ERRATA
Em nosso número anterior (v. 31, n.1), as referêncais bibliográficas do artigo "A Internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas culturais", de autoria de Marcelo Giordan, foram publicadas de forma incompleta. Reproduzimos abaixo as referências corretas:
Referências bibliográficas
BELINTANE, C. Por uma ambiência de formação contínua de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 177-193. 2002.
BRUNER, J. Vygotsky: a historical and conceptual perspective. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). Culture, communication and cognition: vygotskian perspectives. New York: Cambridge Uni Press, 1985. p. 21-34.
BURKE, K. The philosophy of literary form. 3. ed. Berkeley: University California Press, 1973.
______. A grammar of motives. Berkeley: University California Press, 1969.
CANDELA, A. A construção discursiva de contextos argumentativos no ensino de ciências. In: COLL, C.; Edwards, D. (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 143-169.
______. Student's power in classroom discourse. Lingustics and education, USA. Ablex Publishing Corporation, v.10, n.2, p. 139-163, 1999.
COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.). Ensino, aprendizagem e dsicurso em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
EDWARDS, A. D.; WESTGATE, D. P. G. Investigating classroom talk. 2nd ed. Bristol, UK: Falmer, 1994.
EISENSTEIN, E. L. A revolução da cultura impressa. São Paulo: Ática, 1998.
GIORDAN, M. Correio e bate-papo: a oralidade e a escrita ontem e hoje. Química Nova na Escola, São Paulo, v.8, p.17-19. 1998.
______. Tutoring through the internet: how students and teachers interact to construct meaning. International Journal of Science Education, London, v. 26, n.15, p. 1875-1895, 2004.
LACERDA SANTOS, G. A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.2, p. 303-312. 2003.
DE LAPLANE, A. L. F. Interação e silêncio na sala de aula. Cadernos Cedes, São Paulo, v. 50, p. 55-69. 2000.
LEMKE, J. L. Talking science: language, learning and values. Norwood, New Jersey: Ablex Pub, 1990.
LOTMAN, Y. M. Text within a text. Soviet Psychology, Rússia, v.26, n.3, p. 32-51, 1988.
MACEDO, M. S. A. N.; MORTIMER, E. F. A dinâmic discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita. Educação e Sociedade, Campinas, v. 72, p. 153-173, 2000.
MEHAN, H. Learning Lessons. Cambridge, MA: Harvard Press, 1979.
MERCER, N. As perspectivas socioculturais e o estudo do discurso em sala de aula. In: COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.) Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 13-28.
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.7, n.3. 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
RAMIREZ, J. D.; WERTSCH, J. V. Retórica e alfabetização: as funções do debate na educação de adultos. In: COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.) Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 201-222.
ROJO, R. H. R. Agir, obedecer e as formas de dizer a ação: as interações familiares na construção das ações, da linguagem e do sujeito social. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 15, n. 2, p. 237-267. 1999.
SINCLAIR, j. McH.; COULTHARD, R. M. Towards an analysis of discourse. London: Oxford Univ. Press, 1975.
VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
WELLS, G. Da advinhação à previsão: discurso progressivo no ensino e na aprendizagem de ciências. In: COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.) Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 107-142.
WERTSCH, J. V. Voices of the Mind. Cambridge. EUA: Havard Uni Press, 1991.
______. Mind as action. New York: Oxford Uni Press, 1998.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.: ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Jornal of Child Psychology and Psychiatry. Londres, v. 17, p. 89-100, 1976.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
23 Fev 2006 -
Data do Fascículo
Ago 2005