Acessibilidade / Reportar erro
Educação e Pesquisa, Volume: 34, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

    Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto; Belintane, Claudemir; Almeida, Maria Isabel de; Oliveira, Marta Kohl de; Jacobi, Pedro Roberto; Rego, Teresa Cristina
  • José Martí e a educação popular: um retorno às fontes Artigos

    Streck, Danilo R.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma leitura de José Martí como fonte histórica da educação popular na América Latina. Parte-se do pressuposto de que não pode haver uma verdadeira refundamentação sem o retorno àquilo que sejam momentos, idéias ou princípios fundantes da educação popular. Após situar brevemente o pensamento e a obra de José Martí, caracteriza-se o conceito de educação popular como educação do povo, no sentido de educação universal. Num outro nível, busca-se identificar na obra de Martí traços da educação popular como um movimento político-pedagógico que se configura especialmente a partir da segunda metade do século passado. A premissa é que, num dado momento, educação do povo e educação popular deixam de ser termos equivalentes e que, em José Martí, temos elementos para pensar esses dois termos de forma dialética, num movimento de recriação de uma prática que, embora cindida pelas contingências históricas, é única. São identificados em sua obra quatro princípios da educação popular: a valorização da pluralidade de saberes; a relação interpessoal como ambiente para o aprender-ensinar e base para a transformação social; o conhecimento da realidade a partir de uma perspectiva emancipatória como ato político; e a educação como processo autoformativo da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    This article presents José Martí as a historical source of popular education in Latin America. It starts from the assumption that there can be no true re-foundation without the return to those founding moments, ideas or principles of popular education. After giving a brief account of Martí's work and thought, we characterize the concept of popular education as education of the people, in the sense of a universal education. On a different level, we seek to identify in Martí's work elements of popular education as a political-pedagogical movement that takes shape especially since the latter half of the 20th century. The premise here is that at some given point people's education and popular education cease to be equivalent terms, and that in José Martí we find elements to think about these two terms dialectically, in a movement of re-creation of a practice that, albeit cleaved by historical contingencies, is whole. Four pillars of popular education are identified in his work: valuing the plurality of knowledges; the interpersonal relationship as the milieu for teaching-learning, and basis of social transformation; the knowledge of reality from an emancipative perspective as a political act; and education as self-formative process of society.
  • Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa Artigos

    Ribeiro, Marlene

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a educação rural/do campo gestada nos movimentos sociais populares. Focaliza as experiências das Casas Familiares Rurais (CFRs) e das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), vinculadas aos sindicatos de trabalhadores rurais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações comunitárias, e as experiências da Fundação de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa da Região Celeiro (FUNDEP) e do Instituto de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA), vinculadas à Via Campesina-Brasil. O objetivo é captar, nas experiências de formação que articulam trabalho-educação feitas por esses movimentos e organizações, as contradições expressas nas práticas/concepções de Pedagogia da Alternância. Tais contradições têm o potencial de iluminar os projetos de sociedade perspectivados pelos sujeitos coletivos que constroem suas propostas pedagógicas assentadas sobre a relação trabalho produtivo e educação escolar. Nesse sentido, a Pedagogia da Alternância pode apontar para uma relação trabalho-educação de novo tipo, tendo por base a cooperação e a autogestão. No entanto, pode também significar formas de controle das tensões sociais, acenando para a possibilidade de o agricultor permanecer na terra, bem como mascarar o desemprego, alternando educação profissional e estágio remunerado por meio de políticas de parceria com empresas que se tornam agentes de formação.

    Resumo em Inglês:

    The article focuses on the rural/country education developed inside popular social movements. It deals with the experiences of the CFRs - Casas Familiares Rurais (Rural Family Houses) and EFAs - Escolas Famílias Agrícolas (Agricultural Family Schools) linked to rural workers unions, non-governmental organizations and community associations. It also deals with the experiences of the FUNDEP - Fundação de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa da Região Celeiro (Foundation for the Development, Education and Research of the Celeiro Region) and of the ITERRA - Instituto de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Institute for Training and Research of the Land Reform), both linked to the Via Campesina-Brasil (Campesino Way - Brazil). The objective is to capture, in the experiences of formation that articulate labor and education carried out by these movements and organizations, the contradictions expressed in the practices/conceptions of the Pedagogy of Alternating. These contradictions have the potential to shed light on the projects of society envisaged by the collective subjects that build their pedagogical proposals upon the relation between productive work and schooling. In this sense, the Pedagogy of Alternating can point to a work-education relation of a new kind, based on cooperation and self-management. It can nevertheless, also mean forms of control of social tensions, signaling with the possibility of the rural worker remaining in the land, as well as of masking unemployment by alternating professional education and paid apprenticeships through alliances with companies, which then become agents of formation.
  • Iniciativa privada na Educação pública: a Fiat e o Programa Moto Perpétuo Artigos

