Educação e Pesquisa, Volume: 39, Issue: 3, Published: 2013
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    Pietri, Émerson de
  • 80 years of the Manifesto of the Pioneers of Educação Nova: questions for the debate Artigos

    Vidal, Diana Gonçalves

    Abstract in Portuguese:

    O artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 80 anos de publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, interroga-se sobre a atualidade dessa carta. Para tanto, explora as condições históricas de emergência do documento, os significados atribuídos à Escola Nova no Brasil na década de 1930 e as contendas ocorridas na arena educacional no período. Além disso, discorre sobre as especificidades do movimento escolanovista brasileiro, procurando demonstrar que a Escola Nova constituiu-se no país como uma fórmula, com significados múltiplos e distintas apropriações produzidas no entrelaçamento de três vertentes: a pedagógica, a ideológica e a política. No que tange ao primeiro aspecto, a indefinição das fronteiras conceituais permitiu que a expressão Escola Nova aglutinasse diferentes educadores, católicos e liberais, em torno de princípios pedagógicos do ensino ativo. No segundo caso, a fórmula ofereceu-se como meio para a transformação da sociedade, servindo às finalidades divergentes dos grupos em litígio. Já na terceira acepção, tornou-se bandeira política, sendo capturada como signo de renovação do sistema educacional pelo Manifesto e por seus signatários. Assim, o documento emergiu como parte do jogo político pela disputa do controle do Estado e de suas dinâmicas, e, portanto, como elemento de coesão de uma frente de educadores que, a despeito de suas diferenças, articulava-se em torno de alguns objetivos comuns, como laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação. Ademais, ele também foi representante de um grupo de intelectuais que abraçava um mesmo projeto de nação, ainda que com divergências internas.

    Abstract in English:

    The article, prepared in the context of the celebrations marking the 80 years of the publication of the Manifesto of the Pioneers of Educação Nova, inquiries into the current value of this charter. For that, it explores the historical conditions of the emergence of this document, the meanings attributed to the Escola Nova in the 1930s Brazil, and the disputes that occurred in the educational arena during that period. Additionally, the text investigates the specificities of the Brazilian Escola Nova movement, attempting to demonstrate that the Escola Nova constituted itself in this country as a formula with multiple meanings and distinct appropriations produced at the intersection of three streams: the pedagogical, the ideological, and the political. With respect to the first aspect, the lack of definition of conceptual borders allowed the phrase Escola Nova to congregate different educators, catholic as well as liberals, around the pedagogical principles of active teaching. In the second case, the formula appeared as a means to the transformation of society, helping to fulfill the conflicting objectives of warring factions. Under the third trend, it became a political banner, converted into a hallmark of renovation of the educational system by the Manifesto and by its signatories. The document therefore emerged as part of a political game for the control of the State and of its dynamics and, thus, as an element of cohesion of a group of educators which, in spite of their differences, articulated itself around common objectives, such as the laity, gratuity and mandatoriness of education. Furthermore, the document also represented a group of intellectuals that sponsored the same project of nation, albeit with internal divergences.
  • The early period of research in sociology of education at USP Artigos

    Beisiegel, Celso de Rui

    Abstract in Portuguese:

    O artigo fundamenta-se na participação do autor como aluno de graduação e pós-graduação no curso de Ciências Sociais da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP). Considera também informações e experiências por ele acumuladas como pesquisador do Centro Regional de Pesquisas Educacionais (CRPE) de São Paulo (a partir de 1957) e como professor da disciplina Sociologia da Educação, após a criação da Faculdade de Educação no âmbito da reforma universitária de 1970. Situa a importância da visão de conjunto dos problemas colocados à disciplina no livro Sociologia educacional, concluído em 1940 por Fernando de Azevedo, e encontra em Florestan Fernandes e, especialmente, em Antonio Candido os pontos de partida para a investigação sistemática da educação sob uma perspectiva sociológica. Nesse sentido, o autor apresenta os primeiros trabalhos de Luiz Pereira, hoje clássicos na disciplina, como admiravelmente embasados nas orientações então encontradas em seus mestres Antonio Candido e Florestan Fernandes. Em seguida, examina a crescente ampliação do número de pesquisadores e das bases institucionais de promoção da pesquisa em sociologia da educação, ampliação esta que sugere amplo elenco de questões sobre a situação atual da investigação sociológica no campo da educação.

