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PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS1 1 Uma versão inicial deste trabalho foi apresentada no VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Florianópolis (UFSC) em 2009.

HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION

Resumos

Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico.

Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências


In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment.

Science Education; Inquiry Activities; History of Science Education


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  • 1
    Uma versão inicial deste trabalho foi apresentada no VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Florianópolis (UFSC) em 2009.
  • 2
    O sistema de ensino obrigatório nos EUA tem duração de 13 anos englobando dois níveis de ensino: a elementary school, que corresponde ao Ensino Fundamental no Brasil, onde o aluno ingressa com cinco anos de idade (kindergarten) e permanece até a 8ª série, e a high school, que corresponde ao Ensino Médio, que engloba da 9ª à 12ª série.
  • 3
    Rodrigues & Borges (2008) e Zompero & Laburu (2010) apontam perspectivas de ensinar Ciências por investigação no século XIX nos EUA e Europa.
  • 4
    De acordo com Cunha (2001), o New Deal consistiu em um amplo arranjo de medidas governamentais para apoiar organizações financeiras, comerciais e industriais em dificuldades, aliado a um conjunto de iniciativas visando fomentar empregos e, consequentemente, melhorias na vida dos trabalhadores do campo e da cidade.
  • 5
    Cunha (2001) resgata o contexto políticossocial vigente na época em que Dewey produz sua obra.
  • 6
    De acordo com Marandino et al (2009), o apoio de capital estrangeiro para as atividades do IBECC , vieram pelas Fundações Ford e Rockefeller, pela União Pan-Americana e pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Barra e Lorenz (1986) apontam também a Fundação Nuffield da Inglaterra como subsidiária de capital para o IBECC.
  • 7
    Marandino et al (2009, p. 57) listam os projetos curriculares desenvolvidos pelos programas norteamericanos.
  • 8
    A versão verde do BSCS foi traduzida e adaptada entre 1961-64 e a versão azul em 1967 (BARRA & LORENZ, 1986). Não há referências de tradução da versão amarela do BSCS. Ferreira & Selles (2005) apresentam algumas informações sobre o processo de tradução da versão azul do BSCS.
  • 9
    Esses cursos eram treinamentos para os professores aplicarem os materiais traduzidos pelo IBECC em sala de aula, como, por exemplo, o PSSC e BSCS.
  • 10
    Essa perspectiva distorcida da Ciência também se apresenta em algumas práticas de ensinar Ciências por atividades investigativas no início do século XXI (TRÓPIA, 2009).
  • 11
    Acrescento que o contexto histórico e político, também influenciarão no que é ou o que pode ser observado em uma investigação científica.
  • 12
    Líbano, EUA, Israel, Venezuela, Austrália e China.
  • 13
    Ver: American Association for the Advancement of Science (AAAS, 1990) e National Research Council (NRC, 1996)
  • 14
    Chinn & Malhotra (2002), Anderson (2002) e Newman et al (2004) mostram concepções simplistas e superficiais sobre a investigação científica, evidenciando os dilemas vivenciados nas práticas de ensino de Ciências por investigação.
  • 15
    Além dos argumentos apresentados da relação entre os conhecimentos escolares e os conhecimentos científicos de referência para fundamentar as perspectivas mais recentes do ensino de Ciências por atividades investigativas, outras questões são importantes para a constituição dessa prática de ensino. Estudos apontam que o movimento de apropriação dos conhecimentos científicos que ocorre nas instituições escolares não possui as Ciências de referência como único aporte para a constituição dos currículos e das práticas escolares (FERREIRA & SELLES, 2005; MARANDINO et al, 2009). Elementos da cultura escolar nas quais as práticas educativas estão inseridas a partir de finalidades históricas e sociais específicas da escolarização também constituem as práticas de ensinar Ciências através de atividades investigativas. Poucos trabalhos priorizam a discussão da cultura escolar na constituição do ensino de Ciências por atividades investigativas. Aponto o trabalho de Julio & Vaz (2007) que investiga atividades de investigação escolar em Física a partir de "Grupos de Trabalho", problematizando elementos da cultura escolar na prática de ensino proposta.
  • **
    Guilherme Trópia Barreto de Andrade, Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF). E-mail: guilherme.tropia@ufjf.edu.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2011

Histórico

  • Recebido
    16 Fev 2010
  • Aceito
    28 Ago 2010
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