    Gonçalves Junior, Oswaldo

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta os principais resultados de um estudo de caso sobre o Programa Moto Perpétuo da Fiat Automóveis S. A. que, durante cinco anos (1997-2001), voltou-se à doação de kits de materiais paradidáticos para milhares de escolas de diferentes regiões do Brasil. Apesar do amplo alcance do Programa, base na qual seus promotores se apoiaram para afirmar tratar-se da maior parceria da iniciativa privada com o governo federal dentro do Acorda Brasil! Está na hora da Escola do MEC, não havia, até o momento, nenhum estudo que demonstrasse os efeitos práticos dessa ação, seja na melhoria da Educação, seja nas implicações de um redimensionamento das esferas pública e privada, assunto que acalora muitos debates. Mediante informações obtidas com a realização de entrevistas e pelo levantamento e exame de diversos documentos, pôde-se verificar que as correntes expectativas da eficiência de gestão e transferência de recursos em quantidade e qualidade suficientes não se concretizaram. Não obstante, os números sobre o Programa, comparativamente altos diante de outras iniciativas desse tipo, foram componentes do êxito na construção de uma imagem positiva em diversos setores da opinião pública. Apesar de não se poder afirmar que a iniciativa tenha resultado num avanço privado redefinidor do caráter público dos sistemas estadual e municipal de ensino atingidos, há indícios de que a implementação do Moto Perpétuo esteve condicionada pelas relações público (governo federal) - privado (Fiat), representando um inédito capítulo centrado na "Educação", frente a um panorama no qual sobressaem historicamente acordos de ajuda mútua de caráter político-econômico.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the main results of a case study on the Moto Perpétuo [Perpetual Motion] Program by Fiat Automobiles S.A. which for five years (1997-2001) donated kits of auxiliary didactic materials to thousands of schools in various regions of Brazil. Despite the large scale of the Program, on which basis its promoters claimed that it was the biggest partnership ever between private initiative and federal government within the Ministry for Education program Acorda Brasil! Está na hora da Escola [Wake up Brazil! It's school time], there were still no studies demonstrating the practical results of this action, either in the improvement of education or in the implications of resizing the public and private spheres, a hotly debated subject. With information obtained from interviews, and from assessments and analysis of several documents, it was possible to see that the current expectations about the efficiency in the management and transfer of resources in sufficient amounts and quality were not met. Nevertheless, the numbers involved in the program, large when compared to other similar initiatives, contributed to build a positive image with the public opinion. Although it cannot be said that the initiative did result in a private sway that redefined the public character of the state and municipal school systems under its influence, there are evidences that the implementation of the Moto Perpétuo Program was subjected to the public-private (federal government-Fiat) relationships, representing a new chapter centered on "education" in a history that emphasizes cooperation agreements of a political or economical nature.
  • Cultura tecnológica e redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo Artigos

    Medeiros, Zulmira; Ventura, Paulo Cezar Santos

    Resumo em Português:

    A realização deste estudo deu-se a partir da hipótese de que as instituições educacionais ou redes de ensino podem utilizar a internet para estabelecer uma nova forma de contato administrativo e pedagógico dentro das suas comunidades escolares. O referencial teórico parte de elementos como mudanças sociais, culturais e tecnológicas para, em seguida, situar em tal contexto o educador e sua apropriação da cultura tecnológica. Ao final, aborda a constituição de redes sociotécnicas no meio educacional, tendo a internet como elemento facilitador. Para isso, trata também de temas como as redes sociais e os portais educacionais. Em campo, buscou-se investigar o processo de constituição de uma rede sociotécnica em uma rede municipal de ensino. Por meio de observações, levantamentos, questionários e entrevistas, realizou-se um estudo de caso, no qual foi possível acompanhar a criação, implantação e utilização de um portal na internet, caracterizado como um novo espaço de comunicação, de interação e de troca de informações entre a comunidade escolar. A investigação concentrou-se na figura do educador e sua percepção acerca desse espaço. Acreditando que a relação entre o homem e a tecnologia envolve um processo de apropriação da cultura tecnológica, que influencia diretamente a sua atuação na sociedade em rede, pôde-se concluir que portais educacionais podem ser utilizados por instituições de ensino, de forma produtiva e colaborativa, entre todos os atores da comunidade educacional, desde que em tal processo se leve em consideração, dentre outros aspectos, a cultura tecnológica dessa comunidade.

