Acessibilidade / Reportar erro

CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA

DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM

A utilização de problemas sociocientíficos controversos nos currículos CTS demanda compreensão do posicionamento dos sujeitos, convidados na contempo- raneidade a vivenciar uma nova relação com a ciência. Neste artigo analisamos um episódio de aula de Química no ensino médio. Com base na teoria da enunciação de Bakhtin, diferentes vozes foram trazidas para debate, momento em que focalizamos as interações discursivas sobre o efeito estufa e aquecimento global. Inicialmente os estudantes revelaram não ter consciência da natureza controversa do tema, além de criarem expectativas quanto a um posicionamento único e verdadeiro da ciência. Diferentes ritmos de apropriação da palavra do outro, acentos afetivos e ideológicos foram observados durante a tomada de consciência sobre a controvérsia.

Problemas sociocientíficos; interações discursivas; educação em ciências


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br