Liberalismo |
Cidadão individualmente responsável (WESTHEIMER E KAHNE, 2004WESTHEIMER, J.; KAHNE, J. What Kind of Citizen? The Politics of Teaching for Democracy. American Research Journal, v. 41, n. 2, p. 1-30, 2004.) |
Letramento científico prático (SHEN, 1975SHEN, Benjamin S. P. Science literacy. American Scientist, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975. apud LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no Contexto das séries iniciais. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001.). Desenvolver conhecimento científico para que as pessoas tomem decisões mais vantajosas individualmente. Cidadão empoderado academicamente (DIMICK, 2012DIMICK, A. S. Student empowerment in an environmental science classroom: Toward a framework for social justice science education. Science Education, v. 96, n. 6, p. 990-1012, 2012.). |
Teorias baseadas na lógica socializante |
Cidadão participativo (WESTHEIMER E KAHNE, 2004WESTHEIMER, J.; KAHNE, J. What Kind of Citizen? The Politics of Teaching for Democracy. American Research Journal, v. 41, n. 2, p. 1-30, 2004.) |
Letramento científico cívico (SHEN, 1975SHEN, Benjamin S. P. Science literacy. American Scientist, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975. apud LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no Contexto das séries iniciais. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001.). Desenvolver conhecimento científico para que os indivíduos se tornem engajados crítica e politicamente na comunidade. Cidadão empoderado politicamente (DIMICK, 2012DIMICK, A. S. Student empowerment in an environmental science classroom: Toward a framework for social justice science education. Science Education, v. 96, n. 6, p. 990-1012, 2012.). |
Multiculturalismo |
Cidadão orientado para justiça (WESTHEIMER E KAHNE, 2004WESTHEIMER, J.; KAHNE, J. What Kind of Citizen? The Politics of Teaching for Democracy. American Research Journal, v. 41, n. 2, p. 1-30, 2004.) |
Letramento científico cultural (SHEN, 1975SHEN, Benjamin S. P. Science literacy. American Scientist, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975. apud LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no Contexto das séries iniciais. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001.). Além do conhecimento científico, a EC deve promover o engajamento político na perspectiva da igualdade social, em que grupos minoritários também possam atuar diretamente pelo uso do conhecimento científico. Cidadão empoderado socialmente (DIMICK, 2012DIMICK, A. S. Student empowerment in an environmental science classroom: Toward a framework for social justice science education. Science Education, v. 96, n. 6, p. 990-1012, 2012.). |