    Abstract in English:

    The article draws from the author’s experience as an undergraduate and later as a graduate student of the course on Social Sciences at the old Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo (FFCL-USP). It also incorporates information and experiences accumulated as a researcher at the Regional Center for Education Research (CRPE) in São Paulo (from 1957 onwards) and as a professor in the discipline of Sociology of Education after the establishment of the Faculty of Education within the scope of the 1970 university reform. It situates the importance of the group overview about the problems posed to this discipline by Fernando de Azevedo in his 1940 book Sociologia Educacional (Educational Sociology), and finds in Florestan Fernandes, and especially in Antonio Candido, the starting points of the systematic investigation of education under a sociological perspective. In this sense, the author describes the first works by Luiz Pereira, today classics of the discipline, as admirably grounded in the guidelines then found in his mentors Antonio Candido and Florestan Fernandes. Next, the text examines the expansion in the number of researchers and institutional support to the research in the sociology of education, an expansion that raises a wide range of issues on the current situation of the sociological investigation of the field of education.
  • The theme of teacher education: trajectories and trends of the field in research and action Artigos

    Cunha, Maria Isabel da

    Abstract in Portuguese:

    O conhecimento dos movimentos epistemológicos, culturais e políticos que definiu, em uma perspectiva histórica, a compreensão do campo da formação de professores, pode ser uma significativa contribuição para a prática da formação. Entender esse processo na sua dimensão evolutiva favorece o entendimento da complexidade desse campo de conhecimento e as múltiplas influências que se estabelecem sobre ele. O objetivo deste trabalho, portanto, é mapear e estudar as tendências teórico-práticas que marcaram a compreensão da docência no Brasil, preferencialmente no período que se inicia na segunda metade do século XX. O trabalho reconhece sua condição aleatória e não pretende exclusividade a respeito do tema. A partir do mapeamento realizado, conclui-se que as diferentes tendências teórico-práticas para a docência tiveram significativos impactos nas pesquisas educacionais e essas, por sua vez, também exerceram um papel de protagonismo nas mudanças paradigmáticas que atingiram a formação de professores. Na medida em que o paradigma da racionalidade técnica foi dando lugar à compreensão do fenômeno educativo como produzido social e culturalmente, houve significativas mudanças nas formas de produzir conhecimento na área da educação. Todas as fases que marcam as tendências dos estudos a respeito da formação de professores produziram conceitos e se apresentaram como produtos e produtoras das ações formativas, influenciando e sendo influenciadas pelas políticas, legislações e culturas.

    Abstract in English:

    The knowledge of the epistemological, cultural and political movements which defined, from a historical perspective, the understanding of the field of teacher education can be a significant contribution to the practice of education. Understanding this process in its evolutionary dimension favors understanding the complexity of this field of knowledge and the multiple influences that are established in it. Therefore, this study aims to map and study the theoretical and practical trends which marked the understanding of teaching in Brazil, preferably in the period beginning in the second half of the twentieth century. The work recognizes its random condition and does not demand exclusivity. From the mapping done, it is concluded that the different theoretical and practical trends for teaching had a significant impact on educational research and this, in turn, also played a leading role in the paradigmatic changes that have hit teacher education. As the paradigm of technical rationality gave way to an understanding of the educational phenomenon as socially and culturally produced, there were significant changes in ways of producing knowledge in the education area. All the phases that mark the trends of the studies on teacher education have produced concepts and presented themselves as products and producers of educational actions, influencing and being influenced by policies, legislations and cultures.
  • The Paraná public archives: possibilities for a research in the history of education in the provincial period Artigos

    Souza, Gizele de; Anjos, Juarez José Tuchinski dos; Barbosa, Etienne Baldez Louzada

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata a respeito da relação do historiador da educação com os arquivos, das possibilidades de pesquisa e tensões que os acervos produzem na imbricada relação com o pesquisador e das potencialidades do acervo do Departamento de Arquivo Público do Paraná (DEAP-PR). Examina o arquivo quanto aos instrumentos de pesquisa disponíveis - os fundos arquivísticos que contêm documentação referente à instrução pública no Paraná província - , aos conteúdos e tipos de fontes que podem ser encontrados nos respectivos fundos e a relevância desse acervo para a escrita da história da educação no século XIX. O objetivo do estudo é analisar os fundos documentais do arquivo, tomando-o como ferramenta fecunda para o trabalho de pesquisa em história da educação, em especial no que se refere às investigações acerca da instrução pública no período provincial. Metodologicamente, o trabalho realizado foi o de mapear no acervo do DEAP-PR as possibilidades de pesquisa sobre instrução nos diversos fundos documentais presentes no arquivo, agregá-los e apontar, diante da natureza e características das fontes empíricas reunidas, o potencial analítico. Para dar conta dos propósitos firmados, o texto dialoga com referências no campo da história e história da educação e apresenta, como resultados, o próprio percurso de organização, a análise dos fundos documentais do arquivo e as possibilidades investigativas para os estudos acerca da instrução pública, em especial, para o período provincial.

