Acessibilidade / Reportar erro

MODELOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MUSEUS: ANÁLISE DA VISITA ORIENTADA

SCIENCE EDUCATION MODELS IN MUSEUMS: ANALYSIS OF GUIDED TOURS

O artigo identifica modelos de educação em ciências que fundamentam as visitas orientadas realizadas em dois museus: o zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba/SP, e o Museu de Zoologia da USP/SP. A pesquisa qualitativa foi feita a partir do levantamento e análise de documentos e entrevistas oriundos dos mestra dos de Garcia (2006) e Martins (2006). Os resultados indicam que o modelo predomi nante em ambas as instituições é o construtivista. Em menor grau aparecem os mo delos de redescoberta, CTS, tradicional e tecnicista. No entanto, em ambas as insti tuições, aspectos referentes a quase todos os modelos são evidenciados, o que levanta questionamentos sobre até que ponto os museus assumem, de forma consistente, determinadas concepções pedagógicas em suas ações educativas.

Museus de ciência; modelos de educação em ciência; tendências educacionais; educação em museus


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br