Acessibilidade / Reportar erro

MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA1 1 Parte desse artigo foi apresentado no II Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (24 a 28/11/2008, Canela, RS): "Multimodos de Representação e Aprendizagem Significativa de Concei tos: Implicações para a Investigação Básica no Ensino de Ciências".

MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT

Resumos

A partir do referencial teórico da Representação Multimodal de Conceitos e da Teoria da Aprendizagem Significativa, este artigo teve como objetivo identificar como o conceito de biotecnologia é construído por alunos do nível médio de ensino, quando utilizam imagens e repre sentações verbais em sala de aula. Os dados foram obtidos durante o de senvolvimento de atividades teórico-práticas sobre o tema transgênicos. Foi possível categorizar diferentes níveis de significação conceitual em cada modo representacional, em distintos momentos das atividades. Os resul tados apontam que a interação entre os diferentes níveis de significação estabelecidos está diretamente relacionada ao modo representacional utili zado, mas o modo verbal-oral permite que o estudante transite com maior facilidade entre os níveis de significação.

Biotecnologia; multimodos de representação; níveis de significação.


Through the theoretical frames of the Multimodal representations and the Theory of Meaningful Learning, this paper aims to identify how high school students, using images and verbal representations, build the biotechnology concept. The data were obtained during the development of theoretical and practical activities on the theme transgenics. It was possible to categorize different levels of signification in each mode of representation in distinct moments of using the data gathering instruments. As partial results this article shows that the interaction among the levels of signification given is directly linked to the representational mode, but the verbal-oral mode allows that the student operates more easily among the levels of signification.