    Abstract in English:

    This article deals with the relation of the historian of education to archives, with the possibilities for research, with tensions that the archives introduce in the complex relation with the researcher, and with the potentialities of the Department of Public Archives of Paraná (DEAP-PR). It examines the archives as to the research tools available - the archive resources that contain documentation referring to public instruction in the province of Paraná -, as to the contents and types of sources that can be found in the corresponding resources, and as to the relevance of these archives for the writing of the history of education in the 19th century. The objective of this study is to analyze the documental resources of the archive, looking at them as a fertile working tool for the research in the history of education, particularly in what concerns the investigations about public instruction in the provincial period. Methodologically, the work that was carried out was that of mapping out in the DEAP-PR archives the possibilities of research in education offered by the various documental resources present in the archives, of bringing them together and of pointing out, based on the nature and characteristics of the empirical sources gathered, their analytic potential. To fulfill these objectives, the text dialogues with references from the field of history and history of education, and presents as results the organizing process itself, the analysis of the documental resources of the archives, and the research possibilities of studies about public instruction, in particular for the provincial period.
  • Reason, meaning and formation building on a dialogue between Benjamin and Habermas Artigos

    Fenerich, Claudia

    Abstract in Portuguese:

    O artigo aborda o tema da formação sob a perspectiva da filosofia, buscando enfrentar o problema de como conferir-lhe, nas atuais condições sociais e de pensamento, um direcionamento ético, moral e político. Com esse foco, a partir de um diálogo entre os pensamentos de Habermas e de Benjamin estabelecido com base em pesquisa bibliográfica, propõe e encaminha as seguintes questões: é possível formar sem transmitir conteúdos éticos, sem compartilhar experiências de vida?; é possível emancipar-se sem atribuir sentido à existência?; qual é a relação entre a razão e o sentido? Uma dupla hipótese orienta a investigação apresentada: a ética, a moral e a política constituem dimensões fundamentais da vida humana, sem as quais não há parâmetro para a formação; a formação para a emancipação depende de uma experiência da liberdade de pensar, criar, expressar e atribuir sentidos que passa, necessariamente, pela vitalização das possibilidades de comunicação entre aqueles que compartilham práticas de vida. A partir da pesquisa realizada, o artigo conclui que, para favorecer a abertura ao outro e fornecer parâmetros para o julgamento moral, autônomo - atitudes fundamentais para a convivência democrática nas sociedades complexas atuais -, a formação não pode prescindir do processo de transmissão de experiências éticas de vida, ainda que isso seja um grande desafio perante a razão secularizada de que dispomos hoje.

    Abstract in English:

    This paper addresses formation in the perspective of philosophy, in an attempt to face the problem of how to make sure, under the current social and thinking conditions, an ethical, moral and political guidance is provided with such formation. Focusing on that, building on a dialogue between the thoughts of Habermas and Benjamin established as a result of bibliographical research, the paper proposes and addresses the following issues: is it possible to form (educate) without transmitting ethical contents, without sharing experiences of life?; is it possible to emancipate oneself without assigning meaning to existence?; what is the relationship between reason and meaning? A double assumption orientates the investigation presented herein: ethics, moral and politics are fundamental dimensions of human life, without which there is no parameter for formation; formation for emancipation depends on a experience of the freedom to think, create, express and assign meanings which has necessarily to do with the vitalization of the possibilities of communication between those who share practices of life. Building on the research undertaken, the paper concludes that, in order to favor openness to the other and provide parameters for the autonomous moral judgment - fundamental atitudes for the democratic cohabitation in the present complex societies -, formation cannot do without the transmission of ethical experiences of life, even if this is greatly challenges the secularized reason we have today.
  • School (in)justice: is the classical concept of education democratization cornered? Artigos

    Valle, Ione Ribeiro

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho tem como objetivo examinar perspectivas clássicas e contemporâneas a respeito da escola que têm como alvo a igualdade de oportunidades e a meritocracia escolar. Partindo do pressuposto segundo o qual os conceitos de justiça e de justiça escolar gravitam em torno de determinadas concepções, recorremos primeiramente a duas abordagens teóricas. A primeira delas é baseada no pensamento de John Rawls (1921-2002), especificamente no que concerne à noção de justiça como equidade. A segunda abordagem teórica é a de Michael Walzer (1906-1981), autor que defendeu a ideia de uma sociedade complexamente igualitária, na qual a educação figura como uma das esferas da justiça. Em seguida, debruçamo-nos sobre a noção de injustiça, tendo como referência as reflexões de Barrington Moore Júnior (1913-2005), construídas a partir de um estudo rigoroso das condições sociais e históricas nas quais a indignação moral manifesta-se com maior intensidade ao longo dos séculos XIX e XX, e de François Dubet (1946-) que, pautando-se em um estudo qualitativo de grande fôlego, examina os sentimentos de injustiça a partir do embate entre os princípios de igualdade, mérito e autonomia. É no quadro dessas discussões que o desencantamento face às políticas educacionais voltadas à democratização da educação torna-se mais radical e que as injustiças tornam-se mais evidentes, menos toleradas e anunciam a necessidade de construção de uma escola justa.