    Resumo em Inglês:

    The point of departure for this study is the hypothesis that educational institutions and school systems can use the Internet to establish a new form of administrative and pedagogical contact within their school communities. The theoretical framework involves elements such as social, cultural, and technological change, situating in this context the educator and his/her appropriation of the technological culture. It then deals with the constitution of sociotechnical networks in the educational environment, having the Internet as a facilitator. In so doing, the text also touches on the issues of social networks and educational web portals. The fieldwork investigated the process of constitution of a sociotechnical network in a municipal school system. Observations, assessments, questionnaires, and interviews built a case study, in which it was possible to follow the creation, implementation, and use of an Internet portal as a new space for the communication, interaction, and exchange of information among the school community. The investigation centered on the figure of the educator and of his/her perception of this space. Based on the assumption that our relationship to technology entails a process of appropriation of the technological culture, which directly influences our actions in this networked society, we conclude that educational web portals can be used by schools in a productive way, in collaboration among the various agents of the educational community, once this process takes into account, amongst other factors, the technological culture of that particular community.
  • Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes Artigos

    Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli; Mizukami, Maria da Graça Nicoletti

    Resumo em Português:

    Apresentam-se, nesse texto, os referenciais teórico-metodológicos e resultados iniciais de uma pesquisa-intervenção sobre processos formativos de mentoras e de professoras iniciantes. A formação das iniciantes pelas mentoras ocorre no Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) e a formação das mentoras (professoras experientes) em reuniões presenciais com as pesquisadoras, autoras desse trabalho. A pesquisa e a intervenção têm como base uma metodologia construtivo-colaborativa e as principais ferramentas de coleta de dados são as narrativas - escritas e orais - e conversas interativas. Relativamente ao referencial teórico, compreende-se: a aprendizagem da docência como processo contínuo no qual influem crenças, concepções, além de conhecimentos de diferentes naturezas; a iniciação à docência como período conflituoso e ao mesmo tempo rico, de aprendizagens intensas, durante o qual o professor iniciante se torna efetivamente professor; que formadores de professores - assim como professores em geral - precisam de apoio para o seu desenvolvimento profissional; que a formação continuada deve ser centrada na escola, mesmo quando virtualmente, e focalizar o atendimento das demandas indicadas por professores considerando o contexto de atuação; que a educação online via internet é uma possibilidade importante para a formação de professores. Entre os resultados obtidos, destacam-se: a construção de novos conhecimentos profissionais pelas professoras iniciantes, mentoras e pesquisadoras; a vivência, pelas mentoras - professoras experientes e bem sucedidas -, de processos de iniciação semelhantes aos das professoras iniciantes que orientam; as potencialidades de comunidades de aprendizagem e das narrativas para a promoção do desenvolvimento profissional da docência.

    Resumo em Inglês:

    The text introduces the theoretical-methodological framework, and initial results, of an intervention-research about the formative processes of beginner teachers and their mentors. The initial formation of teachers by their mentors takes place under the Mentorship Program of the UFSCar Teachers' Portal (www.portaldosprofessores.ufscar.br), and the formation of mentors (experienced teachers) happens in presence meetings with the authors of this work. Research and intervention are based on a constructive-collaborative methodology, and the main tools of data-gathering are the narratives - both written and spoken - and interactive conversations. The theoretical framework assumes that: the learning of teaching is a continuous process influenced by beliefs and conceptions, and by knowledges of different natures; the initiation to teaching is a conflicting, but rich, period of intensive learning, during which the beginner teacher effectively becomes a teacher; teacher educators - just as teachers in general - need support for their professional development; continued education must be school-centered, even when virtually, and focus on responding to teachers' demands considering the context of the action; online education via the Internet is an important possibility for teacher education. Among the results, we mention the construction of new professional knowledges by the beginner teachers, mentors, and researchers; the experience by the mentors - seasoned and successful teachers - of initiation processes similar to those undergone by the beginner teachers they supervise; the potentials of learning communities and of narratives for the promotion of the professional development of teaching.
  • Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor-pesquisador Artigos

    Nunes, Débora R. P.

