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ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES1 1 Trabalho apresentado no VII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências), Florianópolis, Santa Catarina, novembro de 2009.

STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS

A incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior.

Linguagem; educação química; levantamento bibliográfico


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