internacionais, lideranças políticas, governantes e organizações da sociedade civil. A esses agentes caberia a tarefa de compor uma rede de ações e de procedimentos para expandir uma forma de educação capaz de transformar as pessoas em sujeitos de direitos e em indivíduos dotados da capacidade de impulsionar mudanças expressivas em sua vida e na vida dos demais indivíduos que vivem ao seu redor. Por meio de uma pesquisa documental histórico-hermenêutica concluiu-se que as prescrições, postas no CEDH, para trabalhar os princípios que orientam as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos , têm similaridades com as sugestões de geração de políticas de enlaçamento de diversos agentes, postas nos Relatórios do Desenvolvimento Humano do PNUD e nos Relatórios de Monitoramento Global das Metas de Educação para Todos , da UNESCO.

Educação; Direitos humanos; Governança; Desenvolvimento humano

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