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivos pontuar fatores que contribuem para a dissociação entre teoria e prática educacional, além de enumerar as estratégias para a sua reunificação. O texto trata do efeito devastador dessa ruptura conceitual, que se constitui em eterno dilema entre pesquisadores, professores e gestores da área educacional. Nesse cenário, por conta da ausência de um canal de comunicação entre a Ciência e as práticas pedagógicas correntes, os resultados de pesquisa registram o seguinte: a) a ocorrência de sentimentos de ameaça à credibilidade da Educação como profissão; b) a possibilidade de os cientistas inadvertidamente delinearem modelos conceituais distanciados da realidade das salas de aula; e c) o risco de os responsáveis pela formulação de políticas públicas passarem a defender práticas educacionais que se mostram ineficazes na atualidade. Assim, o artigo aborda diretrizes para a reunificação dos conceitos teoria e prática educacional, destacando-se: a) a formação profissional do professor-pesquisador; b) a participação do pesquisador no cotidiano da escola; e c) o trabalho colaborativo entre o pesquisador acadêmico e o professor da sala de aula. Por fim, são apresentados dois programas educacionais norte-americanos que, com sucesso, conseguiram associar a pesquisa acadêmica à prática escolar, tendo como suporte um modelo desenvolvimentista de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to point out factors that contribute to the dissociation between educational theory and practice, and to present the strategies for their reunification. The text deals with the devastating effect of this conceptual rift, which gives rise to an endless dilemma involving researchers, teachers, and educational managers. In such scenario, because of the lack of a communication channel between Science and current pedagogical practices, the results of this study reveal: a) the existence of feelings of threat to the credibility of Education as a profession; b) the possibility of scientists inadvertently outlining conceptual models distanced from the reality of the classrooms; and c) the risk that those responsible for public policies begin to defend educational practices that turn out to be ineffective in our days. Therefore, the article shows guidelines for the reunification of the concepts of educational theory and practice, emphasizing: a) the professional education of the teacher-researcher; b) the participation of the researcher in the school daily life; and c) the collaborative work between the academic researcher and the teacher in the classroom. Lastly, the work presents two North American educational programs that succeeded in associating academic research to school practice, using as their support a developmentalist model of work.
  • Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos Artigos

    Franco, Maria Amélia Santoro

    Resumo em Português:

    O trabalho procura colocar em destaque as diferentes concepções que sustentam a lógica que preside as práticas docentes e aquela que organiza os processos formativos, para então considerar que os saberes pedagógicos, vistos como saberes estruturantes do conhecimento profissional, podem ser o elo necessário para produzir os diálogos entre essas duas instâncias que coexistem na prática social de formação de docentes, embora, muitas vezes, de forma desconectada. A seguir, propõe-se a analisar as possibilidades da prática como elemento constitutivo e fecundador da formação docente. Coloca em destaque diferentes concepções de prática, realçando que há uma prática que forma, informa e transforma, simultaneamente, o sujeito e suas circunstâncias, e há uma prática que oprime, distorce e congela, especialmente o sujeito que nela se exercita e, nesse caso, este perde o acesso às suas circunstâncias. Realça estudos e pesquisas que demonstram que a prática é sempre mais abrangente do que aquilo que se supõe à primeira vista e sempre menos inteligível do que seria necessário considerar. Propõe a superação do sentido tecnicista que acompanha a representação dos estágios supervisionados para uma dimensão de práticas de formação que se organizem em novas unidades de sentido, que sirvam para configurar e sustentar a nova identidade profissional do professor para atuar na escola pública contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    The text seeks initially to call attention to the different conceptions that underlie the logic presiding over the teaching practices, and that organizing the formative processes. It goes on to propose that the pedagogical knowledges, seen as structuring elements of the professional knowledge, can be the necessary link to produce the dialogues between those two instances, which coexist in the social practice of teacher education, albeit often in an unconnected way. The article then tries to analyze the possibilities of practice as a constitutive and fertilizing element of teacher education. The work highlights the different ideas of practice, observing that there is a practice that simultaneously forms, informs, and transforms the subject and his/her circumstances, and there is a practice that oppresses, distorts and congeals the subject under it, and in this case the subject can lose touch with his/her circumstances. The article shows studies and researches that demonstrate that practice is always wider than initially supposed, and always less intelligible than it was necessary to assume. It proposes to overcome the technicist meaning that currently attends the representation of supervised internships, toward education practices organized into new units of meaning that contribute to shape and sustain a new teacher professional identity fit to play a role in contemporary public schools.
  • A imanência como "lugar" do ensino de filosofia Artigos

