Acessibilidade / Reportar erro

A MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE SALOMON E PERKINS (1998)

MEDIACIÓN EDUCATIVA EN UNA ACTIVIDAD DE EDUCACIÓN NO FORMAL: UN ANÁLISIS DESDE LA PERSPECTIVA DE SALOMON Y PERKINS (1998)

RESUMO:

A educação não formal é realizada fora da escola, em ambientes nos quais ocorrem ações educativas e onde a figura do mediador é importante no processo de aprendizagem. Ele é responsável, sob supervisão, pela elaboração das atividades, participando da construção de conhecimento. Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça. Baseado na perspectiva Vygotskyana de aprendizagem mediada e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, o objetivo deste trabalho foi analisar aspectos da mediação de monitores de uma atividade não formal, como identificam seu papel e como a mediação ocorre. Para tanto, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em duas etapas e utilizou dois instrumentos de coleta de dados: questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os mediadores estão longe da ideia de mediação e do seu papel, e que necessitam de formação específica para sua atuação.

Palavras-chave:
Educação não formal; Mediação; Mediadores

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br