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LEITURAS DE TEXTOS DA REVISTA CIÊNCIA EM TELA POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS

READING TEXTS FROM A TEACHER EDUCATION JOURNAL (CIÊNCIA EM TELA) BY SCIENCE TEACHERS

Resumos

O presente trabalho desenvolve-se a partir de uma oficina pedagógica oferecida pelo NUTES/UFRJ para professores de ciências. O objetivo central do estudo é discutir o sentido que professores atribuem às visões e contribuições propostas por vários perfis de educadores em ciências no contexto da revista Ciência em Tela (www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br), a partir da investigação do processo de leitura e de resenha de textos nela publicados, sob perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, como desenvolvida por Pêcheux e Orlandi. A análise dos resultados aponta que as condições de produção envolvidas nas escolhas e nas leituras dos textos remetem a aspectos como: demanda por atualização, utilização dos textos como ferramenta didática e necessidade específica de elaboração de textos. Foram ainda observados os intertextos e o estabelecimento de interpretações parafrásticas e polissêmicas, bem como os movimentos de apropriação dos textos que foram resenhados pelos professores.

Leitura; oficina pedagógica; educação em ciências


This study was born out of a pedagogical workshop for Science teachers. The main goal of the study was to discuss meanings attributed by teachers to views expressed in texts written by authors from different academic and Professional backgrounds and published at Ciência em Tela (www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br), an on-line teacher education journal. The investigation involved the analysis of teachers' readings and of reviews they wrote about texts published in the journal under the theoretical and methodological framework of discourse analysis, as developed by Pêcheux and Orlandi. The results indicate that production conditions involved both in teachers' choices and readings relate to aspects such as: demand for professional development, use of texts as teaching resources and specific needs involved in text production. The analysis also discussed intertexts, parphrastic and polysemic interpretations, in addition to appropriation moves of the texts reviewed by teachers.

Reading; pedagogical workshop; Science education


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  • 9
    *Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEIMG), apoio FAPERJ. E-mail: tatianagn@unifei.edu.br
  • 10
    **PhD em Educação, University of London. Professora Adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/ Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apoio CNPq. E-mail: isabelgmartins@uol.com.br
  • 1
    Informações sobre os objetivos da revista, bem como seu primeiro número encontram-se disponíveis em http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br.
  • 2
    No prospecto de divulgação da oficina era dito que o público-alvo consistia em professores de ciências dos diferentes níveis de ensino. No entanto, participaram duas professoras com formações distintas: uma professora de Educação Física (compareceu apenas ao primeiro encontro) e uma professora de Educação Artística que trabalha na orientação tecnológica do ensino de jovens e adultos do 1º segmento do ensino fundamental.
  • 3
    Dos 13 professores inicialmente inscritos por e-mail, apenas 9 compareceram ao primeiro encontro. No entanto, no dia de realização da oficina, outros dois professores não inscritos via e-mail e que eram autores de textos publicados no número 1 compareceram.
  • 4
    Após a apresentação do projeto de pesquisa que originou a oficina, foi solicitado aos professores que assinassem um termo de consentimento livre e esclarecido para que pudéssemos realizar as gravações em áudio e vídeo e, posteriormente, utilizarmos para fins de pesquisa os registros feitos durante a oficina garantindo a não identificação e total preservação da imagem dos professores.
  • 5
    No presente trabalho não consideramos como sujeitos da pesquisa dois professores que deixaram de entregar a ficha de apreciação e/ou a pauta de leitura.
  • 6
    O roteiro sugeria que a resenha deveria apresentar: (a) uma síntese das idéias trazidas pelo autor, (b) o esboço de uma problematização das idéias apresentadas pelo autor, (c) uma apreciação crítica pessoal.
  • *
    Tatiana Galieta Nascimento, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEIMG), apoio FAPERJ. E-mail: tatianagn@unifei.edu.br
  • **
    Isabel Martins, PhD em Educação, University of London. Professora Adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/ Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apoio CNPq. E-mail: isabelgmartins@uol.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    30 Abr 2010
  • Aceito
    03 Dez 2010
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