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REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA

RECORDS OF SEMIOTICS REPRESENTATION AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF PHYSICS

Resumos

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que tem por objetivo apresentar como ocorrem as mobilizações de conhecimentos matemáticos na resolução de tarefas de Física, considerando os registros de representação semiótica. Para evidenciar o exposto, trazemos uma análise qualitativa centrada na transformabilidade dos registros de representação semiótica e em aspectos didáticos de três tarefas que fizeram parte de um de nossos instrumentos utilizados na pesquisa, bem como uma síntese explicitando o que Duval entende por registros de representação semiótica. Ao final, apresentamos algumas considerações que apontam para as dificuldades que alunos podem ter no momento da resolução de tarefas de Física que, de certa forma, associam-se com a transformabilidade de um registro de representação semiótica.

Mobilização de conteúdos; registros de representação semiótica; ensino de física.


This article presents data from a research that aims to show how mobilizations of mathematical knowledge occur when solving Physics tasks, considering the records of semiotic representation. To demonstrate the above, we present a qualitative analysis focused on the transformability of the records of semiotic representation of three tasks that were part of one of the instruments used in field research, as well as a summary explaining what they meant by Duval records of semiotic representation. In the end we present some considerations that point to the difficulties students may run into at the time of solving Physics tasks, which are somehow associated with the transformation of a record of semiotic representation.

Mobilization of contents; records of semiotic representation; teaching physics.


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  • BONJORNO, R. A. et al. Física completa. Volume único: ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2001.
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  • DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 11-33.
  • DUVAL, R. Semiósis epensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. de Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
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  • 1
    Cintia Ap. Bento dos Santos - Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Email: cintia.santos@cruzeirodosul.edu.br
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    Edda Curi - Doutora em Educação Matemática. Docente e vice- coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Email: edda.curi@cruzeirodosul.edu.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    12 Maio 2011
  • Aceito
    05 Abr 2012
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