Biotechnology; multimodal representations; levels of signification.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AUSUBEL, D. P. Educational ppsychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
  • AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
  • BAKHTIN, M. Le marxisme et la philosophie du langage. Trad. Marina Yaguello. Paris: Editions de Minuit, 1977.
  • COLIN, P.; VIENNOT, L. Reading Images In Optics: Students' Difficulties And Teachers' Views. International Journal Of Science Education, London, n. 24, p. 313-332, 2002.
  • DUVAL, R. Semiosis Y Pensamiento Humano: Registros Semióticos Y Aprendizajes Intelectuales. San tiago De Cali: Universidad Del Vale, Instituto De Educación Y Pedagogia, 2004.
  • EDWARDS, D.; MERCER, N. Common Knowledge: the Development of Understanding in the Class room. Londres: Methuen/RoutIedge, 1987.
  • ELIA, I. et al. Relations between secondary pupils'conceptions about functions and problem solv ing in different representations. International Journal of Science and Mathematics Education, New York, v.5, n.3, p. 533-556, 2007.
  • GALAGOVSKY, L. R. et al. Representaciones Mentales, Lenguajes y Códigos em la Ensenanza de Ciencias Naturales. Un Ejemplo para el Aprendizaje del Concepto de Reacción Química a Partir del Concepto de Mezcla. Enseñanza de Las Ciencias, Barcelona, n. 21, p. 107-121, 2003.
  • GARCIA, J. J. G.; PERALES PALLACIOS, F. J. ¿Cómo usan los profesores de Química las representa ciones semióticas? Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, v. 5, n.2, 2006. Disponível em:<http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen5/ART3_Vol5_N2.pdf> Acesso em: 02. ago. 2010.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen5/ART3_Vol5_N2.pdf
  • GODINO, J. D. Teoría de las funciones semióticas, un enfoque ontológico-semiótico de la cognición e instrucción matemática. 2003. 318 f. Trabajo de investigación presentado para optar a la Cátedra de Universidad de Didáctica de la Matemática - Universidad de Granada, Granada, 2003. Disponivel em:<http://www.ugr.es/~jgodino/funciones-semioticas/monografiatfs.pdf>. Acesso em: set. 2010
    » http://www.ugr.es/~jgodino/funciones-semioticas/monografiatfs.pdf
  • GOUVEIA, A. A.; LABURÚ, C. E. A Aprendizagem Da Representação Dos Circuitos Elétricos Mediada Por Símbolos-Ponte. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2005. Bauru: Abrapec. Atas...Bauru, 2005.
  • IHMC. Institute for Human Machine Cognition, University of West Florida. Disponível em:<http://www.cmap.ihmc.us> Acesso em: 26 jul. 2009.
  • KEIG, P. F.; RUBBA, P. A.Translation of representations of the structure of matter and its relation ship to reasoning, gender, spatial reasoning and specific prior knowledge. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, NJ v. 30, n. 8, p. 883-903, 1993.
  • KOZMA, R. B.; RUSSELL, J. Multimedia and understanding: Expert and novice responses to dif ferent representations of chemical phenomena., Journal of Research in Science Teaching Hoboken, NJ, n. 34, p. 949-968, 1997.
  • KOZMA, R. B.; CHIN, E.; RUSSELL, J.& MARX, N. The roles of representations and tools in the chemistry laboratory and their implications for chemistry instruction. Journal of the Learning Sciences, London, v. 9, n. 2, p.105-143, 2000.
  • KRESS, G. Before Writing: Rethinking The Paths To Literacy London: Routledge, 1997.
  • LABURÚ, C. E.; CARVALHO, M. Educação Científica: Controvérsias Construtivistas E Pluralismo Metodológico. Londrina: Eduel, Biblioteca Universitária, 2005.
  • LAHORE, A. A. Lenguaje Literal y Connotado en la Ensenanza de las Ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, Barcelona, n. 1, p. 59-62, 1993.
  • LEMKE, J. L. Multiplying Meaning: Visual and Verbal Semiotics in Scientific Text. In: MARTIN, J.R.; VEEL, R. (eds.) Reading Science. London: Routledge, 1998. p. 87-113.
  • LEMKE, J. L. Teaching All The Languages Of Science: Words, Symbols, Images, And Actions (2003). Disponív el em: <http://www-personal.umich.edu/~jaylemlke/papers/barcelon.htm> Acesso em; 01 fev 2007.
    » http://www-personal.umich.edu/~jaylemlke/papers/barcelon.htm
  • MÁRQUEZ, C.; IZQUIERDO, M. Y ESPINTET, M. Comunicación Multimodal En La Clase De Ciencias: El Ciclo Del Agua. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. 21, p. 371-386, 2003.
  • MARTINS, I.; OGBORN, J.; KRESS, G. Explicando uma Explicação. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.1, n.1, 1999.
  • MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
  • MAYER, R. E. Y GALLINI, J. K. When Is An Illustration Worth Ten Thousand Words. Journal Of Educational Psychology, Washington, n. 82, p. 715-726, 1990.
  • MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasilia: Editora Universidade de Brasilia, 1999.
  • MOREIRA, M. A. Linguagem e Aprendizagem significativa. ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 4.,2003. Maragogi, Alagoas. Conferência De Encer ramento. Maragogi, 2003.
  • MOREIRA M. A.; CABALLERO, C. Y RODRÍGUEZ PALMERO, M. Aprendizaje significa tivo: interacción personal, progresividad y lenguaje. Burgos: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 2004.
  • NOTH, W. Panorama Da Semiótica: De Platão A Peirce. 1a Ed. São Paulo: Annablume, 1995.
  • PACCA, J. L., et al. Corrente Elétrica E Circuito Elétrico: Algumas Concepções Do Senso Comum. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, Florianópolis, n. 20, p. 151-167, 2003.
  • PERALES PALLACIOS, F. J. Uso (Y Abuso) De La Imagen En La Ensenanza De Las Ciencias. Enseñanza De Las Ciencias, Barcelona, n. 24, p. 13-30, 2006.
  • PINTÓ, R.; AMETLLER, J. Students' Difficulties In Readings Images. Comparing Results From Four National Research Groups., International Journal Of Science Education London, n. 24, p. 333-341, 2002.
  • PRAIN, V. & WALDRIP, B. An Exploratory Study Of Teachers' And Students' Use Of Multi Modal Representations Of Concepts In Primary Science., International Journal Of Science Education London, n. 28, p. 1843-1866, 2006.
  • SALZANO, F. DNA e eu com isso? São Paulo, Oficina de Textos, 2005.
  • SHAH, P.; HOEFFNER, J. Review Of Graph Comprehension Research: Implication For Instruc tion: Education. Psychology Review, Washington, n. 14, p. 47-69, 2002.
  • SIRGADO, A. P. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos Cedes: Pensamento e Linguagem - Estudos Na Perspectiva Da Psicolo gia Soviética, Campinas, ano XX, n. 24, 2000.
  • STYLIANIDOU, F., ORMEROD, F. AND OGBORN, J.Analysis Of Science Textbook Pictures About Energy And Pupils' Readings Of Them., International Journal Of Science Education London, n. 24, p. 257-283, 2002.
  • TYTLER, R., PETERSON, S. AND. PRAIN, V Picturing Evaporation: Learning Science Literacy Through A Particle Representation. Teaching Science, Canberra, Au, n. 52, p. 12-17, 2006.
  • VOLOSHINOV, V. N. Marxismo E Filosofia Da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
  • VYGOTSKY, L. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
  • VYGOTSKY, L. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
  • VYGOTSKY, L. A Formação Social Da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • WU, H.; KRAJCIK, J. S. & SOLOWAY, E. Promoting understanding of chemical representations: Studentsuse of a visualization tool in the classroom., Journal of Research in Science Teaching Hoboken, NJ, v.38, n.7, p.821-842, 2001.
  • WU, H. Linking the Microscopic View of Chemistry to Real-Life Experiences: Intertextuality in a High-School Science Classroom. Science Education, Malden, US, n.87, p.868-891, 2003.
  • 1
    Parte desse artigo foi apresentado no II Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (24 a 28/11/2008, Canela, RS): "Multimodos de Representação e Aprendizagem Significativa de Concei tos: Implicações para a Investigação Básica no Ensino de Ciências".
  • 2
    Software computacional desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition, IHMC, University of West Florida, sob a supervisão do Prof. Dr. Alberto J. Canas (Disponível em: www.cmap.ihmc.us/download).
  • 3
    "Tomate com uma boca" (p.86) em: Salzano, F. DNA e eu com isso? São Paulo, Oficina de Textos, 2005 (Disponível em: wwwaarrg.org).
  • 4
    A ideia de "significação" usada neste trabalho tem base nos estudos peirceanos, segundo os quais o significado se dá em um processo dinâmico e evolutivo, em uma relação lógica e intrínseca entre o significado e a representação (Noth, 1995). Propomos o uso da expressão "nível de significação" com o intuito de salientar que o significado de determinado conceito deriva, tanto da sua interação com outros conceitos, como da sua relação com os diferentes modos existentes para representá-lo.
  • 5
    Tânia Aparecida da Silva Klein - Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Email: taniaklein@uel.br
  • 6
    Carlos Eduardo Laburú - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Email:laburu@uel.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    02 Set 2010
  • Aceito
    15 Out 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br