    Gelamo, Rodrigo Pelloso

    Resumo em Português:

    A intenção do presente artigo é pensar a problemática do ensino de filosofia a partir da obra de Deleuze e Guattari. Esses autores criaram uma série de conceitos, em seu fazer filosófico, para entender o que seria fazer filosofia, ou seja, para entender a atividade filosófica que se distanciasse de uma reflexão sobre alguma coisa e se fundasse em um ato de criação filosófica. Segundo os autores, existem quatro conceitos que corroboram para entender esse fazer filosófico, quais sejam: conceito, plano de imanência, personagem conceitual e problema. Tem-se como hipótese que tais conceitos podem contribuir para se pensar o ensino de filosofia na contemporaneidade de modo diferenciado do qual vem sendo tratado. Foi dada especial atenção a um desses conceitos: plano de imanência, engendrado na última obra conjunta desses autores, O que é a filosofia? (1997). Buscou-se, na obra desses autores, a caracterização de imanência e, consecutivamente, de plano de imanência para entender como se pode pensar o ensino de filosofia de forma diferenciada e de modo tal a distanciá-lo de uma adequação conceitual a um transcendente ou a um transcendental, a qual, no entender dos autores trabalhados, levaria o conceito de ensino a um dogmatismo conceitual. A proposta deste artigo é buscar uma saída para o problema, pensando o ensino de filosofia a partir da imanência mesma na qual este se produz.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to think the problem of the teaching of philosophy from the perspective of the work of Deleuze and Guattari. These authors have created a series of concepts along their philosophical work to understand what it means to do philosophy, that is, to understand a philosophical activity that moves away from the reflection upon something, to be founded on an act of philosophical creation. According to them, there are four concepts that contribute to understand such philosophical work, namely Concept, Plane of Immanence, Conceptual Persona, and Problem. We assume that these concepts can be useful to think the contemporary teaching of philosophy in a way different from what has been the case. Special attention was given to one of these concepts, Plane of Immanence, developed in the last joint work of these authors, What is philosophy? (1997). We have sought in the work of these authors to understand how one can think the teaching of philosophy in such a way as to distance it from a conceptual fitting to a transcendent or transcendental, which according to the authors employed here would push the concept of teaching into a conceptual dogmatism. The proposal of this article is to seek a way out of this problem, thinking the teaching of philosophy based on the very immanence in which this teaching is produced.
  • Por uma pedagogia do equilíbrio Artigos

    Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias; Tescarolo, Ricardo

    Resumo em Português:

    Neste artigo, discute-se a Pedagogia como a ciência prática que vincula as atividades de ensino e aprendizagem a uma sólida fundamentação científica, explicando e prescrevendo saberes e procedimentos de intervenção e desenvolvimento da Educação. Analisa-se de modo crítico uma visão fisicalista que reduz a Pedagogia a um programa de treinamento técnico sem objeto nem métodos próprios. É apresentada uma nova cosmovisão que reconhece o equilíbrio entre razão e experiência, considerando a importância da experiência na construção de novos conhecimentos, mediante o resgate da evolução histórica do conceito e o seu papel na aprendizagem e, conseqüentemente, na formação dos docentes. Ressalta-se igualmente que a consciência da experiência pode ser uma forma de tornar o ser humano responsável eticamente pelo ciclo de produção científica, pois as modificações ou transformações propiciadas pela ciência ocorrem em um mundo inseparável do ser no qual se insere a mente. Por isso, a discussão sobre experiência envolve, também, além dos aspectos cognitivos, a dimensão ética da ação humana. Nesse contexto, emerge a Pedagogia do Equilíbrio, que se constitui na simbiose das categorias complexas da totalidade, do movimento, da tensão e da superação na Educação. Conclui-se que a Pedagogia do Equilíbrio se funda não apenas na certeza de premissas e normas da reflexão racional ou da teorização científica, mas em seu equilíbrio com outros inúmeros fatores fundados em valores e princípios éticos que permitem ao ser humano empreender sua trajetória de conscientização e emancipação, visando a um mundo 'inédito mas viável', inspirado na utopia freiriana.