    Abstract in English:

    This work aims to examine classical and contemporary perspectives on school that pursue equality of opportunities and school meritocracy. Based on the assumption that the concepts of justice and school justice revolve around certain conceptions, we primarily used two theoretical approaches. The first of them is based on John Rawls' (1921-2002) thinking, particularly concerning the notion of justice as equity. The second theoretical approach is that of Michael Walzer (1906-1981), an author who advocated the idea of a complex equality in society, with education as one of its spheres of justice. Next, we examine the notion of injustice, based on the reflections of Barrington Moore Junior (1913-2005), which are built from a thorough study of the social and historical conditions where moral outrage is most intensely expressed over the nineteenth and twentieth centuries, and the reflections of François Dubet (1946-), who relies on extensive qualitative research to examine the feelings of injustice arising from the conflict between the principles of equality, merit and autonomy. It is within the frame of such discussions that the disillusion with educational policies oriented to education democratization becomes more radical, and injustices become more evident, less tolerated and announce the necessity to build a just school.
  • Bilingual education in the United States: possible moral transition toward global citizenship Artigos

    Barbosa, Anna Carolina

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho consiste em um estudo teórico cujo objetivo é investigar a importância de competências interculturais, tais como habilidades de comunicação, para o desenvolvimento de uma educação para a cidadania global. Tem como hipótese a sugestão de que os argumentos contra a educação bilíngue nos Estados Unidos da América (EUA) podem representar indícios da existência de uma transição entre uma abordagem conservadora de cidadania e uma de cidadania global. Para esse fim, uma reflexão teórica sobre os aspectos morais associados a argumentos contra a educação bilíngue e em favor de movimentos English-only dentro do sistema educacional dos EUA, bem como sobre as suas implicações para a cidadania global, será construída por meio de uma análise crítica da literatura produzida na área. Demonstra-se que os argumentos a favor do uso exclusivo do inglês e contra a educação bilíngue parecem reforçar a necessidade de uma reforma educacional baseada tanto na teoria de Adela Cortina (2005) sobre ética mínima, quanto na proposição de Makoni e Pennycook (2007) a respeito da necessidade de uma desinvenção e reconstituição das línguas. Concluiu-se que uma análise crítica dos argumentos contra a educação bilíngue, e em favor movimentos educacionais English-only, parece reforçar a proposta de que os EUA podem estar enfrentando um período de transição entre uma condição de monismo moral para uma de pluralismo moral, ao mesmo tempo em que o pluralismo moral pode ser um pré-requisito para a cidadania global.

    Abstract in English:

    This theoretical study investigates the importance of cross-cultural competencies, such as communicative skills, for the development of education that enables global citizenship. The study's hypothesis is the suggestion that arguments against bilingual education in the United States may represent evidence of a transition from a conservative approach to citizenship to a global citizenship. Thus, through critical analysis of the literature, a theoretical reflection is constructed about the moral aspects of arguments against bilingual education and for English-only education, including the implications for global citizenship. Arguments for English-only education and against bilingual education may reinforce the need for educational reform based on both Adela Cortina's theory of minimum ethics (2005), and Makoni and Pennycook's (2007) proposition of the disinvention and reconstitution of languages. In conclusion, the critical analysis of arguments against bilingual education and for English-only movements seems to reinforce the proposal that the United States may be experiencing a transitional period from moral monism to moral pluralism, at the same time that moral pluralism might be prerequisite for global citizenship.
  • Schooling policies and governmentality in the schemes of cognitive capitalism: a preliminary diagnostic Artigos

    Silva, Roberto Rafael Dias da

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio pretende constituir um diagnóstico preliminar das políticas de escolarização e governamentalidade produzidas nas tramas políticas e econômicas do estágio atual do desenvolvimento capitalista. Partindo de uma revisão dos modos de constituição das políticas de escolarização produzidas pelo estado moderno, interessa, desde uma inspiração nos estudos foucaultianos produzidos no final da década de 1970, caracterizar as diferentes estratégias reguladoras dos processos de escolarização em massa produzidos desde o século XVIII e diagnosticar os múltiplos deslocamentos nessas pautas políticas na contemporaneidade. A partir de uma leitura sociológica, apresentam-se algumas mudanças nos sentidos educacionais fabricados pela sociedade industrial, na direção de uma educação flexível e interativa. Entende-se que as condições do capitalismo cognitivo, tal como esse cenário tem sido nomeado pelos economistas neomarxistas italianos, sugerem um cenário no qual o conhecimento assume o lugar de vetor das inovações e das dinâmicas produtivas, desestabilizando o modelo da fábrica e imaterializando as relações de trabalho. As políticas de escolarização passam a ser movidas por tecnologias otimizadoras que privilegiam conduzir os sujeitos escolares a estágios elevados de desempenho, assim como propõem a qualificação de suas performances nas tramas do contemporâneo. Tal diagnóstico pode ser ponto de partida para ressignificarmos as pautas investigativas dos estudos críticos em educação.

