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A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROPOSIÇÃO DE UM MODELO EXPLICATIVO PARA A RELAÇÃO GENÓTIPO E FENÓTIPO1 1 Pesquisa desenvolvida com o apoio da Fundação Araucária/SETI - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

THE RECONSTRUCTION OF BIOLOGICAL CONCEPTS IN TEACHER TRAINING AND THE PROPOSITION OF AN EXPLANATORY MODEL FOR THE RELATION BETWEEN GENOTYPE AND PHENOTYPE

Resumos

O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções acerca da relação entre genótipo e fenótipo de estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas que integram um grupo de pesquisadores em epistemologia da Biologia. Em uma coleta inicial de dados, ficou evidente a presença de ideias pautadas na relação restrita ao gene e ambiente, sem considerar o organismo e sua história de vida. Entretanto, durante as discussões coletivas acerca desse tema, desenvolveram-se outros conceitos, tais como: interações moleculares; casualidade; organismo; e biologia do desenvolvimento. A análise das (re)construções conceituais que emergiram no grupo possibilitou a elaboração e a proposição de um modelo explicativo para a relação entre genótipo e fenótipo.

Epistemologia da biologia; formação inicial de professores; genótipo e fenótipo.


This paper aims to investigate the conceptions about the relation between genotype and phenotype of Biological Sciences Degree students who take part in a research group in Epistemology of Biology. In an initial data collection, the presence of ideas based on a restricted to genes and environment relation - without considering the organism and its life history - became evident . However, during the group discussions on the topic there were other statements involving other concepts, such as: molecular interactions, chance, organism and Developmental Biology. The analysis of conceptual (re)constructions that emerged in the group allowed the proposition and the development of an explanatory model for the relation between genotype and phenotype.

Epistemology of biology; teacher training; genotype and phenotype.


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  • 1
    Pesquisa desenvolvida com o apoio da Fundação Araucária/SETI - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
  • 2
    Lourdes Aparecida Della Justina - Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professora de Metodologia e Prática do Ensino de Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Email: lourdesjustina@gmail.com
  • 3
    Fernanda Aparecida Meglhioratti - Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Unioeste-Cascavel/PR). Email: meglhioratti@gmail.com
  • 4
    Ana Maria de Andrade Caldeira - Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)-Bauru/SP. Email: anacaldeira@fc.unesp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    18 Nov 2010
  • Aceito
    15 Out 2011
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