    Resumo em Inglês:

    We discuss in this article Pedagogy as a practical science that links the teaching and learning activities to a solid scientific foundation explaining and prescribing knowledges and procedures for intervening in, and developing, education. We analyze in a critical way the physicalist view that reduces Pedagogy to a technical training program without its own object or methods. A novel worldview is presented which recognizes the balance between reason and experience, considering the importance of the latter in the construction of new knowledge, and recovering the historical evolution of the concept and its role in learning and, therefore, in teacher education. Likewise, we stress that the conscience of experience can be a way to make the human being ethically responsible for the cycle of scientific production, since the modifications or transformations brought about by science take place in a world inseparable from the being in which mind dwells. Thus, apart from cognitive aspects, the discussion about experience involves also the ethical dimension of human actions. In this context, there emerges a Pedagogy of Balance constituted by the symbiosis of the complex categories of totality, motion, tension, and overcoming in education. We conclude that the Pedagogy of Balance is founded not just on the certainty of premises and rules of rational reasoning or scientific theorizing, but on an equilibrium of numerous other factors based on ethical values and principles that allow the human being to walk his or her path of conscience and emancipation towards a world 'novel, but viable' inspired in the Freirian utopia.
  • Corpo e psique: da dissociação à unificação - algumas implicações na prática pedagógica Artigos

    Pereira, Lucia Helena Pena

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo analisar a unicidade corpo/psique e os bloqueios de expressão pessoal, provenientes da dissociação dessas dimensões, que dificultam as atividades profissionais e a própria vida. A formação do professor exige mais que a aquisição de conteúdos e técnicas de ensino. Transformações mais profundas na prática pedagógica implicam uma mudança de atitude dos educadores, uma nova postura diante da vida e da educação, não apenas uma mudança cognitiva com a aquisição de conhecimentos, mas também mudanças emocional, corporal e espiritual, uma aprendizagem da integração das várias dimensões do ser humano. É necessário saber como superar ou minimizar bloqueios que a vida exigiu como proteção como nos mostram os estudos de Wilhelm Reich e alguns de seus continuadores - Alexander Lowen, Stanley Keleman e David Boadella -, que dão fundamentação teórica a esta pesquisa. É preciso saber como criar possibilidades de transformar padrões que são adquiridos pela formação acadêmica e que acabam por se cristalizar como evidenciam estudos pedagógicos aqui considerados. Uma das formas viáveis para tal são as atividades expressivas, dentre elas as atividades lúdicas e de arte-educação. As relações se constituem no ambiente social, o processo de crescimento se dá no contato com o outro, na percepção das diferenças, na aceitação da multiplicidade de pensamentos, na avaliação de seu próprio fazer. As teorias aqui consideradas são significativas para os estudos na área da Educação na medida em que apontam possibilidades de um novo olhar para a prática de sala de aula e as relações que nela se estabelecem.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to analyze the body/psyche unity and the hindrance to personal expression that arises from the dissociation of these two dimensions, complicating professional activities and life itself. The education of a teacher requires more than just the acquisition of contents and teaching techniques. More profound changes in the pedagogical practice entail a change of attitude from educators, a new stance before life and education, and not merely a cognitive change with the acquisition of knowledge, but also emotional, bodily and spiritual changes, learning to integrate the various dimensions of the human being. It is necessary to know how to overcome or minimize barriers that life imposed as protections, as shown by the works of Wilhelm Reich and his followers - Alexander Lowen, Stanley Keleman and David Boadella -, which constitute the theoretical background for the present study. It is necessary to know how to create opportunities to transform patterns acquired in the academic formation, which eventually congeal, as disclosed by the psychological investigations considered here. One possible way to do that is through expressive activities, such as ludic activities and art-education. Relations are constituted in the social environment; the process of growth takes place in the contact with the other, in the perception of the differences, in accepting the multiplicity of thinking, in evaluating one's own doings. The theories considered here are meaningful for the studies in the field of Education insofar as they point to the possibility of a new outlook on the classroom practices and the relations established therein.
  • Representaciones del pasado, cultura personal e identidad nacional

    Rosa, Alberto; Bellelli, Guglielmo; Bakhurst, David
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br