    Abstract in English:

    This essay intends to present a preliminary diagnostic of the schooling policies and governmentality produced by the political and economic schemes at the present stage of capitalist development. Based on a review of the modes of constitution of schooling policies produced by the modern state, it becomes of interest, drawing from the Foucauldian studies of the late 1970s, to characterize the different strategies that regulate mass schooling processes created since the 18th century, and to diagnose the multiple shifts that have taken place in contemporary political agendas. From a sociological reading, some of the changes in the educational meanings made by the industrial society are presented, in the direction of a flexible and interactive education. It is understood here that the conditions for cognitive capitalism, such as this scenario has been named by Italian neo-Marxist economists, suggest a scenario in which knowledge assumes the role of a vector of innovations and productive dynamics, destabilizing the model of the industrial plant and dematerializing labor relations. Schooling policies are then driven by optimizing technologies that emphasize conducting the schooling subjects to higher levels of performance, and propose the qualification of their performances within the contemporary schemes. Such diagnostic can be the starting point for a re-signification of research agendas in the critical studies of education.
  • Integrated secondary education: subsumption to the interests of the capital or crossing towards an integral human formation? Artigos

    Moura, Dante Henrique

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute o significado do ensino médio na condição de etapa final da educação básica, tendo em vista a realidade socioeconômica e educacional brasileira, em que grande parte dos filhos das classes populares precisa trabalhar antes dos 18 anos de idade. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma sociedade justa, é a formação omnilateral, integral ou politécnica de todos, de forma pública e igualitária e sob a responsabilidade do estado. Apesar de essa representar a utopia a ser buscada, a realidade atual está muito distante dessa perspectiva formativa. Neste trabalho, então, questiona-se: é possível caminhar nessa direção, mesmo em uma sociedade capitalista e periférica como a do Brasil? Tendo essa questão como norte do trabalho, discute-se o ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio como uma possibilidade de travessia na direção formativa pretendida para os jovens brasileiros. O estudo foi desenvolvido tendo como referência os pensamentos de Karl Marx e Friedrich Engels, de Antonio Gramsci, assim como de autores que dialogam com eles. A análise permitiu concluir que a realidade socioeconômica brasileira exige, do ponto de vista teórico e ético-político, conceber e materializar um tipo de ensino médio que garanta uma base unitária para todos, fundamentado na concepção de formação humana integral, tendo como eixos estruturantes o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. Garantida essa mesma base, é preciso também que o ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio seja colocado como uma possibilidade de formação.

    Abstract in English:

    This article discusses the meaning of secondary education as the final stage in basic education, considering the Brazilian socioeconomic and educational reality, in which a large proportion of the children in the popular classes need to work before the age of 18. It assumes that the objective to be reached in the perspective of a fair society is the omnilateral, integral or polytechnic formation for all, in a public and egalitarian way, and under the responsibility of the state. Despite this representation of the utopia to be searched, the current reality is very far from such formative perspective. In this work, therefore, we question: is it possible to move in this direction, even in a capitalist and peripheral society such as Brazil? Having this question as a guideline, we discuss secondary education integrated to secondary-level technical professional education as a possibility of changing towards the intended formation for Brazilian youngsters. The study was developed having as a reference the thought of Karl Marx and Friedrich Engels, and of Antonio Gramsci, as well as that of authors that dialogue with them. The analysis conducted made it possible to conclude that the Brazilian socio-economic reality requires, from a theoretical and ethical-political point of view, that we conceive and materialize a kind of secondary education that will guarantee a unique basis for all, founded in the integral human formation, and having as its backbone the work, the science, the technology, and the culture. Once such basis is guaranteed, we also need that secondary education integrated into secondary-level technical professional education is offered as a possibility of formation.
  • The small town, the school and the interrupted daily life Artigos

    Lacerda, Mitsi Pinheiro de

    Abstract in Portuguese:

    O costume por organizar cortejos se sobrepõe à existência dos próprios grupos que os inauguram, no decorrer dos tempos. Desde a antiguidade, sociedades promovem cortejos públicos nos quais desfilam para si mesmas, sendo que, na atualidade, deparamo-nos continuamente com cortejos carnavalescos, cívicos, políticos, religiosos, culturais, educativos, temáticos, esportivos, fúnebres e tantos outros. Através deles, diferentes grupos sociais realizam seus protestos, apresentam suas reivindicações, comemoram suas conquistas, defendem suas posições, praticam suas crenças, enfim, expressam-se. Tudo isso ocorre por meio de exposição previamente organizada, que se movimenta e, aparentemente, interrompe o cotidiano da cidade. Neste artigo, é discutida a presença da escola no desfile de aniversário municipal, promovido pela administração pública em duas cidades pequenas, do Noroeste Fluminense, nos anos 2010, 2011 e 2012. Estudando em desfiles e não sobre eles, tendo como referência as lógicas dos praticantes (CERTEAU, 1994), objetivou-se conhecer: a) a curiosa apropriação dos praticantes da escola em relação à nota de participação que recebem ao desfilar; e b) a delimitação oficial de um tema para o desfile e seu consumo. Trata-se de um estudo de cunho etnográfico, com emprego de procedimentos pertinentes à observação sistemática (conversas, produção e coleta de imagens). A conclusão do estudo aponta para: a) o deslocamento de práticas escolares em direção ao cotidiano da cidade; b) os consumos de praticantes que se apropriam de artefatos utilizados nos desfiles, transformando resíduos de um currículo prescrito em currículos praticados; e c) as táticas de praticantes, que alteram seus resultados escolares por meio de oportunidades percebidas no campo do outro.

    Abstract in English:

    The custom of organizing parades outlasts the existence of the very groups that created them throughout the ages. Since antiquity societies promote public parades in which they march for themselves, and nowadays we are faced continually with festive, civic, political, religious, cultural, educative, theme, sport, funeral, and so many other types of parades. Through them, different social groups carry out their protests, present their claims, celebrate their achievements, defend their positions, practice their beliefs, in short, express themselves. All this takes place through previously organized expositions that move about and, apparently, disrupt the daily life of the town. In the present article we discuss the presence of the school in the parades celebrating the town anniversary, promoted by the public Administration of two small towns in the North Eastern region of the state of Rio de Janeiro in the years 2010, 2011 and 2012. By studying along with the parades, and not about them, having as a reference the logic of the participants (CERTEAU, 1994), we have aimed at investigating: a) the curious appropriation by the participants from the school of the participation mark they receive for the march; and b) the official demarcation of a theme for the parade and its consumption. It is a study of an ethnographic nature, employing procedures belonging to the systematic observation (conversations, production and collection of images). The conclusion of the study points to: a) the shift of school practices towards the town daily life; b) the consumption by the participants that appropriate artifacts used in the parades, transforming residues of a prescribed curriculum into practiced curricula; and c) the participants' tactics that alter their school results through opportunities perceived in the field of the other.
  • Interactive whiteboards in education: an evaluation from the studies in the area Artigos

    Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro; Coutinho, Clara Pereira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo parte da premissa de que é necessário os professores das escolas do século XXI terem acesso a recursos e habilidades tecnológicas que permitam transmitir conhecimento com competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Tendo em vista essa necessidade, o governo português implementou o Plano Tecnológico da Educação, propondo-se a atuar diretamente com a maioria dos professores, de maneira a reforçar substancialmente as infraestruturas tecnológicas das escolas, assim como formar e certificar esses profissionais nas competências fundamentais para as TICs. Nesse plano de formação, o quadro interativo é um dos recursos trabalhados. Objetiva-se assegurar a presença de um equipamento em cada três salas de aula e formar seus respectivos docentes no uso pedagógico e profissional dessa ferramenta. Tendo em vista a ampla difusão desses quadros, importa refletir a respeito da importância pedagógica dessa ferramenta educativa. Neste artigo, apresenta-se uma síntese de diversos estudos que têm sido feitos em Portugal e em outras partes do mundo a respeito da utilização dos quadros interativos em contexto educativo. O intuito dessa apresentação é sistematizar as vantagens e desvantagens do uso desse tipo de tecnologia, avaliando as suas influências e potencialidades no ensino-aprendizagem. Queremos investigar que atitudes demonstram os professores na integração com os quadros e no planeamento das aulas e que níveis de utilização são alcançados pelos docentes em contexto de sala de aula. Considera-se que essa ferramenta educativa poderá permitir melhorias no processo de ensino-aprendizagem em diversos níveis. Contudo, cabe enfatizar que os docentes necessitam de tempo e formação para adquirir as competências tecnológicas necessárias para fazer uso do quadro interativo, de modo a alterar metodologias e atitudes em sala de aula. Podem, assim, integrar pedagogicamente essa tecnologia nos seus planos de aula, não se focando na tecnologia em si, mas na forma como será utilizada e nos objetivos almejados por cada docente.

    Abstract in English:

    This article starts from the premise that it is necessary for teachers in schools of the 21st-century to have access to technological resources and abilities that allow them to transmit knowledge with competences in Technologies of Information and Communication (TICs). In view of such need, the Portuguese government has implemented the Technological Plan in Education, proposing to act directly with the majority of teachers so as to reinforce substantially the technological infrastructures of the schools, as well as to train and certify these professionals in competences fundamental for the TICs. In this plan of formation, the interactive whiteboard is one of the resources explored. The objective is to ensure the presence of this equipment in one third of the classrooms, and to train their teachers in the pedagogical and professional use of this tool. Considering the wide dissemination of these whiteboards, it is important to reflect on the pedagogical relevance of this educational tool. In this article we present a synthesis of several studies that have been conducted in Portugal and in other parts of the world about the use of interactive whiteboards in the educative context. The aim of this presentation is of systematizing the advantages and disadvantages of the use of this type of technology, assessing their influence and potential for the teaching-learning process. We investigate what are the attitudes demonstrated by teachers when integrating the use of the whiteboards and in the planning of classes, and also the levels of use of this technology reached by teachers in the context of the classroom. We consider that this educational tool can introduce improvements at several levels to the teaching-learning process. However, we must emphasize that teachers need time and training to acquire the technological competence needed to make use of the interactive whiteboard, so that they will adapt methodologies and attitudes in the classroom. They will then be able to integrate pedagogically this technology into their plans of classes, not focusing on the technology itself, but in the way it will be used and in the objectives aimed at by each teacher.
  • Distance education of licentiateship teachers: the case of the pedagogy course at UAB/UECE Artigos

    Nunes, João Batista Carvalho; Sales, Viviani Maria Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho parte da consideração de que a educação a distância (EaD), por seu caráter flexível, tem alcançado paulatinamente espaço no panorama educacional brasileiro. Um exemplo da expansão desse modo de ensino foi a criação, em 2006, pelo governo federal, do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como resposta a, no mínimo, dois graves problemas do país: a falta de qualificação de professores e a dificuldade de acesso da população à educação superior. Tendo em vista essas duas necessidades da educação brasileira, realizou-se uma pesquisa que procurou responder à seguinte pergunta: em EaD nos cursos de licenciatura em pedagogia do sistema UAB da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), como a formação dos professores contribui para o exercício da docência? O trabalho tem como objetivo identificar qual a formação dos professores atuantes no curso de licenciatura em pedagogia da UAB/UECE. Para tanto, na metodologia, adotou-se o survey como método de pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário on-line, enviado por correio eletrônico e criado com o apoio do software livre LimeSurvey. A amostra da pesquisa foi tomada aleatoriamente e composta por 47 docentes, de uma população de 90 professores. Os resultados evidenciam que ainda há um grande número de docentes sem formação específica em EaD para atuar no curso. Por outro lado, a formação para a EaD oferecida pela UAB/UECE não atende plenamente as necessidades formativas dos docentes.

    Abstract in English:

    This work starts from the consideration that distance education (DE), in view of its flexible nature, has gained increasing space within the Brazilian educational scenario. An example of the expansion of this mode of teaching is the creation in 2006 by the federal government of the Open University of Brazil (Universidade Aberta do Brasil - UAB) system in response to at least two serious problems faced by the country: low teacher qualification, and the difficulties faced by the population to gain access to higher education. Having these two needs of Brazilian education in mind, a research was carried out seeking to answer the following question: considering the DE in the pedagogy licentiateship courses at the UAB system of the State University of Ceará (UAB/UECE), how does teacher education contribute to the exercise of the teaching profession? The work has as an objective to identify what is the education background of teachers working at the pedagogy licentiateship at UAB/UECE. For that, the methodology adopted the survey as a research method. The instrument used was an online questionnaire sent by electronic mail and created through the use of a free piece of software called LimeSurvey. The research sample was taken randomly and was composed of 47 teachers out of a population of 90 teachers. The results show that there is a still a large number of teachers without specific training in DE to work in the course. Also, the DE training offered by UAB/UECE does not cater fully for the formative needs of the teachers.
  • The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education Artigos

    Costa, Carolina; Alvelos, Helena; Teixeira, Leonor

    Abstract in Portuguese:

    No âmbito do processo ensino-aprendizagem (EA), os wikis permitem ajudar na criação de um ambiente dinâmico e colaborativo de aprendizagem, por meio da comunicação, troca de ideias e partilha de conhecimento. O presente trabalho faz parte de um projeto cujo intuito é avaliar a aceitação do uso dessa tecnologia como meio de promoção da qualidade do processo EA. Em particular, o estudo descrito neste artigo tem como objetivo avaliar a motivação para a utilização de wikis por parte de um grupo de alunos da área tecnológica do ensino superior e compará-la entre os alunos que pretendem continuar fazendo uso da ferramenta em atividades futuras e os que não planejam usar a tecnologia. Essa experiência foi feita em contexto de sala de aula e os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários e da análise do histórico do wiki criado para a atividade desenvolvida em classe. Os resultados revelaram que os alunos, apesar de conhecerem a ferramenta, desconheciam, na prática, o seu modo de edição. As características dos wikis mais bem classificadas pelos alunos se relacionam com a facilidade de utilização percebida e com a utilidade da ferramenta, na medida que em promove a aprendizagem por meio de conteúdos colocados pelos outros e a realização de trabalhos de grupo sem depender da presença física nem dos horários dos seus elementos. Verificou-se, ainda, que a motivação para o uso dos wikis revelou-se, em alguns itens, significativamente diferente entre os grupos comparados.

    Abstract in English:

    Within the teaching-learning (TL) process, the wikis help to create a dynamic and collaborative learning environment through communication, exchange of ideas and sharing of knowledge. The present work is part of a project whose aim is to evaluate the acceptance of the use of this technology as a means to promote the quality of the TL process. In particular, the study described in this article has as its objective to assess the motivation for the use of the wikis by a group of students from the technological area of higher education, and to carry out a comparison between students that intend to continue making use of this tool in future activities and those that do not plan to use this technology. This experience was made in the context of a classroom, and the data were obtained through the application of two questionnaires and analysis of the history of the wiki created for the activity developed in the classroom. The results showed that the students, despite knowing the tool, did not know in practice about its editing mode. The features of the wikis better classified by the students are related to the perceived ease of use and with the usefulness of the tool, in so far as it promotes learning through contents placed in it by others and through the conduction of group work relying neither on the physical presence of the members nor on their schedules. It has also been observed that the motivation for the use of the wikis turned out to be, in some items, significantly different among the groups compared.
  • Sérgio Niza: a brave Portuguese pedagogue Entrevista

    Aquino, Julio Groppa

    Abstract in Portuguese:

    A entrevista em pauta tem o objetivo principal de dar a conhecer ao público brasileiro informações e reflexões substanciais acerca do Movimento da Escola Moderna - associação portuguesa de autoformação cooperada de professores de todos os graus de ensino, operante em todo o território português desde meados da década de 1970. Para tanto, foi colhido o depoimento de Sérgio Niza, fundador e diretor do Centro de Formação de Professores e da revista Escola Moderna, ambos ligados ao referido Movimento. Os trabalhos editoriais ficaram a cargo do Professor Julio Groppa Aquino, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Por meio do diálogo estabelecido in loco entre entrevistador e entrevistado em setembro de 2012, desponta uma espécie de registro histórico e, ao mesmo tempo, analítico-crítico das questões fulcrais que rondam as práticas escolares desde o retorno da democracia em Portugal, na década de 1970, e que em tantos pontos parecem coincidir com a conjuntura brasileira e suas inflexões características. Tendo o Movimento da Escola Moderna como núcleo temático da entrevista, Sérgio Niza traz à baila a proposta da criação de espaços de gestão coletivo-formativa centrados na reflexão teórico-prática acerca do cotidiano pedagógico, além de oferecer uma apurada avaliação da educação portuguesa nas últimas décadas. Inclui-se, ainda, uma reflexão oportuna sobre a Escola da Ponte (a experiência lusitana mais conhecida entre os brasileiros), assim como lúcidas ponderações sobre o Brasil contemporâneo, conclamando este a "ir muito mais longe" no quesito educacional.

    Abstract in English:

    This topic's interview is primarily aimed at providing the Brazilian public with substantial information and reflection about Movimento da Escola Moderna - a Portuguese association for cooperatively organized teacher self-training on all school levels, operating across the Portuguese territory since the mid-1970's. An interview was therefore conducted with Sérgio Niza, founder and head at the Centro de Formação de Professores and at Escola Moderna, a journal, both of which are connected to Movimento da Escola Moderna. The editorial work was done by Julio Groppa Aquino, an associate professor at Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Through the in loco dialogue between interviewer and interviewee in September 2012, a sort of historic record comes forth, along with a critical-analytical one, about questions that have been essential to school practice since the return of democracy in Portugal in the 1970s and that seem to match in so many aspects the Brazilian situation and its peculiar inflections. With Movimento da Escola Moderna as the core subject of the interview, Sérgio Niza brings up the proposal of creating spaces for collective training management focused on theoretical-practical reflection about the pedagogic everyday life, offering also a sharp evaluation of the Portuguese education in the last few decades. Moreover, the interview brings us a timely reflection on Escola da Ponte (the Portuguese experience that is best known among Brazilians), as well as lucid considerations about contemporary Brazil, exhorting it to "go much further" in education.
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